Anúncios
abril 13, 2021

LIVRARIA ITINERANTE

Oi, galera! Tudo bom com vocês? No post de hoje vamos falar sobre um assunto que não é tão comentado, mas que é super importante para o mundo literário e faz a diferença na vida de muitos leitores: Livraria Itinerante!

Uma Livraria Itinerante nada mais é do que uma livraria em deslocamento. Isso acontece quando os livreiros utilizam algum meio de transporte e saem vendendo livros e entregando conteúdos literários para as pessoas. A livraria pode acontecer de inúmeras formas, podem ser livros doados para serem revendidos de maneira mais barata, podem se projetos de marcas que se unem para proporcionar essa experiência para as pessoas e pode, até mesmo, ser um tipo de filial de uma livraria que tem sede própria.

Sobre os meios de transportes, é possível chegar aos leitores de todas as formas. Tem livrarias que são carros, vans, ônibus, bicicletas e também navios, por incrível que pareça. Não existem limites para alcançar todas as pessoas.

A Livraria Itinerante é uma prática que diz respeito a setores culturais, porém nos dias atuais ela vai muito além disso. Com a situação do mercado livreiro, para crescer é preciso se reinventar. Por isso, elas carregam vários produtos literários e, algumas vezes, lançamentos e destaques da literatura. Elas chegam nos parques, nos pátios dos shoppings, nas praças, em eventos e em universidades.

Outro fator que contribui para a ascensão da Livraria Itinerante é a acessibilidade. Além de ter cada vez mais livrarias de portas fechadas, infelizmente, elas não estão presentes em todos os lugares. Cidades do interior ou em situações precárias não conseguem ter acesso ou condições de chegarem a diversas histórias. E a Livraria Itinerante consegue alcançar locais tradicionalmente marginalizados e privados do acesso à cultura.

Lembrando que muitas dessas experiências não são apenas literárias. Alguns ônibus, por exemplo, tem músicas, jogos e fazem tours pela cidade. Em 2019, um navio chamado “Logos Hope” rodou o Brasil levando um acervo gigantesco e proporcionando diversas formas de entretenimento para quem fosse visitá-lo.

Gostaram de conhecer mais um pouco sobre esse assunto? Deixem nos comentários se vocês já viram alguma livraria assim ou se já compraram com esses livreiros. 

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário