Oi queridos! Nesse mês, está rolando aqui no Livros & Fuxicos o Especial Romances Históricos, certo? Sabendo disso, que tal falarmos de alguns chick-lits de época, ou seja, que não apenas são chick-lits, mas também se passam em outro século, como os romances de época?
Sendo bem sincera, infelizmente não são muitos os títulos que encontrei/me lembrei que se enquadram aqui, mas, ainda assim, vale a pena conferir os livros que separei, não é mesmo?
Série “Perdida” – Carina Rissi
E tem como falar de chick-lit de época sem falar de Carina Rissi? Não, não é mesmo?
Carina Rissi é referência dentre os autores nacionais, e seu livro best-seller Perdida já foi, inclusive, publicado em Portugal, além de ter tido seus direitos adquiridos para uma adaptação cinematográfica.
Nele, conhecemos a história de Sofia, que ao ficar desesperada por seu celular ter quebrado e acreditar piamente que seria incapaz de viver sem as tecnologias do século XXI, é enviada por uma fada madrinha diretamente para o século XIX, no qual precisará aprender valores diferentes e que vão muito além dos confortos e facilidades proporcionados pela modernidade. E em meio às suas tentativas de adaptação e às muitas trapalhadas com as quais acaba se envolvendo, nós vamos nos apaixonando pela personagem e nos apaixonando juntamente dela, porque é simplesmente impossível resistir aos encantos do Sr. Ian Clark, o mocinho mais amado dentre a grande gama de galãs criados por Carina.
E depois do grande sucesso causado por Perdida, o livro acabou ganhando continuações – para nossa alegria! Encontrada é o segundo volume da série, e continua narrando a vida de Sofia após suas escolhas no final de Perdida. Em Destinado, por sua vez, temos novos acontecimentos nessa história, dessa vez contados pela visão de Ian. E, ainda, Carina Rissi está escrevendo um quarto livro para a série, que será narrado por Elisa Clark, irmã mais nova de Ian.
Pela gente, ela poderia escrever um livro diferente para cada personagem, não concordam?
Duologia “Austenlândia” – Shannon Hale
Tudo bem, eu menti. Não são todos os livros citados no post que se passam em outra época – até porque Perdida, na realidade, se inicia no século XXI, então Sofia nem ao menos nasceu em uma época diferente da nossa (e não estou falando aqui que ela não pertença a outro século). De qualquer maneira, nos dois livros da série de Shannon Hale, a história se passa no nosso século mesmo.
O diferencial, entretanto, é que o clima da história é do século XIX. Isso porque Jane Hayes, protagonista, acaba indo parar em uma espécie de resort para fãs de Jane Austen, denominado Austenlândia, no qual as pessoas se vestem de acordo com os trajes da época da autora e encenam seus romances, de acordo com os modos e regras da época. Ou seja: ao entrar lá, Jane deixa para trás todo e qualquer resquício de sua vida contemporânea, precisando viver como se estivesse, de fato, em outro século! E tudo isso porque a personagem é completamente fissurada por Mr. Darcy (e quem não é?), a ponto de não conseguir se relacionar com nenhum homem em sua vida, já que eles não chegam aos pés do icônico personagem de Orgulho e Preconceito, e sua tia-avó decide lhe dar a viagem para o resort, na esperança de que ela tenha uma real experiência como uma dama da época admirada por ela e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão.Em Meia-noite na Austenlândia, Jane acaba retornando ao resort e, dessa vez, uma situação muito estranha acontece por lá: ela tem certeza de que presenciou um assassinato. Seria ele real ou apenas encenação, parte do entretenimento do local? Aqui, além dessa pitada de Jane Austen em A Abadia de Northanger, temos também uma boa dose do mistério típico de Agatha Christie – o que deixou o livro ainda mais divertido para mim!
Duologia “Jane Austen Addict” – Laurie Viera Rigler
Essa série eu vim a conhecer ao preparar o post, e infelizmente ela não foi publicada no Brasil!
Em Confessions of a Jane Austen Addict, primeiro volume da série, temos a história de Courtney Stone que, após tentar esquecer um noivado desfeito lendo os livros de Austen e se embebedando com vodka, acorda e descobre que não está nem seu quarto em Los Angeles e nem em seu próprio corpo, mas nos aposentos e no corpo de uma mulher da Inglaterra na época da Regência. Em meios às suas tentativas de fingir ser essa outra mulher e de viver uma vida que não é sua, além de sua mente pipocar memórias que não pertencem a ela, Courtney acaba enfrentando um dilema: será que ele conseguirá voltar à sua vida de antes? Será que ela quer mesmo voltar?
Já em Rude Awakenings Of a Jane Austen Addict, temos a situação inversa: é Jane Mansfield quem acorda no século XXI, em Los Angeles, no corpo de Courtney Stone.
Agora, a pergunta que não quer calar: POR QUE ESSE LIVRO AINDA NÃO FOI PUBLICADO NO BRASIL? Quero pra ontem, gente!!
Espero que vocês tenham gostado do post! E agora me contem: quais desses livros vocês já leram e/ou querem ler?
Comente via Facebook