Anúncios
maio 28, 2021

DICAS PARA QUEM DESEJA ADQUIRIR O HÁBITO DA LEITURA

A leitura, infelizmente, não é tão valorizada no Brasil e, nem sempre, é ensinada como um hábito para as crianças, adolescentes e adultos. Isso se dificulta ainda mais quando percebemos o tanto de distração que nós temos atualmente. São redes sociais, streamings, séries, filmes e podcasts, tudo parece tirar a nossa atenção e se mostra mais interessante do que os livros.

Porém, ainda temos pessoas apaixonadas pelas obras impressas e aquelas que desejam entrar neste universo tão inspirador. Então, se você é uma dessas pessoas que querem iniciar no hábito da leitura, conhecer novas histórias e novos autores, este post é seu. Sendo assim, o Livros e Fuxicos resolveu passar várias dicas de como, aos poucos, podemos conhecer esse mundo incrível.

 

DICA 1 – NÃO IGNORE OS SEUS GOSTOS

Isso é super importante para quem quer começar a ler! Comece criando uma mini lista de livros que você já ouviu falar, que tem curiosidade e que são gêneros que você gostaria de acompanhar uma história. Dessa forma, você já tem um caminho e um ponto de partida.

Não adianta querer começar uma leitura por exemplares super famosos ou obras super importantes se não existe um interesse seu ali. Então, não esqueça de listar títulos que possuam assuntos do seu interesse e que existe uma chance maior de você gostar.

 

DICA 2 – TENTE ESTABELECER UM HORÁRIO FIXO PARA A LEITURA

Aqui a gente trabalha com tentativas porque um hábito precisa ser construído e a leitura precisa ser um prazer e não uma obrigação. Por isso, tente criar um compromisso entre você e o seu livro. Qualquer horário disponível é válido, a pausa para o almoço, acordar um pouco mais cedo ou o tempo no transporte público.

Todos esses momentos podem se tornar a sua hora com a sua história. Não precisa ser um período longo, só precisar ser uma rotina. 10, 20 minutos já fazem uma enorme diferença na vida de um leitor.

 

DICA 3 – NÃO TENHA DISTRAÇÕES NO MOMENTO DA LEITURA

Sim, é difícil! Mas, tente não ligar a TV ou ficar lendo perto do celular (a menos que você precise dele para ler, é claro). Se você quer que a leitura realmente faça parte da sua vida, mas não tem tempo, diminuir essas distrações pode ser uma excelente estratégia.

O seu momento com a leitura pode ser uma experiência incrível quando você se dedica inteiramente a ela. Caso contrário, aquela pergunta “o que tinha escrito na página mesmo?” vai ficar sempre rondando a sua cabeça. E isso, infelizmente, pode te ajudar a desistir. E não é o que a gente quer, né?

 

DICA 4 – LEIA LIVROS SIMPLES 

Dentro dos gêneros que você gosta, escolha livros simples e rápidos de serem lidos. Atualmente, os contos e as novelas estão super em alta e são muito recomendados para quem quer manter esse hábito, mas de uma maneira mais fluida.

Então, aderir a eles é uma forma de se entreter, de manter a leitura em dia e começar sem tanta pressão ou histórias mais densas e mais complexas.

 

DICA 5 – CONVERSE COM ALGUÉM

O que mais existe no mundo da literatura são clubes ou grupos que amam conversar sobre as leituras que estão fazendo no momento. Então, exponha isso e trate esse hábito como algo social. Isso pode ajudar, até mesmo, com indicações de outros livros que chamem a sua atenção. Além de também pegar outras dicas com pessoas que podem estar a mais tempo nesse universo.

Outra coisa, se você tiver famílias, amigos e colegas dispostos a ouvirem sobre isso, conversar com eles pode ser uma ótima oportunidade de conseguir companhia e de influenciá-los a fazer parte disso tudo.

 

DICA 6 – TENHA SEMPRE UM LIVRO

Por último, mas não menos importante: Carregue sempre um livro com você! A gente sabe que livros, nem sempre, são fáceis de levar de um lado para o outro. Principalmente quando não temos um lugar para guardar ou quando não sabemos se vamos conseguir ler. Por isso, tente sempre ter uma história guardada no celular ou tablet.

O Kindle é um excelente aplicativo para ter no aparelho justamente para essas ocasiões. Às vezes você está em um local chato, em uma fila de banco ou qualquer outra coisa e ele te salva. Ou seja, além de manter o seu hábito em dia, você tem uma abstração para situações não tão legais.

 

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do post de hoje, enviem para pessoas que desejam começar com esse hábito e também para quem quer melhorar. A leitura é incrível, por isso vamos apresentá-la para todos!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Cássia Lima
    29 maio, 2021

    Agora tenho ainda mais argumentos na hora de tentar fazer meus amigos tomarem gosto pela leitura. Obrigada Pah❤️.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      29 maio, 2021

      Agora eles não escaparão, né Cássia? haha ♥

  • Thalita
    29 maio, 2021

    Dicas simples que são bem valiosas, o que tem me ajudado a manter o ritmo de leitura é estipular um horário de leitura, outra coisa que me ajudou nesse momento de pandemia foi participar de sprints de leitura na twitch, é muito bom para incentivo mútuo.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      29 maio, 2021

      A Twitch é realmente um ótimo estímulo para quem quer focar na leitura e ter um momento apenas para isso ♥