Hoje, dia 13 de Julho, é comemorado o Dia do Cantor! Como não existe uma lei que considere a data oficial, algumas pessoas comemoram também no dia 27 de Setembro. O canto é uma das 7 artes da nossa sociedade e que, além do talento, exige muito estudo para manter a voz como se deseja.
Para quem deseja seguir nessa carreira, existem diversos estilos que podem ser seguidos. Um deles é o rock que, na mesma data, também tem a sua comemoração. Sim, dia 13 de Julho é comemorado o Dia Mundial do Rock e isso também influenciou no Dia do Cantor.
Por incrível que pareça, muitas pessoas não consideravam o canto como profissão. Até que, em 22 de Dezembro de 1960, foi criada a Ordem dos Músicos do Brasil. Ela foi regularizada pela Lei nº 3.857 e, a partir de então, a sociedade teve que aceitar que cantar é uma profissão sim!
E, como sempre, não poderíamos deixar passar essa data de profissionais que, através das músicas, alegram tanto os nossos dias e nos ajudam a passar por diversos momentos complicados. Por isso, preparamos uma lista de livros que trazem cantores, bandas e músicas como tema da história. Tá curiosa(o) para conferir? Então, rola pra baixo que vamos fazer várias indicações!
DAISY JONES & THE SIX
“Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora.
Esta é história de uma menina de Los Angeles que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu ― o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas ― quando um produtor apostou (certo!) que juntos poderiam se tornar lendas da música.
Neste romance inesquecível narrado a partir de entrevistas, Taylor Jenkins Reid reconstitui a trajetória de uma banda fictícia com a intensidade presente nos melhores backstages do rock’n’roll.”
Editora: Paralela l 244 páginas l Compre aqui: Amazon
NA HORA DA VIRADA
“Bri é uma jovem de dezesseis anos que sonha se tornar uma das maiores rappers de todos os tempos. Ou, pelo menos, ganhar sua primeira batalha. Filha de uma lenda do hip-hop underground que teve o sucesso interrompido pela morte prematura, Bri carrega o peso dessa herança.
Mas é difícil ter a segurança de estrear quando se é hostilizada na escola e, desde que sua mãe perdeu o emprego, os armários e a geladeira estão vazios. Então, Bri transforma toda sua ira em uma primeira canção que viraliza… pelos piores motivos! No centro de uma controvérsia, a menina é reportada pela mídia como uma grande ameaça à sociedade.
Mas com uma ordem de despejo ameaçando sua família, ela não tem outra escolha a não ser assumir os rótulos que a opinião pública lhe impôs. Na hora da virada dá aos leitores de Angie Thomas outra protagonista pela qual torcer. É uma história sobre lutar por seus sonhos e também sobre a dificuldade de ser quem você é, não quem as pessoas querem que você seja.”
Editora: Galera Record l 378 páginas l Compre aqui: Amazon
A MÚSICA QUE MUDOU A MINHA VIDA
“A vida de Audrey Cuttler não tem sido a mesma desde que aquela música chegou ao topo das paradas. Ela só queria ir a shows, andar com seus amigos e, talvez, arrumar um encontro com o gatinho do trabalho, mas agora Audrey é… famosa!
Tudo por causa da música que seu ex-namorado fez sobre o rompimento dos dois – o hit do momento, quer dizer, um desastre! Agora, está na hora da Audrey contar o seu lado da história.”
Editora: Galera Record l 368 páginas l Compre aqui: Amazon
K-POP CONFIDENCIAL
“Candace Park sempre interpretou o papel do estereótipo da garota americana-coreana certinha, estudiosa e que toca um instrumento clássico. Mas ela guarda segredos: sabe cantar muito bem e ama K-pop. Quando Candace participa secretamente de uma audição de uma das maiores produtoras de K-pop do mundo, a última coisa que espera é conseguir um lugar em seu tão cobiçado programa de trainees na Coréia.
Sob a supervisão dos rigorosos instrutores na sede da gravadora em Seul, Candace passa seus dias e noites aperfeiçoando suas habilidades de performance, aprendendo a falar coreano fluentemente e lidando com a complexa hierarquia e regras da indústria, tudo ao mesmo tempo. A regra número um? NADA DE NAMORO, o que parece fácil… até ela conhecer seu idol favorito e um trainee perfeito.
Quando Candace se envolve em um escândalo que incendeia o fandom de K-pop do mundo todo, ela tem que decidir se fazer parte do girl group mais hypado de K-pop de todos os tempos vale arriscar suas amizades, seu futuro e tudo em que ela acredita.”
Editora: Globo Alt l 368 páginas l Compre aqui: Amazon
PAIXÃO, DROGAS E ROCK’N’ROLL
“Brian Blue é vocalista e líder de uma das maiores bandas de hard rock do início dos anos 90 e Vicky é uma adolescente brasileira. Desse encontro improvável, nasce uma história de amor. Daniela Niziotek aborda as dificuldades e concessões enfrentadas para a concretização dessa relação quando um fato trágico se interpõe, mudando para sempre a vida dos personagens.
A autora fala das belezas e dores humanas, trazendo à tona, em meio a uma torrente de sentimentos, os bastidores do mundo do rock. Um mundo de muito glamour, mas também de desencanto e impossibilidades. Brian e Vicky vivem e sofrem os dilemas do amor e da paixão, da insensatez e da lucidez, da luta para fazer prevalecer a razão em um universo cheio de contradições.”
Editora: Maquinária l 192 páginas l Compre aqui: Amazon
RITMO ENVOLVENTE
“Ashton Ray é o vocalista da Dominium, uma das maiores bandas de rock da atualidade e aproveita ao máximo o que a vida de rockstar oferece: festas, mulheres e brigas também. Em seu último excesso, Ash se viu diante um problema maior, um processo que pode destruir sua imagem e a da banda. Festas estão proibidas e manchetes vetadas!
Julia Foster é uma mulher determinada a ter o que deseja: uma família e uma carreira de sucesso. Grávida e trabalhando como estagiária em uma grande firma de advocacia, Julia vê as coisas saírem do eixo ao ter que mudar sua vida para vigiar o astro do rock arruaceiro e auxiliar em sua defesa diante dos tribunais. Para vencer o caso ela precisará mantê-lo na linha, porém, ao contrário do que imagina, será muito mais complicado controlar seus próprios instintos.
Acompanhe a historia desse casal completamente oposto em meio a muito rock, romance e bem… roupinhas de bebê.”
Publicação Independente l 331 páginas l Compre aqui: Amazon
Então, gostaram das nossas indicações? Se vocês conhecerem outras histórias que trazem essa temática, deixem aqui nos comentários para que essa lista fique ainda maior!
Comente via Facebook