[Resenha e Promoção] O Projeto Rosie - Graeme Simsion

Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Romance || 320 Páginas || Cortesia Record || Skoob || Compare & Compre || Book Trailer || Classificação: 4.5/5
O inteligente Don Tillman, perto de completar seus quarenta anos, percebeu que domina completamente a arte lógica da programação matemática – seja ela aplicada no campo das ciências exatas ou humanas – contudo em contra partida, o lado irracional e sentimental das escolhas e motivações de cada indivíduo são para ele um grande mistério. Os números são exatos, previsíveis e planejáveis, assim como a vida de Don; tudo o que ele precisa para viver é de um bom cronograma para controlar o seu tempo e para isso faz uso de uma agenda rígida, mas extremamente eficaz. Perder tempo decidindo o que cozinhar, comprando ingredientes desnecessários, ou ainda copiando mais receitas do que é capaz de executar? Não mesmo, o melhor é criar uma tabela diária de alimentação: na segunda uma salada, na terça uma boa lagosta, na quarta uma massa e assim por diante. De fato ser extremamente organizado não é um problema, muito menos seguir à risca uma agenda de compromissos e horários, o problema é não deixar espaço para os imprevistos normais do nosso cotidiano, aceitáveis na rotina da grande maioria das pessoas... menos na de Don. Se terça é dia de lagosta, como é que ele vai comer algo que não seja lagosta? Nem pensar! Isso faz dele um cara metódico, exigente, alienado, mas perfeito ao seu modo, sabe por quê? Porque ele é dono do seu próprio mundo.
Fora o fato de você não ter a menor noção de comportamento social, de sua vida ser regrada por um quadro branco e de você ser incapaz de sentir amor... você é perfeito.

Don sempre se virou sozinho, mas com o avançar da idade resolveu que estava mais do que na hora de encontrar alguém com quem compartilhar sua rotina. Animado em encontrar a esposa perfeita ele faz o que sabe de melhor: cria um método com baixa margem de erro para a seleção de candidatas ao ‘cargo’ de futura esposa, um questionário com míseras dezessete páginas. Tudo o que ele quer é a mulher perfeita, uma que não fume, não beba em excesso, que compareça aos seus compromissos no horário marcado, que não se preocupe muito com moda e astrologia, que tenha um Q.I aceitável e que saiba os princípios matemáticos básicos, será que é pedir muito?  (Será que ela existe? O.O) Engajado em seu projeto ele garante vários encontros (a maioria desastrosos, confesso), muitas lições de vida e, para a alegria dos leitores, inúmeras risadas.
Foi tão bom ler sobre Don e seu universo paralelo, um estilo de vida que não segue as predeterminações ou convenções sociais; comovi-me com sua história, torci por ele e quis mais do que nunca que seu mundo tão organizado fosse posto de ponta cabeça, o que não tarda a acontecer, pois assim que Rosie põe os pés no seu escritório sua vida muda completamente. Rosie é o oposto de Don e por esse motivo, é uma candidata desqualificada para ingressar o Projeto Esposa, porém, certo alguém disse uma vez que os opostos se atraem, não é mesmo? Ela não é organizada, fuma, usa roupas chamativas e tem um índice de Q.I normal, mas inexplicavelmente algo a impulsiona até Don. A relação deles é inusitada, complicada e muito reveladora, de forma que conforme a narrativa evolui é impossível deixar de se envolver em suas histórias. Confesso que eu imaginava que Rosie mudaria o mundo de Don, mas o que li foi um relacionamento de mudanças mútuas, ela o ajuda, ele a ajuda, ela o desafia, ele a desafia. Um envolvimento puro, verdadeiro, palpável.
O grande ponto positivo do livro é que ele trabalha de forma sinuosa com o significado de perfeição e aceitação. Ninguém é perfeito, isso nós sabemos, mas muitas vezes criamos tantas expectativas em torno de uma pessoa que acabamos cobrando que ela seja o que queremos, não aceitando verdadeiramente quem ela é em seu íntimo. E quando se trata de Rosie e Don o conceito de perfeição está constantemente em jogo, e tal aspecto foi abordado de uma forma tão simples e verdadeira nessa história que me comovi com a trama; em certo ponto tudo o que eu queria era gritar: PARA! E daí se você é diferente, isso não te torna pior que ninguém.
Sobre a escrita, de início a narrativa é meio lenta. Don não é um cara fácil, então é meio estranho compreender suas manias e trejeitos, porém, é só Rosie aparecer que as coisas ganham um novo ar, tornando a narrativa mais simples, divertida e para lá de envolvente. Dizer que eu adorei o livro é pouco, por isso, sem dúvidas recomendo a leitura!
- Você me acha atraente? (...) – Na verdade não prestei atenção – respondi para a mulher mais linda do mundo.
Para ler ao som de...
Trecho Marcante:
Ao pedalar de volta para casa, percebi um aperto no meu peito (...). Sabia que, se não conseguisse “me encaixar” no departamento de ciências de uma universidade, não conseguiria me encaixar em lugar nenhum.
Outras Capas + aqui
 

 Para quem leu e gostou de... 

Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro O Projeto Rosie’? Para participar basta:
·         Possuir endereço de entrega no Brasil;
·         Curtir o blog no Facebook;
·         Comentar no post da resenha do livro (não serão aceitos comentários como ‘gostei, adorei a resenha ou participando’); e
·         Preencher o seguinte formulário:
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 15 de Setembro e provavelmente o ganhador será divulgado no dia 16 do mesmo mês. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, irei realizar um novo sorteio. Vale ressaltar que o envio do livro pode ocorrer dentro do prazo de 30 dias.
Boa sorte a todos.

51 comentários:

  1. A cada resenha que leio sobre o livro mais vontade eu tenho que ler, estou super curiosa para ver o que o Don apronta.Nossa 16 paginas só responder tudo isso já é muito. Gostei mais da nossa capa.

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa pelo livro. Muitas pessoas estão falando muito bem sobre ele. Mal vejo a hora de adquiri-lo.

    Beijos,
    http://perdidanoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Desejei esse livro desde que vi a capa e a sinopse. A sua resenha está muito boa parabens, ate agora nao vi nada negativo sobre ele... Estou morrendo de curiosidade para saber o que o Dom apronta kkk

    ResponderExcluir
  4. Nossa olhando a capa pensei que fosse um livro estilo Beck Bloom, mais não.rs...Fiquei curiosa com o livro e você escreve muito bem, sabe atiça nossa curiosidade!!rsr.
    Amei seu blog!!

    Beijos**)

    ResponderExcluir
  5. Este livro tem tudo para entrar para os favoritos, tanto por ser divertido e doce, quanto pelos personagem e história em si.
    Depois de ler sua resenha fiquei pensando no motivo da narrativa ser lenta até Rosie chegar. Don é chato! rs
    Por mais divertido que pareça na ficção, uma pessoa que nem ele é muito difícil de se conviver. E Rosie é o contraponto disto tudo, ela consegue dar mais espontaneidade e dinamismo à vida de Don.
    Estou apaixonada antes de ler! *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Assim que vi a capa desse livro achei linda, sua resenha me deixou ainda mais curiosa para saber o que se passa pelas páginas e pela cabecinha desse professor...kkk
    Gostei do que você falou sobre isso que o livro passa essa impressão de que ninguém é perfeito, acho legal livros assim.

    Beijos :) participando da promoção.

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Pah!

    Todas as resenhas que leio são positivas, estou cada vez mais curiosa. Parece ser uma história boa e ao mesmo tempo diferente do que eu estou acostumada.

    Claro que irei participar da promo!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  8. é, a nossa capa é a mais bonitinha hahaha
    nossa, ontem eu li no minimo umas 5 resenhas deste livro! acho que todas as blogueiras combinaram resenhá-lo em um dia só né? kkk enfim, elas foram unanimes em falar basicamente a mesma coisa: que o livro é ótimo!
    eu fiz o teste que disponibilizaram no face e descobri que não sou compatível com o Don kkkk

    ResponderExcluir
  9. Tbem estou bem ansiosa para conhecer logo o Don. Só fico com medo de me identificar muito com ele. Eu acho que sou muito metódica tbem. Não muito, mas fico muito decepcionada quando alguma coisa sai do meu planejamento diário (sim eu costumo fazer um)XD
    E gostei tbem, do livro mostrar que as pessoas podem ser opostas, mas não é por isso que não podem se aproximar, trocar ideias, e que ninguém é perfeito! Hoje em dia todo mundo quer ser perfeito né.. para ser aceito, sei lá! To achando que vou usar esse livro como um divã!! rssrrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah, fiquei bem curiosa com o fator bicicleta que aparece nas capas, queria saber se tem alguma ligação. Acho que já gostei de Rose de cara, lembra aqueles filmes de sessão da tarde, que a gente adora ver né!O bom é tirar lições, eu sempre gosto quando os personagens testam seus limites, mudam sua vida por conta de um relacionamento. Adorei a dica.

