novembro 05, 2022

DIFERENÇAS ENTRE A DIAGRAMAÇÃO DO LIVRO FÍSICO E DO EBOOK

Vocês já se perguntaram como funciona a diagramação dos livros escritos? Também já repararam que a do livro físico é bem diferente dos ebooks? 

Muitos pensam que basta copiar de um para o outro e tudo vai se encaixar certinho em seus respectivos formatos. Porém, cada um possui suas características, suas configurações e a forma que precisam se encaixar nos meios. Sendo assim, vamos apresentar para vocês as principais diferenças entre eles.

 

ESTRUTURA DO TEXTO

No livro físico temos um texto estático e impresso, enquanto no ebook precisamos ter um formato totalmente fluido. O que isso quer dizer? O texto do ebook precisa ser livre, porque ele tende a se encaixar ao dispositivo em que a pessoa está lendo.

Quem lê pelo computador vê o texto de uma forma e quem lê pelo celular vê de outra. Por isso, ele precisa ser solto e sem determinadas divisões para que isso não comprometa a experiência de leitura e se encaixe no tamanho da tela.

No caso dos capítulos, para que ele comece em uma página diferente, são necessárias algumas configurações específicas. Como o ebook não possui páginas, não existe uma numeração, e sim posições. Para referenciar tudo isso no índice, os diagramadores utilizam uma tabela de conteúdo que possui hiperlinks para os capítulos individuais ou seções do livro.

 

CABEÇALHOS E RODAPÉS

Outra diferença bem marcante é o cabeçalho e notas de rodapé que podem ir ao livro. Na versão física, o diagramador tem a opção de colocá-los no final de cada página e o leitor acompanha de forma instantânea. Mas, no ebook isso não é possível!

Como o texto digital é fluido e não existem divisões de páginas específicas, as notas vão no final dos capítulos ou no final do livro inteiro. Muitas pessoas não gostam disso, mas é uma das configurações mais complicadas em ebooks.

 

IMAGENS

A parte de imagens é uma grande questão nesse quesito de diagramação. No livro físico, como vai ser impresso em apenas um modelo, é possível adaptar tudo para aquela configuração específica. Mas, nos ebooks contamos com o fato de que o leitor tem a liberdade de escolher o fundo que deseja colocar no aparelho.

Os diagramadores tentam subir as imagens em PNG justamente para que elas se adequem aos fundos escolhidos, porém o KDP ainda não fornece esse suporte de imagem e acabam não convertendo de forma correta. Sendo assim, quando as pessoas mudam a tela para fundo preto, por exemplo, as imagens acabam aparecendo com um quadrado branco ao redor.

Quando é um detalhe ou outro, acaba passando despercebido, mas se tratando de imagens grandes, pode comprometer a experiência de leitura de quem acionou o modo noturno justamente por não querer nada claro demais.

Por isso, muitos acabam montando uma diagramação mais simples para o ebook e capricham no livro físico!

 

É isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado da nossa matéria de hoje e de saber um pouco mais sobre o processo de diagramação dos formatos de livros. Se tiverem mais dúvidas sobre essa parte técnica do mercado editorial, deixem aqui nos comentários para que possamos conversar sobre. 

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário