novembro 09, 2022

COMO SURGIU A COPA DO MUNDO E MUITAS DICAS DE LIVROS COM FUTEBOL

A Copa do Mundo está chegando e esse é o momento em que qualquer brasileiro vira artista, né? É calçada pintada, bandeirola presa no poste, bandeira do Brasil no meio da pista, um caos total, porém amamos!

A primeira edição do evento aconteceu no ano de 1930, após muitas tentativas de organizar uma competição mundial de futebol. A iniciativa da Copa está correlacionada ao surgimento da Fifa e o quanto a organização de esforçou para popularizar profissionalizar o esporte. A Federação foi fundada em 1904 e contou com a participação das nações da Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.

Os primeiros indícios de tentativa em organizar uma competição como a Copa do Mundo foram realizados por um dos criadores da Fifa, o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman. Mas, só deu certo mesmo com o Jules Rimet, presidente da Federação durante mais de trinta anos.

Ele começou a idealizar o evento na década de 1920, principalmente após o sucesso da competição de futebol realizada nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, que foram vencidos pelo Uruguai. Desde então, as negociações para realizar a competição foram intensificadas.

A decisão final veio em uma reunião que aconteceu em 1928 e estabeleceram regras básicas de um campeonato: que seria realizado a cada quatro anos, inicialmente com um troféu produzido e oferecido pela própria Fifa, seria aberto a nações de todos os continentes e, se necessário, haveria eliminatórias para determinar os participantes.

A sede inicial escolhida foi o Uruguai, porque ele representava a maior potência futebolística e já era bicampeão olímpico da época. E também tiveram as questões financeiras! O país prometeu pagar todas as despesas dos participantes e construir um estádio novinho para o jogo.

A primeira Copa do Mundo contou com apenas 13 seleções: Bélgica, Romênia, Iugoslávia, França, EUA, México, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Inclusive, o Brasil foi o único país a participar de TODAS as 22 edições. Chique, né?

Mas, além de saber sobre a história da Copa, nada melhor do que fazer um esquenta e ler enredos com personagens que jogam futebol também, não é mesmo? Por isso, montamos uma lista com mais de 10 livros para que vocês possam entrar nesse clima de festa do maior evento futebolístico do mundo.

 

METANOIA

Três anos depois de uma tragédia que o arrancou de seu sonho de infância no auge de seu sucesso, William desistiu de tudo. Deixou de medir o peso de suas ações e, dessa forma, as consequências delas. Foi um choque, e não apenas para ele. Ninguém se prepara para virar um fracassado.

Agora, ele precisa lidar com tais consequências dos erros do seu presente e passado. Uma delas, na forma de uma garota que o odeia mais do que qualquer coisa, e está disposta a fazer de tudo para mantê-lo longe de tudo e todos que ela ama.

Mesmo que ele seja o seu treinador.”

 

O SEGREDO DO JOGADOR

Rafi Dalton é bailarina. Ou era. Considerada uma grande promessa da dança, não soube balancear a vida pessoal e profissional e acabou largando tudo para viver como nômade, pelo interior da Austrália, colhendo frutas, até decidir o que fazer com o resto da sua vida.

Dean Thorn, depois de 13 anos no exterior construindo uma carreira de sucesso no mundo do futebol profissional, voltou para casa, para o vinhedo da família. Está na época da colheita das uvas, o que significa muitas pessoas trabalhando na fazenda, entre elas uma mulher linda, independente, forte e que não o reconhece como o famoso jogador.”

 

FUTEBOL E SALSA

“― Becky, quando vai superar essa paixão pela Belle? Você é capitã do time de futebol e pode ter a garota que quiser!”

Essa aí me dando uma bronca é a Vicky, minha melhor amiga. E a garota em questão é Isabelle Parker, a menina mais bonita da faculdade, pelo menos para mim. E por último, mas não menos importante, eu sou Rebecca LeBlanc, uma boba apaixonada, estudante de História em Yale e a capitã do time de futebol feminino. Tudo parecia perfeitamente bem na minha vida, até eu ter a brilhante ideia de fazer aulas de salsa para conquistar a garota que gostava.”

 

UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL

Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais. O problema é que às vezes eles são driblados pelas meninas, não conseguem dar chapéu nos professores e sofrem contra-ataques do destino. Em Uma história de futebol você vai descobrir como uma amizade pode mudar nossas vidas e como um menino do interior pode se tornar um grande jogador de futebol.”

 

A FALTA: MEMÓRIAS DE UM GOLEIRO

“Em A falta, de Xico Sá, o protagonista é o camisa 1 de um time de futebol. Grande fã do esporte, tendo trabalhado muito tempo como jornalista esportivo, Xico mergulhou fundo nesse universo. No entanto, este romance literário vai além: conduz o leitor a temas mais humanos e subjetivos, como a pressão sobre atletas (e todos os profissionais dos quais se exige alta performance), a aproximação da aposentadoria, propósito, desejos e aspirações, paternidade, os relacionamentos e as frustrações acumulados ao longo de uma vida e, enfim, o amor.”

 

EMÍLIA

Todo mundo reclama que Emília não tem ambição. Treinar o time de futebol feminino da cidade, jogar conversa fora com os vizinhos e se intrometer na vida alheia é tudo que quer para si. As coisas mudam quando ela percebe que ajeitou tão bem a vida dos seus amigos que eles não precisam mais dela.

Logo Emília sai em busca de novos projetos, ou melhor, amigos, e Drica é a escolhida. Emília irá torná-la a grande centroavante do time da capital! O problema é que Drica não está muito interessada no posto, o que não impede Emília de se intrometer cada vez mais nos assuntos da amiga…”

 

O PRÍNCIPE DO FUTEBOL

Josué Marques é um famoso jogador de futebol brasileiro, conhecido como Príncipe do Futebol. No auge da carreira, se deixa levar pelo glamour e pela fama e acaba cometendo alguns erros. Após ser responsável por um grave acidente, Josué terá que cumprir trabalho voluntário numa Instituição Cultural para crianças e jovens. No decorrer dos dias, terá a oportunidade de se redimir. Será que novamente o futebol mudará a vida do jovem?”

 

JOGADAS DE VERÃO

As expectativas da família Gianni são altamente projetadas em Luke, o caçula que agora adentra o mundo universitário a fim de realizar o seu grande sonho como aluno e jogador de futebol. Distrações não são bem-vindas. Num verão de pura espontaneidade, Luke é atropelado por um furacão loiro e competitivo que o faz repensar todas as suas jogadas.

Em cada carta escrita por sua mãe, Emma é convidada a sair da sua zona de conforto e se aventurar fora do campo de futebol — ainda que, para isso, precise parar de sonhar acordada com o cara que é titular de todas as suas melhores lembranças.”

 

SOLTEIROS FUTEBOL CLUBE

12 meses. 12 histórias. 12 casais. Um box muito especial para quem ama romances e um pouco de futebol! Divido pelos meses, cada novo dia 1º traz um casal novo para conhecermos e nos apaixonarmos juntos! Criado no formato novela, a Série Solteiros Futebol Clube acompanha ao longo do ano uma turma que gosta de sair, jogar futebol e paquerar. Aqui, Arthur, Ciça, Rebeca, Danilo, Gabriel, Luana, Bruna e muitos outros personagens, trarão histórias do nosso cotidiano para vocês se apaixonarem ao longo do ano.”

Essa foram as nossas dicas para que vocês possam fazer um esquenta antes da Copa do Mundo! Sabe de outras histórias que também trazem personagens que amam jogar futebol? Deixa aqui nos comentários pra gente.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário