Anúncios
julho 15, 2021

TIPOS DE EDIÇÕES DE LIVROS

Olá, pessoal! Tudo bom vocês? Então, mês retrasado viemos aqui e falamos um pouco sobre os tipos de capas existentes no mundo literário. Agora vamos falar um pouco sobre os tipos de edições existentes dos próprios livros.Sempre observamos que tem aquele menor, mais fino, às vezes um tem capa dura, outras vezes não e por aí vai. Pois é, existem diversas versões nesse universo tão vasto que amamos. 

Essas edições variam de material, preço e também de tamanho. Por isso, hoje vamos tirar todas as dúvidas que vocês possam ter entre elas e te ajudar a diferenciar na hora que for adquirir uma obra. Então, vamos aos formatos!

 

BROCHURA

Esse é o formato mais comum e mais encontrado aqui no Brasil. Quase todas as editoras fazem publicações nessas edições. O livro de brochura é denominado de acordo com a forma em que ele é composto, por exemplo, a sua forma de encadernação pode ser colada ou costurada e o tamanho varia entre 22,8 x 15,6 e 20,8 x 13,8. Essas características vão alternando de acordo com cada editora.

A capas de edições assim são moles e contém 2 orelhas, uma no início e outra no final. Em relação ao papel, as editoras utilizam o de tonalidade off-white (Pólen ou Avena), que são as páginas amareladas. Mas, o offset (páginas bancas) também é muito usado por pequenas editoras por conta do seu baixo custo.

 

ECONÔMICA

A edição econômica é feita com materiais mais simples e, dessa forma, o valor final acaba ficando mais acessível. Por isso que leva este nome! Em relação a tamanho, a versão pode variar bastante, junto com o tipo de papel que é utilizado na produção. A encadernação é brochura também, porém sem costura, apenas colado. Isso acaba dificultando a conservação dos livros já que, futuramente, as páginas podem começar a desprender.

Mas, as características fundamentais e que definem a versão econômica são: a falta de orelha na capa, a diagramação do texto que é menos espaçada e contém letras super pequenas para que a história toda caiba em um espaço menor e a cor das páginas que podem ter grandes chances de serem brancas. Justamente por conta do custo reduzido.

 

LIVRO DE BOLSO OU POCKET

O nome da edição já é bem sugestiva de como pode ser o livro. Os livros de bolsos, em alguns casos, realmente cabem em bolsos por serem super pequenos e finos. O tipo de encadernação feita nele também é brochura e com páginas coladas. O papel utilizado é de gramatura fina e offset, mais uma vez por conta do custo. Porém, algumas editoras, como a L&PM, trabalham com edições assim e de alta qualidade.

A diagramação também é bem apertada, com margens super estreitas e a fonte menor. Neste caso, ainda menor que a versão econômica por causa do tamanho da edição. Em compensação, os livros de bolso costumam ser os mais baratos de todos, justamente por conta das economias feitas na hora de produzir a obra.

 

SLIM

A edição slim é a mistura perfeita entre a brochura e a econômica! Ela é uma versão mais fina e mais enxuta que a original, porém com uma ótima qualidade de produção. Comumente, a primeira versão daquela história saiu em uma edição bem maior e a slim vem para diminuir o tamanho dela (lembrando que nada é cortado no livro, estamos falando do lado físico mesmo).

Então, essas versões acabam sendo um pouco mais baratas e acessíveis por conta disso. Mas as capas vem com orelhas, a diagramação é excelente e as páginas são amareladas. A empresa que começou a trazer livros assim aqui para o Brasil foi a Editora Arqueiro. Eles possuem o Pop Chic, um formato que define perfeitamente a Slim.

 

CAPA DURA

E chegamos naquela edição que todo mundo ama, a capa dura! Eles elevam o nível de todos os tipos de livros que podemos conhecer. Essas versões são altamente luxuosas, com uma alta qualidade e também com um alto valor haha. As capas podem ser Hardcover ou Hardback. A Hardcover vem acompanhada de uma jacket, uma capa de papel que contém todas as informações da história. E a Hardback vem com essas informações impressas na própria capa dura.

A encadernação deles é feita somente com costura, o espaçamento é excelente, as letras possuem um tamanho bom para leitura e as páginas são off-white, ou seja, amareladas. Sobre o tamanho dos livros de capa dura, é sempre incerto. Assim como temos edições enormes, podemos ter também o tamanho de um livro de bolso (como a Editora Zahar) e até mesmo a medida da versão de brochura.

Mas nem tudo é o paraíso, meus amores! Muitos leitores falam com recorrência do peso de formatos assim. Realmente, uma edição de capa dura pesa muito mais que as outras. Então, haja braço!

 

EDIÇÃO DE COLECIONADOR OU DE LUXO

Por último, mas não menos importante, e já puxando o assunto do tópico anterior: vamos falar das edições de colecionador! Ela vem em um formato super elaborado, com características que agradam os fãs/leitores e fazem eles se identificarem com aquilo.

Normalmente, essas versões são comemorativas por algum motivo. Ou por ser de aniversário, ou por sucessos de venda, ou por ser limitada. A produção delas varia bastante. A maioria é de alta qualidade, com páginas excelentes, capas duras e algumas características extras como, fitilho. Mas, em algumas edições, podem conter folhas finas demais e não tão boas assim. É bem raro, mas pode acontecer!

 

Então é isso, eu espero que vocês tenham gostado da nossa matéria de hoje. Deixem nos comentários qual é a edição que você mais gosta e qual mais tem na sua estante!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Luciana
    27 julho, 2021

    Gosto do livro de brochura e também é o que mais tenho na minha estante.
    Não gosto de livro de capa dura, acho desconfortável para ler.
    Tenho apenas um livro na versão econômica : )

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      29 julho, 2021

      Os livros de brochura são os mais comuns aqui e são ótimos para ler também! Capa dura realmente pode ser um pouco desconfortável haha