maio 20, 2016

[Resenha] Mentira Perfeita – Carina Rissi

MENTIRA_PERFEITA_CARINA_RISSI_ResenhaCom Mentira Perfeita, Carina Rissi prova mais uma vez que o seu forte é contar boas histórias, com ritmo acelerado e repletas de paixão, humor e reviravoltas. Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre… E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente… Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Editora: Verus l 462 Páginas l Chick-Lit l Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon l Skoob l Classificação: 4/5

 

Que saudade que eu estava de ler algo da Carina Rissi! Assim como imaginava, Mentira Perfeita é um livro divertido, envolvente e extremamente apaixonante. Amo a capacidade que a autora tem de nos fazer experimentar na pele algumas das emoções geradas pelo amor – o que significa que o livro cria aquela sensação gostosa de borboletas na barriga. Confesso que a obra tem seus clichês e extremismos (e ainda por cima aqueles bem típicos dos chick-lits), mas nada disso nubla o encanto dessa narrativa tão cativante e bem-humorada. Fora que além de tanto humor e paixão, o livro conta também com vários pontos de reflexão que só deixam a leitura ainda mais prazerosa.

A obra gira em torno de Júlia e Marcos (sim, o irmão mais novo do Max de Procura-se um Marido!). Desde que foi abandonada pela mãe, Júlia mora com sua tia Berê – uma senhora alegre, amorosa e que não vê a hora da sobrinha casar. Depois que a tia tem mais um ataque do coração e quase morre, Júlia é obrigada a inventar uma mentirinha de nada para tentar manter a tia viva. Sem pensar muito no que diz, a jovem fala para a tia que conheceu o homem da sua vida e que está noiva. E, depois dessa revelação, Berê volta a se sentir alegre para lutar pela vida. O único problema é que, com medo da tia piorar se contar a verdade, Júlia precisará encontrar um noivo de mentira. E é aí que o Marcus entra na história. Depois que sofreu um acidente de moto e perdeu o movimento das pernas, Marcos tem lutado para voltar a ser independente. Com uma família super protetora e amorosa, o jovem sofre para fazer as coisas da sua maneira, por isso, alugou um apartamento e decidiu ir morar sozinho. Contudo, após um episódio vergonhoso que levou sua família a acreditar que ele tentou se matar, Marcos só conseguirá morar sozinho se encontrar uma babá. E é aí que Júlia entra. Em um acordo vantajoso para os dois, Marcos fingirá ser o noivo apaixonado perfeito e Júlia uma cuidadora atenciosa e presente. Porém, o fingimento não durará muito e logo eles estarão envolvidos em uma mentira com cara de verdade.

O que mais gostei na obra foi da narrativa da Carina Rissi. Assim como acontece com todos os seus livros, simplesmente não consegui parar de ler Mentira Perfeita. Comecei a leitura depois de uma onda de livros mais densos, portanto foi um alívio – e um presente – encontrar uma história capaz de me prender desde a primeira página. Além disso, amei a construção do romance. Existe algo de mágico na escrita da Carina que nos faz experimentar as emoções vivenciadas por seus personagens. Assim, junto com Júlia vamos nos apaixonando por Marcos; rindo de suas piadas, adorando sua irreverência e beleza, vibrando com sua força de vontade, e torcendo para ele superar suas inseguranças e vencer as dificuldades da vida. Não é fácil explicar em palavras, mas o ponto é que os casais dessa autora sempre me fazem acreditar um pouco mais no amor. Através deles sempre experimento aquela sensação gostosa de se apaixonar pela primeira vez; e amo isso, principalmente por ser algo que nem todo livro é capaz de oferecer.

Fora à narrativa e o romance, o livro também é extremamente divertido (a Júlia e sua tia Berê aprontam cada uma que é impossível não gargalhar durante e a leitura), emocionante, e reflexivo a sua maneira. Gostei do fato da autora falar sobre as dificuldades que um cadeirante enfrenta, e amei ainda mais como através do Marcos podemos conhecer um pouco tanto das limitações como das liberdades de ser cadeirante. Fala-se muito pouco sobre a normalidade por trás dessa debilidade, então achei mais que válido a autora criar um romance que não gira em torno disso – o ponto é: a vida, com cadeiras de roda ou não, segue adiante depois de um acidente, só precisamos nos adaptar (e não estou dizendo que é fácil, apenas que precisamos enxergar que os cadeirantes podem e devem levar uma vida como a de qualquer outro ser humano).

“– Você vai continuar sendo você, Marcus – ele falou, sem hesitação. – Não importa qual seja o resultado. Quando você se der conta disso, tudo vai ficar mais fácil.”

Porém, o único ponto negativo do livro está exatamente ligado com a parte reflexiva da obra. Achei que no decorrer da história a autora trouxe muitos temas importantes: paralisia física, dependência química, abandono familiar, abuso sexual, entre inúmeros outros. Contudo, nem todos esses tópicos foram tratados com a importância necessária. Ao invés de dar voz aos temas e tornar a obra mais verídica, a Carina tratou desses assuntos de forma leviana. Fora que, por não olhar para esses tópicos com mais atenção, a autora acabou deixando passar a oportunidade de amadurecimento da sua personagem principal, que ao invés de superar seus traumas e medos, terminou o livro quase exatamente como o começou. Claro que nada disso compromete a leitura e tira o brilho da história, apenas nos faz pensar que o livro poderia ter sido um pouquinho mais real em alguns momentos.

No geral, a história é romântica, divertida, apaixonante e mais reflexiva do que a maioria dos chick-lits que já li. Amei Marcos do começo ao fim, e amei mais ainda poder rever meus amados personagens de Procura-se um Marido. Agora, como já era de se esperar, quero mais e mais livros como os da Carina Rissi.

Sobre a Série

Mentira Perfeita é um Spin-off de Procura-se um Marido. É uma história que começa depois de Procura-se um Marido, mas com personagens principais diferentes.

Beijos!

 
 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

33 Comentários

  • Maristela G Rezende
    27 janeiro, 2017

    Até hoje não li nada da autora e gostaria de ler esse livro. Li algumas resenhas e vi muitos pontos positivos em todas elas, assim como na sua, e isso me despertou para querer saber mais sobre os protagonistas e ve como se desenrolam nessa trama tão bem feita.

  • Esther De Sa
    22 dezembro, 2016

    Olá Paola, tudo bem?
    Amei esse livro, mas confesso que não foi o melhor da Carina. Prefiro a da série "Perdida".
    Beijos!

    Excêntrica Garota

  • Izabela Fernandes
    20 junho, 2016

    Carina sabe muito bem como nos prender em suas obras, não? O meu livro preferido, sem dúvida nenhuma, é Destinado, pois ele consegue fazer exatamente o que você descreveu: a cada vez que ler, acreditar no amor novamente.
    Mentira Perfeita foi uma leitura rápida e adorável. Não tinha notado a falta de atenção a temas tão polêmicos, porque entendi que o foco do livro era outro: os cadeirantes.
    Acredito que quando for hora, Carina saberá tratar de forma magistral de todos os exemplos que você elencou.

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

  • Beatriz Paes
    13 junho, 2016

    Sem dúvidas que a Carina Rissi é minha autora brasileira favorita. São poucos os livros que me fazem gargalhar, chorar, ter raiva..enfim, infinitas sensações. Carina Rissi é diva e concordo plenamente com tudo o que você falou. Suas resenhas são as melhores, Paola. 🙂

  • Beatriz Paes
    13 junho, 2016

    Sem dúvidas que a Carina Rissi é minha autora brasileira favorita. São poucos os livros que me fazem gargalhar, chorar, ter raiva..enfim, infinitas sensações. Carina Rissi é diva e concordo plenamente com tudo o que você falou. Suas resenhas são as melhores, Paola. 🙂

  • jeane silva
    04 junho, 2016

    Acabei de ler. Gente, é perfeito, vários suspiros. O final é lindo.

  • suzana cariri
    02 junho, 2016

    Oi!
    Li esse livro da Carina Risse e adorei essa historia, realmente a narrativa dela nos prende a leitura e não conseguimos para de ler essa historia, gostei muito dos novos personagens que me conquistaram trazendo uma historia linda, emocionante torci muito para esse casal, e uma das coisas que mais gostei nesse Spin-off e que realmente vemos os personagens do primeiro livor na historia e não só pequenas passagens deles !!

  • Letícia Feitosa Barreto
    01 junho, 2016

    Pelo que li sobre a história, me envolvi completamente por ser um enredo diferente quando vi a resenha, Pah. Deve ser realmente muito conflituoso ter que mentir para ajudar alguém a viver, porque está em jogo um dilema ético e a autora abordou isso com muita diversão. Sobre os outros temas, como deficiência física e uso dependência química, fico um pouco triste que a autora tenha falhado em não dar a profundidade que eles merecem, pois aborda-los em um livro de gênero chick-lit não tiraria a leveza da história, mas sim a deixaria mais apaixonante e faria a gente olhar os personagens de forma mais real. Ainda não li a história Pah, mas com certeza quero demais saber sobre o que nos reserva esse bom romance. Ah, me surpreendeu bastante saber que Carina Rissi não é estrangeira e sim um talento brasileiro! Temos que valorizar isso, viu! Bom, como sempre, suas resenhas são maravilhosas para se ler e trazem todo o clima da história pra gente curtir. Abraços, Pah.

  • Rafaella Abreu
    31 maio, 2016

    Nunca li nada dessa autora, mas ja vi outras resenhas que vc fez, e que vc adorou! Pretendo ler em breve!

  • Maria Fernanda Medeiros
    29 maio, 2016

    Nunca li nada da Carina Rissi, e me sinto mal por isso, pois estou tentando adquirir mais livros de autores nacionais, mas estou falhando um pouco nesse aspecto. E ela tem tantas fãs… não vejo como eu poderia não gostar. Espero ter a oportunidade de ler algo dela ainda esse ano.

  • Pamela Alves
    28 maio, 2016

    Adoro o modo como a Carina nos envolve nos seus livros, seus personagens são bem cativantes. Estou bem ansiosa para ler Mentira Perfeita, porém necessito ler primeiro Procura-se um marido. Espero adorar esse spin-off, confesso que já sinto simpatia pelos protagonistas.

  • Cassiana Ollmann
    27 maio, 2016

    Sou simplesmente apaixonada pelo livros da Carina. Já li todos, inclusive mais de uma vez! Estou louca por esse e depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais!!!! bjjjj

  • janaina silva
    25 maio, 2016

    Preciso ler os livros de Carina Rissi!
    Sempre leio comentários muito elogiosos dos seus livros e tenho curiosidade.
    Gostei da trama.Romances leves assim sempre nos deixam com alguma esperança.

  • emilya costa
    24 maio, 2016

    Muito curiso pra ler esse livro, ha historia pareçe interessante, divertido gosto de livro assim…entrenda para minha lista

  • Vania Correa
    23 maio, 2016

    Gostei muito da história, o casal é muito fofo, e também achei bem interessante os temas que foram abordadas pela autora, não tive oportunidade de ler procura-se um marido, mas estou bem curiosa com a leitura dos dois livros, beijos…

  • Micheli Pegoraro
    22 maio, 2016

    Oi Pah,
    Adorei Procura-se um Marido, foi uma leitura muito agradável e apaixonante, e quando soube que teria um Spin-off já fiquei de olho quando saiu o lançamento. É a primeira resenha que leio de Mentira Perfeita e fiquei surpresa logo no inicio, pois não sabia que o protagonista seria Marcos, o irmão do Max; amei esse personagem no outro livro, adorei saber que ele terá um livro só dele. Pelo que li, esse é um livro divertido, emocionante e muito envolvente, ou seja, está na lista de desejados!
    Beijos

  • Jesica Duarte
    22 maio, 2016

    Adoro uma história que começa em mentira e virá verdade depois, mesmo que seja clichês ainda assim é gostoso de ler.

  • Leticia Golz
    22 maio, 2016

    Oi, Pah
    A escrita da autora parece ser mesmo um destaque, pois todos elogiam muito. Eu só um li um conto dela até hoje, e já amei a forma que ela escreve.
    Gostaria muito de ler "Mentira Perfeita" e amei a resenha. Tanto por ele ser divertido e reflexivo, quanto por ser romântica.
    Queria sentir essa sensação também ao conhecer um casal criado pela autora. Fiquei ainda mais curiosa. Ótima resenha!

  • Gabriela Gonçalves
    22 maio, 2016

    Eu já estava de olho nesse livro, e agora ainda mais. Os chick lits tem esse aspecto mais leve e que deixa a leitura bem fluída, não é? Já quero!

  • Crika Regina
    22 maio, 2016

    Oi Pah!!
    Amei muito Mentira Perfeita! A Carina Rissi é muito abençoada por criar personagens tão cativantes e casais apaixonantes, bem como vc disse, capazes de nos fazer acreditar mais no amor. É impossível não suspirar né? rsrs. A Tia Berê foi uma figura divertidíssima, eu ri muito com ela, rsrs. Eu tb achei o livro bem reflexivo e achei legal ela mostrar todas as dificuldades que um cadeirante tem, coisas que às vezes nem percebemos no nosso dia a dia. E sobre a família Cassani? É uma família de respeito né? hahahaha. Ainda bem que teremos mais um livro, sobre o Nicholas.

  • Bruna Lago
    21 maio, 2016

    Eu já assisti um filme com esse mesmo tema, acho que por isso que eu já moentei uma história na minha cabeca e gostei tanto. Nunca vi nenhuma critica negativa pra esse livro, o que só aumenta as minhas expectativas.
    Boa noite!

  • Karolaine Thomé
    21 maio, 2016

    Nossa, amei <3 Sempre quis ler "procura-se um marido" mas nunca tomei vergonha na cara e comprei kk agora lendo a resenha desse, me fez ter vontade de comprar os dois o mais rápido possível *–* Desde a sinopse me apaixonei, depois da sua crítica então…*—–* No momento também estou com um livro bem denso, então creio que ler esses dois será um grande alívio 🙂
    Abraços <3

  • Jessie Barbosa
    21 maio, 2016

    Oi Pah!

    Quem não gosta dos livros de Carina ne? foi essa bendita que me deixou com uma ressaca uma vez, estou ate com saudades de suas historias. Adorei essa e quero muito ler acho que vou voltar a ler seus livros.

    Jéssica Barbosa – http://www.jesselira.com.br

  • Thais Lima Reis
    21 maio, 2016

    Olá Pah,
    Confesso que não gosto muito dos livros brasileiros por causa do modo da escrita. Mas Carina é com certeza uma exceção. Amo os livro delas e já li todos os livros publicados. Mentira Perfeita pra mim foi igual o titulo perfeita. Adorei a mocinha principalmente a personalidade tímida dela. As outras até agora eram muito loucas, mas divertidas. Marcos é muito fofo, engraçado e o fato dele ter uma deficiência é um assunto importante a ser abordado. As dificuldades para um cadeirante se mover nas ruas, que a gente não percebe até se ver nessa situação. A historia é fantástica e o amor que a Julia tem pela tia é lindo.
    Muito ansiosa pelos próximos livro da Carina.
    Beijos.

  • Beatriz dos Santos
    21 maio, 2016

    Esse parece ser um livro e apaixonante, não li nada da autora ainda mas conheço Procura-se um marido e está em minha lista de leitura. Fiquei com mais vontade ainda em saber que é tem uma narração divertida bom para aqueles dias que quer algo leve para se ler.

    Beijos.

  • Anônimo
    20 maio, 2016

    MEU DEUS PAH LIVRO DA CARINA , VOCE QUE ME DEIXAR DOIDA!

    Eu amo demais essa escritora ela é maravilhosa , eu ja era completamente apaixonada pelos livros da série perdida e por 'Procura-se um Marido'( que eu comecei e terminei num único dia , pois nao consegui parar de ler) , que inclusive achei que nao ia ter continuaçao fiquei suuper triste..

    A Carina é uma escritora fantástica ,gostaria que mais escritoras tivessem o estilo dela . amo demais o Romance do Ian e da Sofia!

    Mentira Perfeita acabou de entrar para a minha lista de comprinhas literárias do próxio mês!

  • Theresa Cavalcanti
    20 maio, 2016

    Eu amei procura-se um marido, não li nenhum outro livro dessa autora, apesar de ter muita vontade. Quero muito ler esse.

  • Oi Pah
    O que dizer desse livro?
    Está simplesmente no topo da minha lista, afinal de contas eu amo tudo o que a Carina escreve <3
    Estou super ansiosa por esse livro não só pela escrita da autora como também por querer rever os personagens de Procura-se um marido e saber mais sobre o Marcos.
    Espero me apaixonar e me divertir muito com mais esse livro da Carina Rissi.
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijos

  • Elizabethe Pereira
    20 maio, 2016

    Olá 🙂
    A Carina é dona de trazer histórias divertidas, românticas, empolgantes e com lições pra gente refletir, com Mentira perfeita não ia ser diferente 😀
    Gosto da escrita da autora, mas ainda não li A Mentira Perfeita pelo motivo de ainda não ter feito o mesmo com Procura-se um marido.
    Quero seguir certinho a ordem e com certeza não vou me decepcionar com mais essa série dela.

    Beijão

  • Lavínia Macedo
    20 maio, 2016

    Carina Rissi e seus livros irresistíveis, estou muuuito curiosa sobre o romance destes dois.

  • Bárbara Carollo
    20 maio, 2016

    Oi Pah!
    Eu sou fã da escrita da Carina e da facilidade com que ela consegue nos envolver ao longo da leitura. No entanto, não tive uma experiência tão positiva com Destinado (o último livro que li dela). Acredito que às vezes o menos é mais e o fato dela estender tanto a história a tornou cansativa.
    Por outro lado, é tão difícil nos despedirmos dos personagens que fico feliz quando ela lança alguma continuação e isso não foi diferente com Mentira Perfeita. Não vejo a hora de ler e conhecer mais um pouco sobre o irmão de Max. A premissa desse livro me lembrou 1 Milhão de Motivos para Casar, mas esse parece ser bem mais divertido 🙂
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

  • N4tyDark
    20 maio, 2016

    AI MEU DEUS *-* Mentira perfeita ♥ Foi um dos livros que me envolveuuu. Sem ainda nem ter começado a ler, shasuhu to muito anciosa pra ler , amo suas resenhas como sempre me deixa ainda com mais sede de ler :c Maldade kkk Você já fez tantos comentários sobre vários livros bons, que fico naquela indecisão sobre qual comprar e por fim fico querendo todoos :3 kkk Já imagino a história na cabeça e imagino que sejaa MARA , nunca li nenhum livro dessa autora, mas só vejo bons comentários em relação a esse. Me deu a impressão ser daqueles livros que nos deixam VIDRADAS, e não conseguimos mais parar até chegar o fim ♥ kk
    Beijinhos amora :**

  • caroline sena
    20 maio, 2016

    li procura-se um marido a muito tempo, já quero ler mentira perfeita, parece ser tão bom quanto!

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/