Anúncios
abril 07, 2021

BIBLIOTECAS NACIONAIS

As bibliotecas são alguns dos lugares mais preciosos que temos aqui no Brasil. Mesmo com toda a situação que já passamos, e estamos passando, mesmo com todas as crises no mercado literário e a falta de interesse do brasileiro pela leitura, elas ainda resistem. E elas servem não apenas como um espaço para ler, mas também como grandes acervos de histórias incríveis e locais que contam muito sobre a cultura local da cidade.

A primeira biblioteca fundada e aberta ao público aqui no Brasil foi a Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Ela surgiu em 1811 e foi o carro chefe para que outras bibliotecas pudessem surgir e se popularizar. Hoje existem mais de 6 mil unidades no país e muitas delas têm grande destaque por conta dos seus inúmeros livros presentes ou, até mesmo, por conta das suas estruturas.

Por isso, o Livros e Fuxicos resolveu reunir algumas dessas bibliotecas nacionais para que você possa conhecer e, quem sabe, fazer uma visita depois que tudo isso passar. Às vezes, tem uma pertinho da gente e nós não sabemos. Então, fica ligada(o) nas dicas de hoje!

 

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA – Rio de Janeiro

Acredito que não poderíamos começar com outra biblioteca sem ser o Real Gabinete, não é mesmo? Foi fundado em 1837 por imigrantes portugueses e com o objetivo de passar a cultura de Portugal entre a comunidade. O Gabinete atual foi inaugurado em 1887 e se apropria de um estilo meio gótico e renascentista. Mesmo sendo fundado anos antes, ele passou a ser aberto ao público apenas em 1900 e possui o maior acervo de obras lusófonas (literatura escrita em língua portuguesa) fora de Portugal. Isso contabiliza quase 350 mil exemplares. E, para o nosso orgulho, no ano de 2014 o Gabinete ficou em 4º lugar das bibliotecas mais bonitas do mundo. Nisso a gente vai ter que concordar!

 

BIBLIOTECA PÚBLICA BENEDITO LEITE – São Luís

Essa biblioteca fica localizada no Centro Histórico da cidade e é a maior do Maranhão. Possui um acervo de quase 140 mil livros entre nacionais e estrangeiros, além de outros artefatos como jornais do século XVIII e uma grande coleção sobre a história política do local. Ela foi fundada em 1826, mas foi transferida para a sua sede atual em 1951. Por dentro, ela tem diversos salões de leitura e um auditório, além de possuir um terraço onde é possível avistar toda a cidade de São Luís.

 

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS – Belo Horizonte

A Biblioteca Pública é uma das principais da cidade de Belo Horizonte. Fundada em 1954, ela também pode ser chamada de “Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa” em homenagem ao profissional que foi responsável por desenvolver o serviço de radiodifusão em Minas Gerais. A biblioteca foi desenvolvida pelo renomadíssimo Oscar Niemeyer e hoje integra o maior complexo cultural do Brasil, o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ela possui, em média, 550 mil exemplares que variam entre livros, jornais e revistas.

 

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ – Curitiba

A Biblioteca Pública do Paraná fica no Centro da cidade e foi fundada no ano de 1857. Além disso, possui um acervo de, aproximadamente, 650 mil livros, jornais, mapas, revistas, manuscritos, discos e fitas. É um local super completo. Ela é uma das bibliotecas mais visitadas do país e possui locais para exposições, lançamentos, palestras, seminários e outros eventos de cultura.

 

BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA – Brasília

Apesar da biblioteca ter sido entregue ao público apenas no ano de 2006, ela foi projetada desde 1950 por Lúcio Costa, no plano original da construção de Brasília. Localizada na Esplanada dos Ministérios, a biblioteca preserva a herança cultural brasileira e uma coleção própria para pesquisadores e estudiosos. Ela também é definida como um centro de cultura e convivência para toda a sociedade. O acervo da biblioteca chega a quase 30 mil obras e carrega muita história.

 

BIBLIOTECA INFANTE D.HENRIQUE – Salvador

A Biblioteca Infante foi fundada em 1863, tem um acervo de quase 25 mil peças e também é conhecida como Gabinete Português de Leitura de Salvador. Mesmo sendo construída anos antes, ela ganhou uma nova construção em 1918, projetada pelo arquiteto Alberto Barelli e com o estilo gótico. A biblioteca fica localizada no Centro da cidade e leva 2 estátuas na sua fachada: Pedro Álvares Cabral e Luiz Vaz de Camões.

 

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO AMAZONAS – Manaus

Essa grande preciosidade está localizada no centro de Manaus e foi inaugurada no ano de 1910. A biblioteca tem um estilo neoclássico, com estruturas importadas da Europa e que já foi muito ponto de encontro para a elite da época. Atualmente, ela conta com mais de 70 mil obras, é frequentada por todos e é o foco de vários estudantes e pesquisadores. Para complementar, a biblioteca possui um espaço chamado “Gibiteca” e tem o objetivo de incentivar a leitura infanto-juvenil. Incrível!

 

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO – São Paulo

A nossa biblioteca mais novinha foi inaugurada em 2010 e faz parte de um projeto de revitalização urbana do local onde era o Carandiru, a Casa de Detenção de São Paulo. Ela foi inspirada na Biblioteca de Santiago e acolhe um acervo de 43 mil obras, entre livros, revistas, jornais e, até mesmo, brinquedos e jogos. Para completar, a Biblioteca de São Paulo esteve entre as finalistas do Prêmio Melhor Biblioteca do Mundo em 2018. Isso aconteceu em um festival da Feira do Livro de Londres. Sucesso que fala, né?

 

BIBLIOTECA DA FLORESTA – Rio Branco

A Biblioteca da Floresta é uma das mais recentes e mais especiais da nossa lista. Ela foi aberta no ano de 2007 e é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre. É localizada no Parque da Maternidade e tem o propósito de contribuir para um desenvolvimento sustentável, já que deixa o acervo inteiro à disposição dos pesquisadores e do público documentos e informações sobre assuntos socioambientais. Além da arquitetura belíssima, logo na entrada, os visitantes visualizam painéis que mostram um pouco da vida de Chico Mendes. Chico foi um seringueiro e ambientalista da região em 1980.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado! Vocês já visitaram alguma dessas bibliotecas? Deixem aqui nos comentários! E são tantas que, com certeza, pode rolar uma parte 2 desse post. Se vocês quiserem, deixem aqui abaixo também!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário