Anúncios
setembro 01, 2021

GÊNERO LITERÁRIO – AUTOAJUDA

A Autoajuda é um gênero muito consumido no momento atual. Ela é composta por várias obras que tem o objetivo de fazer os leitores pensarem nos próprios problemas ou que tem o desejo de aprimorar algumas habilidades. Para que isso aconteça da melhor forma, os livros de autoajuda oferecem soluções e caminhos que as pessoas podem seguir.

Os conteúdos deste gênero gira em torno de apresentar acontecimentos da vida humana nos aspectos mais diversos possíveis. Entre eles estão questões sociais, profissionais, emocionais, espirituais, entre outros. Nas obras contém textos que aconselham e oferecem estratégias para a vida. Além disso, alguns deles podem ser considerados verdadeiros guias para se obter sucesso em uma categoria.

A Autoajuda promove uma discussão e dois pontos de vista entre grupos de especialistas. O primeiro defende a teoria de que os textos do gênero possuem um caráter educativo e oferecem um tipo de manual para viver bem. O outro grupo traz o fato de que essa literatura pode ter um teor filosófico e psicológico, a fim de fazer com que o leitor tenha a possibilidade de autoreflexão.

Mesmo com a diferenciação de conceitos, ambos os grupos concordam que a Autoajuda tem um ponto pedagógico e instiga o leitor a se comportar de formas novas e diferentes perante aos seus problemas. Isso contrapõe totalmente as pessoas que acham que o gênero é inferior por não ter embasamento em nada intelectual.

O que acontece é que, a formação aberta dos textos permite que escritores exponham as suas opiniões e as suas experiências para que os leitores se inspirem. Tem autores que escrevem com argumentos de diversas áreas, mas tem aqueles que apenas pegam fatos da sua vida e resolvem compartilhar.

E, a cada dia que passa, o gênero tem investido nessa linha mais pessoal e intimista. Ela entrega uma variedade de enredos e aproxima o leitor do dono da obra. Muitas vezes, as pessoas preferem ler histórias reais do que situações que possuem fundamentos filosóficos.

Por fim, todos sabem o quanto a Autoajuda vem crescendo de maneira surreal em todo o mundo. Cada vez mais as pessoas estão tendo momentos de superação para compartilhar ou dicas de como melhorar a vida financeira. Especialistas em determinadas áreas estão se arriscando na literatura e estão conseguindo passar esses conhecimentos para frente.

Então, espero que tenham gostado da matéria de hoje! Nós estamos fazendo uma série super legal sobre os gêneros literários por aqui e você pode sugerir mais algum nos comentários. Quem sabe a gente não produz algo sobre ele?

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Márcia Colaço
    02 setembro, 2021

    Eu já li dois ou três livros de auto ajuda, mas só um deles é que conquistou o meu coração que é um livro de uma autora portuguesa que está a viver nos Emirados Árabes Unidos e, hoje em dia, e tirou diversas certificações nas áreas de nutrição, saúde holística, yoga, meditação, espiritualidade, coaching e desenvolvimento pessoal, trabalhando hoje com essas áreas. Essa autora é a Inês Numes Pimentel e até tem um postcast no soundclaud e noutras plataforma. Recomendo muito o livro desta autora. Fez-me pensar muito.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      02 setembro, 2021

      Que coisa boa, Márcia! Muito obrigada pela dica 🙂