Anúncios
março 30, 2021

TERMOS LITERÁRIOS – PARTE 1

Que o mundo da literatura é extremamente vasto, não temos dúvida, não é mesmo? A diversidade que existe varia entre gêneros, livros, autores e também na própria forma que os leitores se comunicam. Quem nunca ouviu falar em “TBR” e ficou se perguntando o que era aquilo afinal? Os termos literários simbolizam os significados de várias situações dentro da literatura. Alguns já existem há algum tempo, outros são mais recentes e a maioria deles são em inglês porque, normalmente, são termos que surgem lá fora e nós passamos a usar por aqui.

Existem tantos que esse post foi dividido em 2 partes e pode até ter uma terceira caso vocês sugiram mais palavras que ainda não foram selecionadas. Ficaram curiosas(os)? Então vem conferir esses significados com a gente!

  • BOOK HAUL: O Book Haul é, nada mais, nada menos do que o famoso “Recebidos”. É quando as pessoas fazem vídeos mostrando os livros adquiridos naquele mês.
  • HYPE: Essa é uma palavra que serve para várias categorias do entretenimento, além da literatura. Hype é o livro que está na moda, que está bombando no momento e que todo mundo está lendo ou quer ler. Ainda existe uma variação do “Hype”, que é a palavra “Hypado”. Ambas significam a mesma coisa.
  • PLOT TWIST: Essa é uma expressão utilizada quando acontece algo na história que é bastante inesperado. Normalmente isso acontece no meio ou no final do livro. Então, os leitores ficam perdidos e isso confunde o cérebro da gente haha
  • BOOKSHELF TOUR: Aqui temos o sentido literal da palavra. Significa “Tour pela estante”, ou seja, as pessoas vão fazer um passeio pela estante mostrando todos os livros que tem nela e a forma como arruma.
  • OTP – ONE TRUE PAIRING: OTP é muito usado quando existe uma combinação perfeita entre dois personagens na história. Quando eles formam um casal único.
  • HARDCOVER: Essa é uma expressão utilizada para representar um livro de capa dura.
  • BOOKTUBER/ BOOKSGRAM: Esses dois termos são usados para produtores de conteúdo relacionado à livros como, vídeos, resenhas, indicações no YouTube e no Instagram.
  • TBR – TO BE READ: Essa é uma das expressões mais usadas no meio literário. Ela significa “Para ser lido” e, normalmente, são listas de leituras que as pessoas pretendem fazer em breve. Basicamente, são os próximos livros a serem lidos.
  • SPRINT: Sprint significa uma alta velocidade possível ser atingida em dado momento. Quando relacionamos isso com os livros, chamamos de “sprint de leitura”. Esse termo é usado quando o leitor decide tirar um certo tempo APENAS para ler, sem nenhuma distração.
  • FANFIC: Essa é uma palavra utilizada para histórias criadas por fãs de alguns livros. Eles usam os mesmos personagens, porém mudam o enredo, fazem um final diferente, entre outras coisas.

E aí, gostaram? Deixem nos comentários se vocês não conheciam alguma dessas expressões. E deixem também sugestões de mais palavras para outras partes deste post.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Juliana
    30 março, 2021

    Eu não sabia vários Pah! Ansiosa para a parte 2 e aprender mais! Bjos

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      30 março, 2021

      Que incrível ter te ajudado, Juliana! Pode deixar sugestões de mais palavras e quem sabe não rola a parte 3, não é? ♥