O que te inspira? Para responder essa pergunta nos unimos – Equalize da Leitura, Livros & Fuxicos, Minha Vida Literária, Nuvem Literária, Resenhando Sonhos e Segredos entre Amigas – na intenção de compartilhar com vocês um pouco mais do nosso dia a dia e, principalmente, das coisas boas que fazem parte da nossa rotina.
Oi, galera! Tudo bem com vocês? Hoje é dia de Inspirações do Mês. E o tema dessa vez é algo que amo (apesar de fazer bem menos do que gostaria): Viagem.
Acredito que o conhecimento é a maior riqueza de uma pessoa, e viajar traz ensinamentos que nenhum livro – aula ou palestra – é capaz de passar. Viver uma cultura diferente é sair da nossa zona de conforto e experimentar coisas completamente novas: uma palavra desconhecida, um prato típico inusitado, uma música regional, e até mesmo lugares belos e especiais cheios de história para contar. Não almejo riquezas materiais, mas sonho – e trabalho – para realizar o desejo de conhecer esse mundão incrível que vivemos. Tem tanta coisa para experimentarmos e descobrirmos, não é mesmo?
Tenho no planner um mapa no qual marco todos os lugares que já conheci e, óbvio, aqueles que espero conhecer. No topo dessa lista está Londres e os arredores da capital Inglesa. Talvez esteja idealizando a região por conta dos romances de época que tanto amo. Mas é fato que sonho acordada com o dia que poderei andar pelas ruas da cidade e me imaginar séculos atrás, assim como minhas personagens favoritas.
Além de sonhar acordada – como uma típica romântica assumida – confesso que também gosto de relembrar minhas viagens preferidas: a primeira viagem internacional, que foi para o Chile; e a viagem nacional mais importante para mim, que foi minha lua de mel para Natal. Ambos os lugares possuem um pedacinho do coração e sempre lembrarei deles por conta das lembranças, e experiências incríveis que me proporcionaram. Nunca irei me esquecer da neve e muito menos das dunas de Natal.
E nesse clima de lembranças, e viagens, não poderia deixar de falar da minha primeira Bienal do Livro. Ah, participar de uma Bienal é uma experiência incrível, não só pela viagem em si (porque sou do Paraná e preciso me organizar para viajar até o estado do evento), mas pelas sensações inebriantes de encontrar, em um único lugar, milhares de pessoas unidas por um mesmo amor: os livros. É só colocar os pés em uma Bienal para o coração bater acelerado. A oportunidade de ver como nossos autores preferidos são incríveis, mas nada se compara com o laço que criamos ao conversar sobre os livros que amamos – seja na fila de autógrafo, durante um evento de lançamento, ou simplesmente andando e nos esbarrando pelos corredores.
E, para a minha alegria, esse ano participarei pela primeira vez da Bienal do Rio de Janeiro. Poderei tanto conhecer uma das maiores feiras literárias do país, quanto aproveitar um pouquinho uma das principais cidades do Brasil. Estou muito animada para conhecer, mesmo que de longe, as belezas do Rio. Já fiz a lista dos lugares que quero ir, dos autores que quero ver (ainda hoje postarei vídeo sobre isso!) e, claro, dos eventos nos quais encontrarei vocês. Muito animada para a chuva de abraços que, sem dúvida, esses dias de Bienal me proporcionará.
Viagem também remete, pelo menos para mim, organização. Otimizar tempo, dinheiro e criar uma lista de tudo que não pode faltar na sua mala. Por aqui tenho três coisas favoritas (e que não podem faltar): um bom livro (mais especificamente vários livros no Kindle), meus itens eletrônicos (blogueirinha SIM! Não fico sem eles ♥) e, por último mas nem por isso menos importante, uma necessaire básica com meus itens preferidos de maquiagem.
Gosto da praticidade do Kindle nas viagens: por ter luz embutida consigo ler em qualquer lugar e horário; além disso, carrego milhares de livros sem pesar minha mala. Às vezes até levo um ou outro exemplar físico, mas a regra é nunca sair do lado do meu amado leitor digital.
O mesmo para os itens digitais. Viajar é sempre uma oportunidade bacana de tirar belas fotos e gravar vídeos especiais, então não fico sem minhas bugigangas. Minha nova queridinha é a câmera de vlog, que é compacta e tem uma qualidade incrível.
E nem preciso falar das maquiagens, não é mesmo? Não sou do tipo de pessoa que só sai de casa maquiada, mas gosto da opção de me arrumar um pouco mais e, principalmente, de mergulhar de cabeça no ritual de me sentir mais bonita. Claro que só faço isso quando estou no clima, mas ainda assim sempre ando com minha necessaire.
De malas prontas logo chego no Rio. E, com muitas bênçãos, logo realizarei alguns sonhos e conhecerei novos lugares incríveis por esse mundo afora.
Comente via Facebook