Anúncios
outubro 27, 2021

DICAS DE LIVROS DE POESIA

O Dia do Poeta foi celebrado em 20 de Outubro e é uma data que busca homenagear os profissionais que, através da sua criatividade e sensibilidade, escrevem versos e poesias magníficas. Isso acalenta a nossa alma e enriquece cada vez mais o universo da literatura!

Essa data não tem um caráter oficial, mas foi escolhida por conta de um acontecimento muito especial para o grupo. No ano de 1976, neste mesmo dia, surgiu o Movimento Poético Nacional na casa de Paulo Menotti Del Picchia. Ele era jornalista, romancista, advogado, pintor e também poeta.

Mas, mesmo o Dia do Poeta não sendo uma data registrada, existem outras que são interligadas e estão presentes na constituição sim! O Dia Nacional da Poesia, celebrado em 31 de Outubro, é oficializado pela lei 13. 131 desde 13 de janeiro de 2015 e escolheram em homenagem ao nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Além disso, temos o Dia Mundial da Poesia, em 21 de Março, que foi criado pela UNESCO no ano de 1999.

Por isso, em homenagem a todas essas datas juntas e misturadas, vamos trazer indicações de livros de poesias para vocês! Então, se você gosta de obras deste gênero, pela o papel e a caneta (ou o bloco de notas do celular) e anote todas as nossas dicas de hoje!

 

OUTROS JEITOS DE USAR A BOCA

“Outros jeitos de usar a boca é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e feminilidade. O volume tem uma divisão de quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Esse livro transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles.”

Link: https://amzn.to/2YkZhRQ

 

A PRINCESA SALVA A SI MESMA

“É um livro sobre resiliência e, sobretudo, sobre a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes. Esta é uma obra sobre amor, perda, sofrimento, redenção, empoderamento e inspiração. Dividido em quatro partes (“A princesa”, “A donzela”, “A rainha” e “Você”), o livro combina o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século XXI com delicadeza, emoção e contundência.”

Link: https://amzn.to/3AggcSK

 

PARA TODAS AS PESSOAS INTENSAS

Iandê sempre fala que esse livro é para pessoas que sentem demais! O próprio título já entrega tudo, não é mesmo? Aqui temos textos que falam sobre diversos tipos de sentimentos e também como podemos lidar com o outro (já que não possuímos poder e controle sobre tudo). Iandê é cirúrgico nas palavras e isso traz uma sensação de consciência e aconchego para quem faz a leitura!

Link: https://amzn.to/3FjAsGY

 

POESIA QUE TRANSFORMA

“Esse livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural. Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.”

Link: https://amzn.to/3mw3gDF

 

MEU CORPO VIROU POESIA

“Formado por quatro partes ― cabeça, garganta, pulmão e ventre ―, este livro é um mapa. Um mapa que leva Bruna de volta à escrita e a si mesma. São relatos reais, repletos de lembranças, aprendizados e cicatrizes, que agora deixam o corpo da autora para encontrar o seu, em forma de poesia. Ao tocar em temas como autoestima, amizade feminina e relacionamentos (com o outro e sobretudo consigo mesma), Bruna olha para dentro e nos convida a percorrer nestes versos nossa própria viagem de autodescoberta.”

Link: https://amzn.to/3uLi84L

 

O LIVRO DOS RESSIGNIFICADOS

“Antes aprisionadas na formalidade dos dicionários, palavras como “girassol”, “Deus”, “sonho”, “tatuagem”, “cafuné” e muitas outras são libertadas por Akapoeta neste livro. Elas são repensadas a partir das experiências pessoais do autor, de vinte anos, e de sua geração, mesclando romantismo bem resolvido, paixão, isolamento e um dia a dia que respira tecnologia e cultura pop.”

Link: https://amzn.to/2WKaRFH

 

JAMAIS PEÇO DESCULPAS POR ME DERRAMAR

Esse livro traz muitos versos sobre a vivência da autora e como ela enxerga o mundo ao seu redor! Como professora, mulher preta e poeta, Rayane Leão “procura sutileza, mesmo na correria”. Isso proporcionou essa grande obra para todos nós! Além de gerar uma grande identificação com várias outras pessoas que também precisam ler as suas palavras de amor e conforto.

Link: https://amzn.to/3uHB1FP

 

EU TENHO SÉRIOS POEMAS MENTAIS

Essa é uma obra totalmente intimista, onde o Pedro Salomão expõe suas dores, suas vulnerabilidades e tudo o que está presente dentro de si. Ele utiliza palavras fortes, impactantes e também necessárias que tocam o leitor de uma forma única. A gente acaba se identificando com vários trechos deste livro e isso torna a leitura ainda mais especial. Vale super a pena!

Link: https://amzn.to/3ldlHNV

 

TODAS AS FLORES QUE NÃO TE ENVIEI

“Todas as flores que não te enviei trata de sentimentos, inclusive aqueles que lutamos para esconder, mas que estão ali, esperando o momento exato para serem libertos. A inspiração dos poemas de Felipe Rocha chega através da sua imaginação e da sensibilidade, e também da percepção de tudo que está ao seu redor.”

Link: https://amzn.to/3iwtIvC

Ufa, muitos livros incríveis de poesia e que estão prontos para vocês adquiriem! Gostaram das nossas dicas? Deixem nos comentários se vocês têm outras obras para indicar também. Ou, se você já leu algum desses, conta aqui pra gente!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário