julho 01, 2021

GÊNERO LITERÁRIO – FICÇÃO CIENTÍFICA

Quem aqui gosta de Ficção Científica? Hoje vamos trazer algumas informações sobre o gênero e toda a história dele, desde o início até os tempos atuais.

Bom, a Ficção Científica é um gênero derivado da Ficção Especulativa. Ela lida com assuntos ficcionais e imaginativos de como a ciência, a tecnologia e outros aspectos parecidos podem interferir na sociedade e nos seus indivíduos. Normalmente, ocorre no período do século XIX. Ela evita usar elementos  sobrenaturais, fantasiosos e se inspira em fatos para criar esse universo de ficção.

O enredo de histórias desse gênero pode variar entre diversas possibilidades como, viagem no tempo, viagem espacial, universos paralelos, vida fora da terra e, até mesmo, totalitarismo. A obra considerada precursora deste movimento foi Frankenstein, lançada em 1818 e primeira a separar a ciência do lado místico para criar um cenário.

Uma coisa unânime entre leitores e escritores é que a Ficção Científica tem que conter informações concretas de fatos, princípios e tendências da área, mesmo podendo ser algo improvável. As ciências apresentadas não precisam ser apenas de Exatas, mas também podem ser antropológicas, teológicas, sociológicas e filosóficas.

A história da Ficção começou lá no século II d.C, quando a mitologia, a religião e a história estavam totalmente entrelaçados. História Verdadeira, obra de Luciano de Samósata, é considerada a primeira no gênero, mas gera inúmeras discussões a respeito disso. Apesar de ter várias características que destacam o livro desta forma, nenhuma delas é baseada em fatos científicos, porque a ciência moderna ainda não existia. Porém, independente de tudo, não podemos negar que foi um primeiro passo para que surgissem outras obras parecidas.

Depois dessa era, no ano de 1620 foram surgindo os primeiros resquícios de estudos da ciência. Em paralelo a isso, mais escritos acabaram sendo lançados e isso auxiliou na evolução do gênero. Somnium de Johannes Kepler foi um dos maiores exemplos.

No século XIX as tecnologias começaram a aparecer e, consequentemente, foram introduzidas nas histórias de Ficção Científica. Algumas delas foram o telégrafo e as diversas formas de meios de transportes. Frankenstein (já citado anteriormente) e The Last Man foram livros que criaram um enorme território para que o gênero viesse com ainda mais força. A partir de então, outro clássico foi lançado na Inglaterra: A Guerra dos Mundos. Além disso, o país começou a usar o termo “romance científico” para nomear histórias com esses assuntos.

No Brasil, a primeira faísca de Ficção Científica surgiu 1868 com uma sátira política chamada “Páginas da história do Brasil, escritas no ano de 2000”. Ela ficou durante 4 anos sendo publicada no jornal O Jequitinhonha. E, em 1875, foi lançado O Doutor Benignus, um livro de Augusto Emílio Zaluar.

Desde então, o gênero só cresceu ainda mais e tomou proporções absurdas. Os quadrinhos dominaram esses assuntos e, até os dias de hoje, fazem um enorme sucesso. Histórias como “Os Vingadores”, “Star Wars” e “Star Trek” ganharam milhares de fãs e várias adaptações para outros modelos de mídia. Um autor que se destacou bastante também nessa época foi o Isaac Asimov com a sua mais famosa obra “Eu, Robô”.

Nos dias atuais, muitas obras antigas começaram a conquistar os leitores e despertaram ainda mais o interesse das editoras em trazer essas histórias para cá. “O conta da Aia”, “Flores para Algernon”, “Matéria Escura” e “Duna” são exemplos que não saem dos mais vendidos.

“Fantasia é o impossível tornado provável. Ficção científica é o improvável tornado possível.”

Então, gostaram de saber um pouco mais sobre a Ficção Científica? Deixem aqui nos comentários se vocês já leram algo do gênero, se já ouviram falar desses livros ou se tem algum preferido!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Maria Rita
    03 julho, 2021

    Muito legal saber mais sobre esse gênero, não é meu preferido mas já li algumas obras. Vejo que as distopias tem feito muito sucesso, como o conto da Aia por exemplo. O principal medo é que a distopia não esteja assim tão distante né? Muito legal o post, beijos!

    • Redação Livros & Fuxicos
      03 julho, 2021

      E essa é a característica principal do gênero, Maria! São histórias baseadas em coisas que não aconteceram, mas baseado em algum fatos se mostra possível de acontecer. O Conto da Aia, infelizmente, traz uma realidade assim! Obrigada pelo carinho ♥