Anúncios
março 23, 2022

COMO ENTENDER MAIS SOBRE A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

Há quase um mês estamos acompanhando todos os dias sobre os conflitos entre a Rússia e a Ucrânia, o que resultou em um ataque extremista do exército russo sobre o território ucraniano. Isso acarreta em mudanças por todo mundo e é muito importante procurar informações e entender exatamente o que está acontecendo.

Por isso, o Livros e Fuxicos reuniu vários portais, sites e livros para que vocês possam entender mais sobre as origens históricas, o cenário político e tudo o que envolve esse momento de grande tristeza.

Lembrando que nós amamos falar sobre livros e tudo o que possui relação com eles, mas em situações assim é impossível não se posicionar e trazer o máximo de informações necessárias. Como não temos total propriedade para falar, vamos deixar canais para que todos possam pesquisar. Então vamos lá!

 

SITES

Os sites estão fazendo uma cobertura completa de tudo o que está acontecendo na guerra. Eles são, constantemente, atualizados e a cada hora tem uma matéria e uma notícia explicando sobre algo que aconteceu no momento. É importante ficar atento aos portais confiáveis, porque muitas pessoas aproveitam para proliferar ainda mais fake news nesta situação delicada. Então, nossas dicas são muito seguras e vocês podem confiar no que for divulgado por lá, tá bom?

  • G1 – O G1 é um dos sites que estão postando muitas notícias sobre a guerra e tem uma aba exclusiva para isso. Você consegue acessar todos esses conteúdos indo na aba “Menu”, depois em “Editoriais” e em “Mundo”. Lá temos atualização a cada hora e podemos sempre nos manter cientes do que está acontecendo. Site: https://g1.globo.com/

 

  • VEJA – O site da Veja também traz notícias bem específicas sobre este conflito e as divide entre várias categorias. A maioria delas estão nas abas “Mundo”, “Política” e “Economia”, mas para quem quer ver todas juntas, a Veja tem uma categoria chamada “Notícias sobre a guerra” e lá se concentram todas as matérias relacionadas ao assunto. Site: https://veja.abril.com.br/

 

  • CNN – A CNN traz cada passo sobre a guerra no seu site e eles possuem uma aba onde vocês podem pesquisar mais sobre o assunto. Na área de “Tudo sobre” é só digitar “Guerras e conflitos” e ler as matérias que eles disponibilizam explicando sobre os ataques ocorridos. Site: https://www.cnnbrasil.com.br/

 

LIVROS

Recentemente, a Editora Record fez uma publicação mostrando e indicando alguns livros para entendermos melhor o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Baseado no post deles, vamos deixar 3 dicas de títulos que podem nos ajudar a ter um maior conhecimento sobre o assunto.

  • A Desordem Mundial – Nesta obra temos uma análise geopolítica de crimes ocorridos na época do imperialismo. O conteúdo investiga como a Rússia, os EUA e vários países ricos da Europa exploram e destroem outros países como, Líbia, Síria, Iraque e a própria Ucrânia.

 

  • A Fome Vermelha – Aqui aprendemos mais sobre quando a Rússia mira na independência da Ucrânia mais uma vez. O livro mostra um dos maiores crimes de Stalin e as consequências que ainda permanecem nos dias de hoje.

 

  • As Entrevistas de Putin – Esse é um  livro para que possamos entender mais sobre o líder político que está por trás de todo esse conflito. Aqui é possível conhecer vários marcos da história da Rússia e sobre as relações internacionais construídas de maneiras não tão saudáveis assim.

 

CANAIS NO YOUTUBE

Se você é mais visual, tem a vida corrida, mas ainda assim quer saber mais sobre a guerra e se informar sobre todos os fatos, existem alguns canais no youtube que estão explicando mais sobre o que está acontecendo. Vamos deixar mais 3 dicas aqui e vocês podem conferir!

  • Canal TV 247 com Pepe Escobar – O Canal TV 247 é voltado para o jornalismo e traz diversos assuntos importantes de serem discutidos. Desde o início da guerra, Pepe Escobar ganhou uma coluna no canal e todos os vídeos que possuem a participação dele tem grandes acessos de pessoas querendo entender mais sobre isso. Ele é um jornalista investigativo e especialista em análises geopolíticas. Canal: https://www.youtube.com/c/brasil247/videos

 

  • Canal Professor Ricardo Marcílio – Esse canal traz uma visão mais ampla e mais crítica da guerra. Ele fala sobre assuntos políticos e acontecimentos por todo o mundo, mas, nestes dois últimos meses, tem focado exclusivamente no conflito entre os países. Vale a pena conferir e assistir os vídeos! Canal: https://www.youtube.com/c/ProfessorRicardoMarc%C3%ADlio/featured

 

  • Canal Professor HOC – Heni Ozi é um cientista político, deputado estadual e professor. Através do seu canal ele compartilha conhecimentos relacionados à geopolítica e filosofia. Nas últimas semanas ele também tem feito muitos vídeos sobre a guerra e explicando tudo o que acontece e as consequências disso. Canal: https://www.youtube.com/c/HeniOziCukier/featured

 

FILME, SÉRIE E DOCUMENTÁRIO

Para fechar essa matéria com mais dicas importantes e que podem nos fazer entender mais desse cenário mundial, trouxemos um filme, uma série e um documentário para explicar um pouco da história e fatores que podem ter contribuído para chegar onde chegamos.

  • A Sombra de Stalin – No filme trata-se da temática de todo o regime soviético. Foi lançado em 2019 e conta a história de um jornalista, que nasceu no país de Gales e se tornou especialista em revelar tudo o que há por trás da União Soviética. Aqui também é citado o caso de Holodomor, onde milhões de ucranianos morreram de fome por conta da política de Stalin. O filme está disponível na Netflix, no Now/NET/Claro ou para alugar no Youtube.

 

  • Chernobyl – Esta série traz a história do acidente que aconteceu na usina de Chernobyl e mostra como tudo aconteceu, como foi tratada a situação e como ficou a população local. A produção é de 2019 e explica um contexto histórico enfrentado pelos moradores durante a crise. Está disponível na plataforma da HBO Max.

 

  • The Putin System – O documentário é de 2007 e voltou a ser muito comentado depois que começaram os conflitos. Ele traz a trajetória do presidente desde a infância até a conquista do cargo atual. Além de mostrar mais sobre as relações dele com os inimigos. A produção está disponível na plataforma da Amazon Prime Video.

 

Então é isso, pessoal! Essas são as nossas dicas, tem portais para todas as pessoas e você pode buscar informação na fonte que for mais confortável para você. O importante é a gente sempre buscar fontes seguras e nos munir da melhor forma possível. 

Um lembrete extra é sempre assistir jornais. Eles também estão fazendo uma cobertura completa de tudo. Deixem nos comentários mais formas de nos informarmos sobre a guerra e vamos estudar bastante!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário