Anúncios
abril 01, 2021

GÊNERO LITERÁRIO – THRILLER/SUSPENSE

Oi galera! Tudo bem com vocês? Dando continuidade a nossa minissérie sobre gêneros aqui no site, hoje vamos falar um pouco sobre o Thriller, que faz tanto sucesso neste universo e reúne milhares de pessoas para fazer a leitura desses livros.

O Thriller (ou Suspense) é um gênero literário que se utiliza de várias características como, a tensão e a euforia para manter o leitor conectado com a história. Cenas muito comuns em livros assim são de perseguição, além do ato de esconder várias informações importantes com a finalidade de fazer o público “quebrar a cabeça” para desvendar o mistério.

A história do Thriller é associada a textos jornalísticos antigos de publicação inglesa. No século XIX eles falavam muito sobre notícias de tragédias e crimes não solucionados. Isso abriu caminho para que escritores norte-americanos incrementassem esses textos e acrescentassem a imagem de um policial ou detetive, para que as narrativas tivessem uma solução no final de tudo. Uma das obras pioneiras e considerada como um protótipo do gênero foi “Odisseia” de Homero. Mas também não podemos esquecer de Edgar Allan Poe que foi um escritor revolucionário para o Thriller, trazendo um novo enredo e contornos diferentes.

O Suspense prende muito a atenção dos leitores por conta de tudo o que está interligado na trama. O que acontece posteriormente tem influência do que aconteceu antes. Então, para entender o desfecho, é preciso estar atento a todos os detalhes anteriores.

As histórias de Suspense são estruturadas com cortes repentinos e que provocam sustos no público. Os fatores inesperados e surpresas são mais algumas características que concretizam o gênero. Afinal, não tem como ter suspense quando algo já foi revelado.

A curiosidade do ser humano é um dos grandes fatores que levam o Thriller adiante. Solucionar enigmas e desvendar casos sempre despertam o interesse do público, por isso que, muitos outros gêneros também usam desse artifício nas suas histórias.

Toda essa formação é extremamente importante para a construção literária porque, dessa forma, os autores têm a possibilidade de estender a narração e colocar um maior detalhamento nas cenas. Essa é uma oportunidade para inserir um rompimento e colocar tensão no enredo.

Diversos escritores nacionais e internacionais se destacam pelo gênero. Raphael Monte é uma das maiores referências no Brasil e a Lúcia Machado de Almeida também se destaca. No cenário estrangeiro temos grandes nomes como: Agatha Christie, Harlan Coben, James Petterson, Jo Nesbo, Gillian Flynn, Dan Brown e, a queridinha do momento, C. J. Tudor.

 

TIPOS DE THRILLER

Por último, mas não menos importante, temos diversos tipos de Thriller.

  • Mistério: “No thriller de conspiração, os protagonistas costumam ser jornalistas ou investigadores amadores que, geralmente sem saber, “puxam um fio” e acabam por descobrir uma grande conspiração e a investigam até descobrir todos os segredos por trás dela, se tornando, assim, uma ameaça e alvo para os conspiradores.”
  • Psicológico: “No thriller psicológico, os personagens não são dependentes da força física para superar seus inimigos (que é frequentemente o caso típico de thrillers de ação), mas dependem de suas capacidades mentais, seja pela inteligência lutando com um oponente formidável, ou por tentar se manter em perfeito estado psicológico.”
  • Tecnológico: “O thriller tecnológico é um gênero que aborda geralmente assuntos ligados a ficção científica, suspense, espionagem, ação e guerra. Eles incluem uma quantidade desproporcional (em relação a outros gêneros) de detalhes técnicos sobre seu assunto (normalmente tecnologia militar); apenas a ficção científica tende a ter um nível comparável de detalhes no lado técnico.”
  • Político: “O thriller político é um gênero que mostra os bastidores de uma disputa de poder política. Eles podem envolver cenários políticos nacionais ou internacionais. A corrupção política, o terrorismo e a guerra são temas comuns.”
  • Médico: “Histórias de suspense que a trama principal é uma doença misteriosa, uma epidemia ou até mesmo erros médicos que se desdobram a resolver.”

Então é isso! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre Thriller e Suspense. E se vocês tiverem interesse em descobrir mais sobre outros gêneros, deixem aqui nos comentários!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário