Anúncios
maio 26, 2021

GÊNERO LITERÁRIO – POESIA

A Poesia é um gênero literário considerado como uma forma de expressão muito íntima e marcado pela subjetividade. Ela tem o objetivo de mostrar sentimentos, pontos de vista, sentimentos e, muitas vezes, a própria realidade. Esse gênero permite que as pessoas se expressem de maneira mais aberta e exponha os seus desejos mais profundos através de recursos linguísticos.

Apesar desse post se relacionar à Poesia na literatura, vale lembrar que ela vai muito além disso. A Poesia, por também ser uma forma de expressão, pode ser encontrada na música, na pintura, na fotografia e em várias outras artes que conhecemos.

Falando um pouco sobre a história desse gênero, é possível dizer que a Poesia é anterior até mesmo à história da escrita. Portanto, ela aparece com frequência nos primeiros registros letrados de todas as culturas. A Poesia teve o seu uso em obras super antigas como, Vedas Indianos e Gathas de Zoroasto, escritos há mais de 1000 anos ANTES DE CRISTO. Sem contar os hieróglifos encontrados no Egito e que tem, mais ou menos, 25 séculos também antes de Cristo. Incrível!

Porém, mesmo com todos esses feitos sensacionais, o registro mais antigo de Poesia e que sobrevive até os tempos atuais se chama “Epopeia de Gilgamexe” e foi originada no terceiro milênio antes de Cristo, em Israel . Ela foi feita em Escrita Cuneiforme (“designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha, um objeto em formato de prisma e agudo), em tabletes de argila e depois foi transferida para o papiro.

Além de fazer parte dessas histórias, também temos esse gênero presente na “memorização e na transmissão oral das histórias das sociedades antigas e pré-históricas”. A Poesia se faz, até mesmo, nas situações do cotidiano e isso começou há muito tempo.

Uma expressão muito utilizada para algumas definições da poesia é a “Licença Poética”. Ela é como se fosse uma “permissão” para que o escritor possa se expressar da maneira que quiser, sem precisar seguir à risca a forma culta da língua. Ou seja, é possível escrever palavras de baixo-calão e mudar a ortografia original.

E se, antigamente, as poesias existiam de qualquer forma e em qualquer lugar, hoje não é diferente. Elas já saíram do papel e se encontram nas ruas, nos transportes e na internet. Muitos autores trabalham com esse gênero nas redes sociais postando textos, frases e várias coisas que inspiram as pessoas.

A Poesia Contemporânea está cada vez mais presente e mais visível aos olhos do público. Ela foi reformulada para que se torne comum e não apenas “literatura de gente culta”. A forma como os escritores trabalham a Poesia atualmente, ajuda a dar acesso e mostrar que todos podem ler esse gênero cheio de história e tão querido no universo literário.

 

DIFERENÇA ENTRE POESIA E POEMA

Por último, mas não menos importante, vamos explicar forma breve a diferença entre Poesia e Poema. Como falamos  acima, aqui estamos focando na Poesia em sua forma de gênero literário, porém, ela é muito maior do que isso.

A Poesia é uma forma de expressão. Por isso, ela e o Poema só conseguem estar interligados realmente na literatura. Isso acontece porque o Poema é a forma em que o texto está escrito e a Poesia é o lado emocional desse texto.

Ou seja, quando a Poesia se expressa de outra maneira, não tem como existir Poema.

 

Então, é isso, espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais da história da Poesia e deixem dicas de livros desse gênero tão querido por nós!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário