Anúncios
dezembro 10, 2021

ACABAMENTOS DE UM LIVRO

Vocês sabem o quanto nós somos apaixonados pelos livros e todos os processos que envolvem a sua criação. Vários detalhes que vêm estampados no exemplar, com o intuito de deixá-lo mais bonito e completo, possuem uma nominação. Às vezes, não sabemos sobre aquele alto-relevo na capa, ou aquela textura que a gente acha incrível quando reflete a luz.

Sendo assim, preparamos esse post com várias características do acabamento de um livro, com o intuito de compartilhar essa informação com todos vocês. Dessa forma, ficamos ainda mais por dentro do universo literário e identificamos esse fatores toda vez que pegarmos um exemplar em mãos. Vamos lá?

 

REFILE

É o acabamento necessário para a finalização dos impressos. Ele vai agir na hora do corte e vai fazer as bordas das páginas do livro. Ele vai eliminar as margens e as marcas de impressão que sempre tem no arquivo que a editora envia para a gráfica. Vai uniformizar as folhas do mesmo tamanho, como se tivesse feito um corte linear. 

E é uma etapa final da produção, que determina o formato do impresso. Por isso, é tão importante esse acabamento. Porque, sem ele, pode ser que o nosso livro fique em formas diferentes, as páginas fiquem desalinhadas e algumas marcas do corte aparecendo. O que deixaria a obra bem feia haha

 

LAMINAÇÃO FOSCA E LAMINAÇÃO BRILHO

Essa laminação vai dar, ao aspecto da capa, um aspecto de fosco ou de brilhante. Isso fica bem visível nos exemplares. A capa fosca, literalmente, passa a sensação de algo mais áspero. A capa brilhante é aquela que, quando exposta à luz, reflete bastante e passa essa sensação de brilho mesmo.

Outra curiosidade é: Quando o livro vai ficando mais desgastado, nas extremidades da capa vai soltando um plástico transparente, não é mesmo? Aquela é a laminação, que proporciona o acabamento para a capa.

 

VERNIZ LOCALIZADO

Esse é bem famoso aos nossos ouvidos! O verniz é, simplesmente, quando o livro traz um local meio brilhante (grande parte tem alto-relevo, mas não é sempre). Pode vir no nome do autor, no título ou, até mesmo, em uma imagem. É bem comum ser utilizado no mercado editorial e deixa o livro bem mais bonito!

 

SOFT TOUCH

Outra coisa que falamos bastante é sobre o soft touch! Essa é uma característica bem gostosa e passa aquela sensação de emborrachado na capa. Como se fosse um veludo. É bem comum também encontrar esse acabamento nas editoras e fica lindo. Porém, como nem tudo são flores, um defeito é que ele pode ser danificado com facilidade. Se o leitor estiver com a mão molhada ou suja, pode deixar a capa marcada.

 

ALTO E BAIXO RELEVO

Nada mais é do que algumas “montanhas” na capa. A de baixo relevo, você vai passar a mão e vai estar decalcado para baixo. A de alto relevo, para cima. Esses mínimos acabam encarecendo o produto, mas também os deixam super bonitos.

 

HOT STAMP

Outra característica legal para ser falada aqui é o hot stamp. Ele é denominado por aquelas partes cintilantes que nós vemos nas capas. Normalmente, eles são dourados e prateados. Mas, é comum você encontrar em outras cores também! A saga que é bem famosa por esses hot stamps é Harry Potter na edição brasileira (tão bonito, porém a autora…).

 

LUVA

As luvas são como um box para apenas um livro. Elas são tipo caixinhas que servem para proteger o exemplar de poeira, umidade e das reações do tempo. Aqui no Brasil não é tão comum ver essa característica nos livros únicos, mas no exterior tem uma grande frequência chamada de Slipcase. Uma edição icônica possui essa luva aqui é a “2001 – Uma odisséia no espaço”.

 

Então é isso, pessoal, espero que tenham gostado da matéria do hoje! Lembrando que, esses acabamentos podem ser misturados, tá? Tem edição que traz o verniz com hot stamp ou com alto relevo e daí nós ganhamos exemplares incríveis.

Tem algum outro termo técnico que vocês tenham a curiosidade de saber o que é? E qual desses vocês não sabiam o conceito? Deixem aqui nos comentários!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário