Anúncios
maio 09, 2021

LIVROS QUE TRAZEM RELAÇÕES ENTRE MÃES E FILHAS(OS)

No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo do mês de Maio. A data tem o intuito de homenagear, com muito carinho e amor, a dedicação, o suporte e todos os sentimentos em que as mães tem pelos seus filhos.

O objetivo da data surgiu nos Estados Unidos, após Anna Jarvis, filha da ativista Ann Jarvis criar um dia para homenagear a sua mãe que morreu no ano de 1905. A partir de então, a comemoração se oficializou em 1914 pelo presidente estadunidense Woodrow Wilson.

Porém, os períodos de festividades relacionados à maternidade já existem desde a Antiguidade! E várias ações do século XIX já são consideradas como precursoras da data. Em 1872, Julia Ward Howe tentou o Mother’s Day For Peace (Dia das Mães Pela Paz), mas esqueceram e ignoraram a sua ideia.

Aqui no Brasil, a data foi oficializada só em 1932 depois de um decreto emitido pelo presidente Getúlio Vargas. O que colaborou para o estabelecimento da comemoração foram os esforços feitos pelo movimento feminista brasileiro. Então, no dia 5 de Maio, o decreto nº21.366 bateu o martelo sobre a data.

Mas esses não foram os primeiros registros de festividade por aqui não. No ano de 1918, existiu uma celebração muito parecida na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Então, mesmo que o feito só tenha prosperado no mundo depois de Anna, é possível perceber o quanto sempre enxergaram a figura materna de maneira importante para a família e para a sociedade no geral.

Por isso, também não poderíamos deixar essa data passar! Nós sabemos o quanto a maternidade tem uma presença muito forte em várias histórias. Relações entre mães e filhas(os) servem de pauta para vários livros. E existe de tudo, filha(o) revoltada(o) com mãe, filha(o) que não desgrudam, filha(o) que precisam ir para longe da mãe. Então, vamos trazer aqui um lista super bacana de livros com essa relação maternal.

Estão preparadas(os)? Aqui embaixo disponibilizamos a capa e a sinopse da obra para que vocês possam analisar e aumentar a lista de desejados!

 

TEMPO DE REASCENDER ESTRELAS

“Anna tem 37 anos, está separada do marido e as dívidas não param de aumentar. Ela se desdobra para manter o trabalho como garçonete em um restaurante e sustentar as filhas, Chloé e Lily, com quem encontra apenas no café da manhã.

Chloé tem 17 anos. Uma adolescente cheia de sonhos prestes a desistir deles. É por meio de seu blog que vamos conhecendo melhor seus planos e desilusões. Lily, 12 anos, está com problemas na escola e o único a saber disso é Marcel, seu diário, e seu ratinho, batizado com o mesmo nome do pai, Mathias, que abandonou o barco quando ela tinha 5 anos.

Quando Anna se dá conta de que suas filhas não estão bem, ela toma uma decisão inesperada: levá-las em um motorhome, rumo aos países da Escandinávia, para ver a Aurora Boreal.

Uma história emocionante sobre as relações familiares, os encontros e desencontros de gerações e, acima de tudo, sobre o amor.”

Editora: Gutenberg l 288 páginas l Compre aqui: Amazon

 

AS ALEGRIAS DA MATERNIDADE

“Nnu Ego, filha de um grande líder africano, é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma “mulher completa”, submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.”

Editora: Dublinense l 320 páginas l Compre aqui: Amazon

 

 

SE NÃO FOSSE VOCÊ

“Morgan e Clara Grant são mae e filha, e aparentemente não têm nada em comum.

Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido.

Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe – ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira.

Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris – marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas.

Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais… e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem?”

Editora: Galera Record l 400 páginas l Compre aqui: Amazon

 

60 DIAS DE NEBLINA

“Uma coletânea de crônicas, palavras que narram o auê do cotidiano, o rir para não chorar, o amor que tira e coloca o chão, as gargalhadas sinceras, as frustrações que descem com o café já gelado. A perfeita bagunça de sentimentos que habita o coração de toda mãe. 60 dias de Neblina, um livro sobre você, sobre mim, sobre a mãe que você esbarra na fila do caixa do mercado. Um livro sobre nós, e sobre essa jornada enlouquecedora, incrível que é a maternidade. Um abraço carinhoso, Rafa.”

Editora: Matrescência l 300 páginas l Compre aqui: Amazon

 

 

QUARTO

“A história que deu origem ao filme O quarto de Jack, com 4 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la.

O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.”

Editora: Verus l 350 páginas l Compre aqui: Amazon

 

Então é isso, espero que tenham gostado! Deixem nos comentários mais livros que contam histórias entre mães e filhas(os) e vamos estender ainda mais essa lista. Comentem também se vocês já leram essas obras e o que acharam!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Érika Silva
    10 maio, 2021

    Quero muito ler “Tempo de reascender estrelas” e “Se não fosse você”.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      10 maio, 2021

      São ótimas leitura! Indicamos muito por aqui ♥