Anúncios
novembro 12, 2021

RESSACA LITERÁRIA: O QUE É E COMO SAIR DELA?

Sabe aquele momento em que você fica muito tempo sem ler? E que você não consegue se envolver com nenhum livro? O nome disso é: Ressaca Literária! Hoje, vamos tentar entender um pouco de como fugir desses hiatos sem leitura.

Ressaca Literária, nada mais é do que aquele momento em que você não consegue ler! Seja porque você ainda está preso no último livro que você leu, e nenhuma história parece tão boa e tão envolvente. Ou, seja porque você começou a ler um livro, ele te deixou empacada e agora não consegue mais ler.

É como se fosse, realmente, uma ressaca. Aquele momento que te deixa de cabeça doendo, olhos pesados e não consegue sair do lugar. Tem gente que fica dias, semanas e tem leitor que já ficou mais de 6 meses sem encostar em um livro. E eu digo para vocês, é normal e pode acontecer!

O mais importante é você entender o motivo de estar com a Ressaca Literária. Por aqui, já passamos alguns momentos assim e, quando isso acontece, é bom parar, respirar e se questionar o porquê daquilo. Às vezes, sua rotina pode estar muito corrida, você está trabalhando demais, estudando demais e quando tem um tempo livre, só quer deitar e descansar. E tá tudo bem!

Também pode ser emocional, nos sentimos pressionados a ler e aí só piora. Porque, todo livro que você pega, realmente não funciona. Dessa forma, vai ficando cada vez mais ansioso por não conseguir engrenar na leitura e isso gera uma bola de neve gigantesca.

Ou, pode ser que você esteja mudando de gosto literário, sabia? Você lê muito de um tipo de livro ou um tipo de escrita e aí, de repente, quando você vai ler mais, não consegue! Nós ficamos um tempão tentando, mas as leituras não andam, exatamente porque podemos estar cansados desse gênero.

Lembrando que, para sair da Ressaca, você precisa entender o motivo! Então, olha para a sua rotina, olha para dentro e tenta entender porquê você não está conseguindo ler.

Depois disso tudo, a nossa dica é: Tira um momento para sentir saudade! Parece engraçado falar assim, mas é real. Sabe quando você está em um namoro, mas precisa de um tempinho longe para sentir saudade e sentir vontade de ver a pessoa de novo? Faz a mesma coisa com os livros! 

Se você forçar a leitura, é pior. A probabilidade do livro te fazer mal e você não gostar, é gigantesca. Então, para de ler, fecha o exemplar e deixa ele guardadinho para pegar em outro momento. Tudo bem você não estar conseguindo manter esse hábito, tudo bem não estar se sentindo envolvido ou preso com a história! Por isso, tira um tempo e deixa o seu corpo e mente voltarem ao equilíbrio sem cobrança!

Tirou esse tempo para você? Então, é hora de fazer outras coisas legais! Assiste um filme ou uma série dos seus gêneros literários favoritos e escuta músicas que te lembram livros que você gosta. É esse o momento! Tira um tempo para curtir outras formas de entretenimento, para sair com os amigos (sem ficar na preocupação de voltar para ler) e fazer coisas que te lembram da leitura.

Agora, a dica mestra é: Procure livros rápidos de ler! Nós, às vezes, gostamos de histórias mais substanciais, exemplares grandes, densos, que falam sobre vários temas importantes e que nos fazem refletir. Mas, neste momento de Ressaca, tente procurar livros fluidos, clichês, de poucas páginas e que envolvem logo de cara.

Sabe por quê? Uma das coisas da Ressaca é aquela sensação de fadiga, quando você começa a ler uma história, e ela não caminha. Então, procure aqueles que podem te prender do começo ao fim. Quando você passa dessa fase, pode continuar com os livros curtinhos ou pode ganhar confiança para voltar a ler os mais densos e com mais páginas.

Para finalizar, quer dicas de livros rápidos de serem lidos e que podem te ajudar a sair da Ressaca Literária? Vamos deixar 2 vídeos que saíram no canal com listas de obras clichês, divertidas e fluidas:

Então, gostaram do post de hoje? Quem aqui já passou por isso? E qual livro vocês leram para sair desse momento? Conta para a gente nos comentários!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário