Anúncios
junho 07, 2021

O QUE É UM ROMANCE DE ÉPOCA?

Você sabe o que é um Romance de Época? Segundo a Associação dos Romancistas da América, todos os romances possuem uma história de amor central e um final emocionalmente satisfatório. Ou seja, um final digno de coração quentinho! 

Segundo eles, as histórias de romance podem ter qualquer tom e estilo de escrita. Também, podem ser ambientadas em qualquer lugar (ou tempo) e possuírem diferentes níveis de sensualidade. Por isso, a ficção romântica pode ser classificada de várias formas. Isso acontece através de números, gêneros literários, focando nos cenários e nos elementos principais da história.

O que todas elas têm em comum, independente do seu subgênero, é o romance, o casal se apaixonando e o final que vai deixar o leitor feliz. É aí que o Romance de Época entra, como um subgênero dos livros de romance no geral. Mas, até então, sem novidades, né?

Lá fora, todos os livros que se passam em um tempo remoto, períodos antes de 1950, são Romances Históricos. Isso mesmo! Se tem a história de um casal se apaixonando antes desse tempo, pronto! Reviver os costumes do passado é o ideal desses livros. No entanto, sempre com o foco no romance.

Por muito tempo, nós usamos aqui no Brasil também, esse subgênero. Mas, tinha muita confusão com Ficções Históricas mesmo sendo totalmente diferentes. A principal coisa dessas diferenças é que um tem romance e o outro não. E, para não acontecer mais essa confusão, criamos o Romance de Época.

Esse subgênero, nada mais é do que, um livro de romance que se passa em uma época remota. Ou seja, nessas histórias, os hábitos, costumes e políticas típicas de uma época vem apenas como plano de fundo. Essa é uma maneira de desenrolar o crescimento dos personagens. É apenas o cenário do enredo!

Mas, a pegadinha acontece quando percebemos que esses livros de época, apesar de não focarem em fatos históricos, podem sim trazer elementos reais. Eles podem falar de uma guerra, de pessoas importantes naquele período e podem ter embasamentos em coisas que existem.

O grande segredo para pensarmos neste gênero é sempre lembrar que é preciso existir o romance. Vai ter fatos históricos, sejam eles reais ou ficcionais, mas tem que ter romance. Aqui no Brasil, temos o costume de separar Romances Históricos de Romances de Época. Porém, segundo também a Associação dos Romancistas da América, se tem romance, se tem coração quentinho, se tem cenário de época, com muito embasamento histórico ou não, é tudo Romance Histórico e tudo Romance de Época.

Sendo assim, você decide como vai chamar. O importante é sempre lembrar do romance que vai ser o elemento chave do nosso enredo!

Então, gostaram de saber um pouco mais sobre o que é considerado Romance de Época? Deixem aqui nos comentários a definição de vocês. Assim, podemos ver como cada um define esse gênero!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • eliane
    09 junho, 2021

    Olá
    Cá estou eu de novo

    Então as vezes eu me confundia com esses termos .romances de época é fácil de definir .
    Então ficcáo histórica se baseia só na história real correto ?
    Ah outra dúvida. Como se classifica o livro O morro dos ventos uivantes ?

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      09 junho, 2021

      Oi, Eliane! Amamos a sua presença por aqui.
      Isso mesmo, você está correta sobre a Ficção Histórica e, sobre o Morro dos Ventos Uivantes, ele é apenas um Romance, porque foi escrito na época em que se passou, mesmo sendo antigo. Espero que tenha ajudado ♥