Anúncios
outubro 12, 2021

DICAS DE LIVROS INFANTIS

Amanhã é o Dia da Criança e, em homenagem a esta data, vamos trazer uma listinha muito pedida aqui no Livros e Fuxicos. Hoje teremos dicas de livros para você ler com o seu filho, neto, sobrinho e também para quem deseja presentear esses serzinhos tão especiais nas nossas vidas.

Introduzir a leitura na infância é muito importante e traz vários benefícios futuros à quem desenvolve este hábito desde cedo. É claro que não podemos forçar uma criança a ler, isso jamais, gente! Mas, é válido deixar livros pela casa, separar um momento do dia para ler com ela e ter esse contato mais próximo mesmo.

Então, montamos uma matéria com tipos de livros e indicações de histórias super bacanas para quem tem dúvida sobre como começar e quais apresentar para essas pessoinhas. É quase um passo a passo de como começar com os bebês. Lê esse post até o final e depois nos conta o que achou!

 

LIVRINHOS DE TECIDO

Essas são dicas certeiras para os bebês! Como eles ainda não possuem firmeza, coordenação motora e tanto entendimento para distinção, os livrinhos de pano são ótimos! Eles estimulam outros sentidos como a visão, o tato e audição da criança, porque tudo neles é sensorial. Eles possuem muitas interações, com sons e texturas diferentes.

 

LIVRINHOS DE BANHO

Tem algumas pessoas que utilizam os livros de tecido no banho também, mas tem os que são devidamente apropriados para isso. Os livrinhos de banho possuem um material diferente (parecido com aqueles materiais feitos para bóias) e é bom para quando a criança começa a fase de morder e querer colocar tudo na boca. É um material que não machuca, é perfeito para se divertir e fazer farra na banheira, além ensinar. Tudo ao mesmo tempo!

 

LIVROS CARTONADOS

Esses livrinhos são bem grossos, então a criança não vai rasgar (já que é uma fase em que ela quer tocar e explorar tudo), e ela vai aprender a passar a página. São produtos que também trabalham bastante o tanto do bebê e já tem um pouco mais de texto que os outros. Isso acontece para que ela possa ir se familiarizando com as palavras, por mais que não consiga ler ainda.

 

LIVROS DE ABA

São livros TOTALMENTE interativos. Eles possuem várias abinhas do lado interno do livro e a criança pode abrir, pegar, dobrar e várias outras funções. É um bom produto para estimular as atividades e a coordenação motora, já que ela vai mexer, remexer e tentar descobrir as coisas da história. Tem uns que também são cartonados e bem resistentes.

 

LIVROS COM HISTÓRIAS

Aqui entra a categoria de livros infantis que vocês mais pedem indicações. Esses livros são indicados para crianças com mais de um ano porque elas já começam a entender mais as palavras, as ações e o que nós queremos dizer. Além disso, são livros super frágeis, com a página mais mole e mais fácil de rasgar. Mas, lembrando que é válido deixar a criança explorar, tá bom? Mesmo correndo esses riscos. Compre os livros para ela e deixe-a descobrir tudo!

 

LIVROS MUSICAIS

Por último, uma ótima dica de investimento são os livros musicais. Neste produto você consegue apresentar sons reais para as crianças. Por exemplo, em um livrinho de animais, você tem o barulho que os bichinhos fazem. Tem o cachorro latindo, o cavalo relinchando, a vaca mugindo, e por aí vai. Dessa maneira, a criança já associa os textos aos sons!

Então é isso, espero que vocês tenham gostado e que as indicações tenham ajudado bastante! Lembrem de compartilhar esse post para pessoas que também estão precisando de dicas e para quem tem vontade de introduzir a literatura na vida das criancinhas!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário