Anúncios
janeiro 04, 2022

COMO PUBLICAR NA AMAZON DE MANEIRA INDEPENDE

Sabemos o quanto é difícil ingressar no mercado literário e ainda mais no mercado editorial em si. Não são todos os autores que conseguem contratos com grandes editoras e, por isso, acabam achando que a sua história nunca poderá ser vista pelos leitores. Porém, a plataforma da Amazon tem se tornado uma ótima impulsionadora para projetos assim. Os escritores não precisam mais guardar suas histórias na gaveta, porque agora eles podem fazer a sua própria publicação.

Para quem ainda não sabe, a Amazon tem uma sessão chamada Kindle Direct Publishing, mais conhecida como KDP. Neste site é possível fazer publicações independentes de forma gratuita e sem grandes burocracias. Com essa plataforma, o escritor só vai precisar escrever o livro, formatar de acordo com os padrões do Kindle e fazer o seu lançamento. Depois disso é necessário trabalhar muito na divulgação do exemplar porque, como é muito acessível, diversas pessoas escolhem apresentar os seus livros para o mundo da mesma forma. Então, se não tiver uma boa estratégia de marketing, ele poderá se perder por lá.

Mas, como já citamos, antes de fazer a publicação é preciso fazer a formatação de maneira correta. E por que isso? Porque todos os aparelhos utilizados na leitura precisam estar enquadrados neste formato, como os e-readers, celulares, computadores e tablets.

A depender do tamanho do livro, essa pode ser a parte mais trabalhosa de todo o processo. É possível usar um editor como o Word ou o Google Docs para isso. E, para que saia tudo realmente certinho, a Amazon disponibilizou um artigo explicando o passo a passo de como fazer essa formatação. Além disso, ainda tem o Kindle Create, onde você pode visualizar o texto em diversos tipos de tela para ter certeza se está tudo nos conformes. Essa plataforma entrega demais!

Depois de tudo revisado, editado e formatado, o escritor vai entrar no site do KDP para fazer o envio do livro. Primeiro, vai ser feito o registro de todos os detalhes do e-book como, autor, título, categoria, palavra-chave, entre outros. Segundo, vai ser feito o upload do livro com todas as informações de conteúdo. Por último, vai acontecer a negociação de valores e royalties.

Sobre os preços, a Amazon possui 2 opções de pagamento: a de 35% e 70%, isso depende de quanto você vai cobrar pela sua história. Existe um valor mínimo e um valor máximo que fará o escritor receber os 70%. Caso seja em uma situação diferente, os royalties serão de 35%.

Agora, depois de tudo definido, é só lançar o seu livro no mundo e ser feliz! Pode levar até 72 horas para que esteja disponível na plataforma, mas depois é só acompanhar o histórico do seu exemplar e como ele chega nas pessoas. 

Também existe a opção de fazer um cadastro no KDP Select, onde o e-book é distribuído pelo aplicativo do Kindle Ulimited e não só pela Amazon. Sendo assim, o autor recebe de acordo com o número de páginas lido no programa.

Então, gostaram de saber um pouco mais sobre como é possível fazer publicações independentes? O Kindle Direct Publishing é super simples de manusear, além de ser um facilitador para autores que querem estar presentes no mundo literário. E vocês já ouviram falar dessa plataforma? Deixem aqui nos comentários a opinião de vocês!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário