Anúncios
maio 03, 2022

AUTORES NACIONAIS CONHECIDOS MUNDIALMENTE

A literatura nacional carrega diversos nomes super talentosos e que, ao longo dos anos, foram ganhando ainda mais prestígio. Alguns, infelizmente, não chegaram a presenciar os seus feitos em vida, mas não anulou a importância que as suas obras tiveram e ainda tem nos dias atuais. Muitos conseguiram se destacar e viraram referência na escrita nacional e internacional também. 

Nessa lista vamos destacar alguns autores que ganharam prêmios importantíssimos, outros que são referência e tiveram obras adaptadas e, por fim, autores que ganharam edições dos seus livros em várias línguas e alcançaram o mundo inteiro. Estão prontos para descobrir mais sobre eles? Vamos lá!

 

AUTORES MAIS PREMIADOS

JORGE AMADO:

Quando falamos de premiação entre autores brasileiros, Jorge Amado sai em disparada e se apresenta como um dos maiores nomes neste quesito. Além de ser o responsável pela criação da data do Dia do Escritor (25 de julho), segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), ele conta com mais de 20 reconhecimentos nacionais e internacionais. O mais importante deles é o Prêmio Camões, a maior premiação de literatura de língua portuguesa, concedida a apenas 13 brasileiros. Entre outras de suas conquistas, estão o Prêmio Internacional Lênin, o Prêmio Pablo Neruda e o Prêmio da Latinidade.

Jorge foi traduzido para 48 idiomas e ficou muito famoso pelo retrato fiel da vida na Bahia de suas obras, que denunciavam a desigualdade e o preconceito racial no Brasil, como por exemplo, “Capitães de Areia”. Ele também é o escritor brasileiro com o maior número de trabalhos adaptados para cinema, televisão e teatro, como os clássicos “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Gabriela, Cravo e Canela” que lhe rendeu o Prêmio Jabuti (o mais importante troféu literário nacional) de melhor romance, em 1959. Ou seja, Jorginho é só sucesso!

 

LYGIA FAGUNDES TELLES:

“Nos dias atuais, com 98 anos, Lygia é uma paulistana considerada a maior escritora nacional e foi a segunda (e, até agora, a última) mulher do Brasil a receber o Prêmio Camões. Incentivada por Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo, Lygia seguiu carreira na literatura, sendo uma das suas grandes obras “As Meninas”, que lhe rendeu um prêmio Jabuti (do total de cinco que ganhou ao longo da vida), além do Coelho Neto da ABL e o reconhecimento de melhor ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte. Internacionalmente, ela já foi condecorada com a Ordem das Artes e das Letras pelo governo francês.”

 

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE:

“Um dos maiores nomes da poesia brasileira, Drummond também foi contista, cronista e um dos únicos escritores do país que, de fato, conseguiu viver da própria literatura. Ao longo dos seus 85 anos, o mineiro conquistou vários reconhecimentos, entre eles quatro Jabuti, o Prêmio de Poesia da Associação Paulista de Críticos Literários, o Padre Ventura, Fernando Chinaglia (da União Brasileira de Escritores) e o Prêmio Nacional Walmap de Literatura.”

 

CECÍLIA MEIRELES:

Uma das maiores poetisas nacionais, integrante da segunda fase do movimento modernista no Brasil, Cecília deixou um legado de mais de 50 obras, entre contos, crônicas e livros infantis. Suas conquistas começaram cedo, logo ao se formar no ensino primário, quando recebeu uma medalha de ouro do poeta Olavo Bilac, então inspetor escolar do Rio de Janeiro. Ou seja, talento é talento! Desde pequena mostrando sua arte. E, depois de adulta, recebeu outro Prêmio de Poesia Olavo Bilac em 1939, da ABL. Além de dois Jabuti e do Prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra.

 

PAULO COELHO:

“O escritor brasileiro de 73 anos é um fenômeno no exterior, com obras publicadas em mais de 170 países e traduzida para 80 idiomas. Ao todo, já vendeu mais de 320 milhões de exemplares em todo o mundo e ocupou o primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países. Em outubro de 2008, conseguiu o feito de entrar para o Guinness Book of Records de livro latino mais traduzido do mundo (69 línguas) pelo “O Alquimista”, seu título mais conhecido.

O escritor reúne uma série de prêmios internacionais, entre eles o Elle Awards de melhor escritor internacional (Espanha), Platin-Buch (Áustria), Kiklop (Croácia), Álava en el Corazón (Espanha), Wilburd (União Europeia), Prêmio Budapeste (Hungria), Bambi de Personalidade Cultural do Ano (Alemanha), além de títulos como o de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra, a mais importante condecoração concedida pela França.”

 

AUTORES COM OBRAS ADAPTADAS

CARINA RISSI:

Carina Rissi está chegando com tudo no mercado de adaptação e já emplacou 2 produções maravilhosas dos seus livros “Procura-se um marido” e “No mundo da Luna”.

Já temos um casal para interpretar a Alicia e o Max em “Procura-se um marido”! Camila Queiroz e Klebber Toledo foram os atores escolhidos para dar vida aos personagens. O filme vai estrear na plataforma da HBO Max e já está em processo de filmagem. Além de Camila e Kebbler, também teremos a Noemia Oliveira e o Werner Schünemann fazendo parte do elenco. Infelizmente, ainda não temos datas de quando essa adaptação chegará para nós, mas podemos garantir a ansiedade em alta.

A Carina Rissi também terá mais uma produção na HBO Max e já está sendo gravada! “No mundo da Luna” já tem elenco definido e previsão de estreia. Lançaram as informações já completas, do jeito que a gente ama! Entre os personagens principais, teremos a Marina Moschen como Luna, o Leonardo Bittencourt como Dante e Enzo Romani interpretando o Viny. Outros grandes nomes também farão parte desta produção como, Maria Clara Gueiros, Rosi Campos, Bruna Inocêncio, Priscila Lima e Luana Martau. “No mundo da Luna” tem tudo para chegar no segundo semestre deste ano ainda e está deixando os fãs com uma expectativa gigante!

Ou seja, é sucesso que o Brasil quer? Então é sucesso que a Carina está entregando! Recentemente, “Perdida”, mais um dos seus livros, também foi traduzido para outras línguas e já é um fenômeno mundial. Ícone!

 

RAPHAEL MONTES:

Raphael Montes dispensa comentários sobre seu talento e sua genialidade! Nos seus próprios livros, existem comentários de autores internacionais e veículos que admiram o seu trabalho em um nível mundial. Raphael é diretor, roteirista, autor e produtor, além de também ter a sua própria adaptação que foi “Bom dia, Verônica” (a segunda temporada vem aí). Então, é inegável o quanto ele ainda tem muito para conquistar, mesmo sendo reconhecido internacionalmente!

 

BRUNA VIEIRA:

Outro sucesso mundial, sem sombra de dúvidas, é a Bruna Vieira! Em fevereiro tivemos o lançamento da sua adaptação chamada “De volta aos quinze” e pasmem, a série ficou entre 5 produções mais assistidas na plataforma durante 3 dias. Quem tem dúvida de que, em breve, a autora também não terá lançamentos por todo o mundo? Podem apostar nisso!

 

ITAMAR VIEIRA JUNIOR:

Quando a gente fala que as adaptações estão ganhando o mundo, estamos falando mais do que sério! Torto Arado vai virar série pela HBO Max e o Itamar vai conquistar ainda mais coisas diante disso. O escritor já é reconhecido mundialmente e agora ganhou uma produção para chamar de sua. Claro que vai ser tudo!

Ela vai ter o Heitor Dhalia como diretor e um roteiro escrito por 5 mulheres, todas negras, formadas por um grupo que tem a Luh Maza como chefe (ÍCONE). A previsão é que as filmagens comecem ano que vem, mas ainda não temos data para a estreia.

O diretor afirmou para a Folha de São Paulo que a adaptação deve ter umas 3 temporadas, por conta do livro que possui 3 atos. Ele falou que “O Itamar não constrói só uma narrativa, mas um universo. A história se passa em cem anos, e cada frase tem o poder de abrir uma verticalidade de novas proposições.”

Então, o que podemos esperar dessa série? Eu já estou ansiosa e nem elenco tem ainda. Nós já apostamos que vai ser revolucionária e um verdadeiro sucesso!

 

AUTORES COM LIVROS TRADUZIDOS

PAULO COELHO:

Paulo Coelho já foi citado lá em cima e dispensa comentários, não é mesmo? “O Alquimista” é um dos livros mais traduzidos do mundo inteiro. E, além disso, ele lidera toda a América do Sul também. Isso só mostra o quanto a presença de Paulo Coelho na lista é importante para valorizar a literatura brasileira, que foi sempre uma referência na América Latina. 

Este livro é uma leitura quase obrigatória para os fãs do autor e leitores que se identificam com o gênero. Junto com a própria J. K. Rowling, ele é o único autor da lista de livros mais traduzidos do mundo que ainda está vivo, o que também exalta o feito do escritor brasileiro de 74 anos, e autor de vários sucessos nas estantes de livrarias ao redor do mundo.

 

VITOR MARTINS:

Vitor é jovem, mas já conquistou o mundo inteiro! Suas obras já foram publicadas em diversos países e “Se a cada 8 falasse”, seu livro mais recente, acabou de chegar nas livrarias estadunidenses. Além disso, já foi publicado em espanhol, francês e até alemão. Para poucos, né? Suas histórias de romance fofo, jovem e com muita representatividade tem o poder de alcançar ainda mais o mundo!

 

PAULA PIMENTA: 

Paula Pimenta também não fica atrás quando o assunto é sucesso mundial entre os jovens. Ela já foi publicada em toda a América do Sul, nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, França e mais um monte de país que a gente teria que ficar listando para vocês. Em breve, ela também terá a sua adaptação nas telinhas do cinema e pode ter certeza que a produção de “Fazendo Meu Filme” já deixou muitos jovens ansiosos por aí!

 

Gostaram da nossa listinha? Só autores incríveis e nos dão muito orgulho por onde passam! Deixem aqui nos comentários outros escritores que também são sucessos mundiais e que mereciam estar aqui. Podemos criar até uma parte dois!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário