Anúncios
maio 11, 2021

TIPOS DE CAPAS LITERÁRIAS

A capa de um livro é uma das características que chama bastante a atenção de um leitor. Mas, é claro que as condições do mercado editorial local tem influência nessa escolha. Lá fora, existe um modelo de capa que é muito comum e diferente aqui no Brasil que usamos outro com mais frequência.

Por isso, como esse perfil tem a responsabilidade de entreter e ensinar cada vez mais sobre o universo literário, trouxemos uma matéria completa sobre os tipos de capas existentes. Vamos citar e falar um pouco sobre cada uma delas, quais são mais usadas e também as principais características. Então, vamos lá!

 

CAPA HARDCOVER

A Capa Hardcover é a nossa famosa Capa Dura e com uma capa removível chamada de Jacket. Ou seja, normalmente, nessa jacket tem a ilustração, várias informações, sinopse e notas de autores sobre o livro. E, quando tiramos essa capa removível, a capa dura é bem simples, não tem muitas coisas na parte frontal. Algumas levam uma ilustração bem simples e tem o título, junto com o nome do autor, na lombada.

 

CAPA HARDBACK

A Capa Hardback também é Capa Dura. A diferença é que ela contém as informações, ilustrações e todas as outras coisas impressas diretamente na capa. Então, ela não tem uma jacket, está tudo no próprio livro. Uma curiosidade é que, junto com o hardcover, o hardback é o tipo de capa mais usado no exterior. Aqui nós usamos esse recurso, a maioria das vezes, nas edições de luxo por ser um pouco mais caro. Portanto, lá fora é super comum de encontrar e o que predomina nas livrarias.

 

CAPA PAPERBACK

A Capa Paperback é aquela mais comum aqui no Brasil, a capa mole. Nós também conhecemos essa capa como Brochura e, dependendo do formato do livro, ela traz uma “orelha” que é aquele marcador que a gente nunca usa haha

Essas capas são mais baratas no momento da produção e são as mais feitas no mercado editorial brasileiro. Infelizmente, livro aqui é caro, então são produzidas edições mais simples para que possam continuar acessíveis. Mas, independente de tudo, todas possuem uma ótima qualidade.

 

CAPA WIRE-O

A Capa Wire-O é a famosa capa Espiral. Esse modelo quase não tem usabilidade na forma de livro aqui no Brasil, mas algumas poucas vezes encontramos por aí. Nós a encontramos mais em catálogos e portfólios. Futuramente, ela pode crescer muito no mercado e passar a ser vista com mais frequência nas livrarias.

 

CAPA FLEXÍVEL

A Capa Flexível é outro modelo muito difícil de encontrar nas livrarias. Apenas edições muito específicas que as produzem. Mas, esse tipo de capa tem muita semelhança com aquelas da Bíblia que são super dobráveis e ainda assim não deixam marcações e nem machucam o material.

 

CAPA CANOA

Por último, mas não menos importante, temos a Capa Canoa, aquelas muito usadas para livros infantis, que são um pouco brilhantes e conseguem ficar abertas em um ângulo de 180º. Essas capas, normalmente, são grampeadas e esse grampo vai bem no meio do exemplar.

 

Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e aprendido bastante com o conteúdo de hoje. Mas, se tiver mais algum tipo de capa que deixamos passar, comentem aqui paa que outros leitores também possam saber!

Beijos!

 

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Érika
    12 maio, 2021

    Amei o post explicando as diferenças entre os tipos de capas e a foto ficou linda!
    Meus formatos favoritos são de fato os Hardcover e os Hardback mas a maioria dos meus livros são brochura.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      12 maio, 2021

      Esses formatos realmente são incríveis, Érika ♥