Anúncios
fevereiro 18, 2021

GÊNERO LITERÁRIO – ROMANCE

Oi, galera! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar um pouco sobre o Romance. Mesmo parecendo nítido do que se trata o gênero, vamos explicar sobre as suas características e como se dá uma história assim. Então vamos nessa!

O Romance não tem como ponto principal uma história de amor. Claro que pode ter um envolvimento amoroso (inclusive, na maioria tem), mas não é obrigatório. Ele é um gênero que trata da sociedade e seus costumes. Além de ser uma forma literária de narrativa escrita em prosa. Apesar do gênero ter se popularizado no século XIX, suas origens vem de Dom Quixote, no século XIV. A partir desse ponto, a obra foi considerada uma precursora do romance moderno. 

A forma literária do Romance apresenta uma experiência social da realidade moderna e uma representação mais próxima da experiência individual. Isso depende bastante do contexto temporal e espacial. O tempo em que acontece, e o espaço em que ocorre são características fundamentais para a determinação do gênero. 

Antes de editarem em formatos de livros, os romances tinham publicações como folhetins, com um capítulo de cada vez nos jornais. Isso foi determinante para a expansão do gênero, já que eles eram veiculados em meios de grande circulação. Os leitores ficavam sempre ansiosos pelo que estava por vir. 

Uma das principais características do Romance é o fato dele ser um gênero em constante mudança. Por ser um estilo que acompanha muito a forma como vivemos, existe essa mudança constante. Mas claro que isso não impede de surgirem histórias que se passaram em outros períodos e de outras formas. Por isso, vamos falar também sobre alguns tipos de Romance:

  • Romance Contemporâneo: É a história que se passa no mesmo cenário que vivemos atualmente. Ou seja, são livros com enredos atuais.
  • Romance Histórico: Nesta narrativa o romance é desenvolvido a partir de uma época com acontecimentos históricos que realmente aconteceram, mesmo com personagens fictícios.
  • Romance de Época: São livros que abordam histórias fictícias, mas que se passam em uma época do passado. Eles trazem culturas e costumes dessa época, mas nem sempre os personagens e o enredo estão conectados. 
  • Romance Romântico: Esse é o subgênero do romance que, com certeza, envolve as histórias românticas que tanto amamos. Elas podem ser o centro do enredo ou não. 
  • Romance de Banca: É quase um subgênero dentro de um subgênero haha, pois são livros em formatos de edição de bolso, mas que levam histórias de romances de época e clássicos. 
  • Romance Erótico: São livros que trazem conteúdos eróticos, cenas de sensualidade e, normalmente, tem faixa etária acima de 16 anos. Alguns chegam a ser tão sensuais que essa faixa sobe para 18 anos.

É isso, espero que vocês tenham gostado de conhecer mais um pouco sobre esse gênero que a gente tanto ama. Deixem nos comentários outras características marcantes do Romance que a gente vai adorar saber.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

5 Comentários

  • Eliane
    22 fevereiro, 2021

    Gosto de todo tipo do gênero romântico. Mas o meu preferido
    Sá o romances de época. e romance históricos .gosto de romances querem uma certa carga dramática.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      22 fevereiro, 2021

      Os Romances de Época tem os nossos corações, não é mesmo?
      Obrigada pelo carinho!

  • Victoria Passos
    21 fevereiro, 2021

    Parabéns! Sempre trazendo um conteúdo de qualidade Pah, tanto nos vídeos como no blog! ❤️

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      22 fevereiro, 2021

      Muito obrigada pelo carinho, Victoria!

  • Victoria Passos
    21 fevereiro, 2021

    Parabéns! Sempre trazendo um conteúdo de qualidade Pau, tanto nos vídeos como no blog ❤️