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem? As bicicletas possuem uma ligação com a história sim! Elas são como uma parte do Don, rsrs

      Beijos

      Excluir
  11. A Cada resenha que vejo fica mais ansiosa para ler esse livro e fora que ele é muito lindoooo.

    ResponderExcluir
  12. Cada resenha linda que eu vejo desse livro, preciso tanto ler! *-*
    Adorei seu trecho marcante *-*
    Nossa, a capa nacional é beeeem mais bonita ;D
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah

    Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
    Adorei a resenha! Bjus

    ResponderExcluir
  14. Por 0,01% sua narrativa não vou 100% positiva rsrs
    sempre vejo resenhas reclamando desse livro, mas ao ler a sua.. eu me encantei! E agora não sei mais o que pensar do livro rs
    acho que se consegui superar o inicio e o tipo de escrita - que é o que mais vejo reclamação - irei me deliciar com a estória!
    Ele já subiu algumas posições na minha lista de leituras rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  15. Cada resenha que eu leio desse livro, eu fico mais apaixonada e com mais vontade de ler. Eu preciso muito ler esse livro.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tinha visto esse livro numa livraria e só pela capa já quis ler, agora que li a resenha fiquei com mais vontade ainda. Tá na minha lista p/ leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Achei bem bacana essa coisa de acompanhar a evolução do personagem, a sua transformação. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  18. Já li tantas resenhas desse livro que já estou convencida que ele é ótimo...mesmo Dom com suas manias e chatices, tenho certeza que é um personagem cativante e que precisa realmente de uma Rosie pra transformar sua vidinha regrada!!! Quero muito me divertir com esse livro, pois todos que vi que leram o livro, sem exceção, elogiaram muito a historia e o estilo de narrativa do autor...Adorei sua resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  19. Eu não tava tão assim com esse livro, ai fiz aquele teste que galera record, e é claro que não me encachei no estilo de Don, ai comecei a ler resenhas e todos que eu leio é só elogios falando que adoro...então definitivamentee fiquei morrendoo de vontade de ler esse livro, tipo preciso ler mesmo minha curiosidade ta no extremoo kkk...e é claro que to partcipando da promo! ;)
    bjubju

    ResponderExcluir
  20. Oi Pah,nossa a resenha está maravilhosa,adorei a dica de livro.Don tinha uma “vida programada” nos mínimos detalhes até para encontrar uma namorada, e esse questionário para encontrar uma esposa…
    Adorei quando Vc menciona que o livro "trabalha de forma sinuosa com o significado de perfeição e aceitação".
    Realmente as situações vão ser constrangedoras e engraçadas através de um protagonista masculino,com certeza garantia de uma boa leitura e bons momentos para sorrir ao acompanhar Don em seu projeto.

    ResponderExcluir
  21. Ai Pah, quero tanto ler esse livro. Só leio resenhas positivas sobre ele e achei fantástica a premissa da história. Fiquei levemente preocupada com a sua observação sobre a narrativa ser lenta, não gosto muito disso, mas vou pagar para ver.. ou melhor, ganhar neh.. quem sabe?! hehe torcendo muito! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  22. Hoje visitando blogs amigos, li muitas resenhas desse livro. Normalmente a avaliação é ótima!! Bom com tantas resenhas boas e a história sendo interessante como acho que é...deu vontade de sair correndo comprar.

    ResponderExcluir
  23. Eu quero tanto ler esse livro, muita gente falando dele e todo esse burburinho nas redes sociais. Achei bem interessante o Projeto Esposa Perfeita, bem curioso. Não sei sei eu conseguiria ter uma vida programada nos mínimos detalhes (e vamos falar a verdade, deve ser muitoooo chato. Espero ler ele logo (ganhar a promoção hahaha), beijos Pah.

    ResponderExcluir
  24. Amei sua resenha Pah, você conseguiu transmitir direitinho como é a história, e me deixou bastante curiosa para lê-la.
    Apesar de Dom parecer ser meio chato, com toda essa perfeição dele, tudo isso parece ter seu lado cômico! E com certeza nós não somos perfeitos, ninguém nunca será do jeitinho que a gente quer, e a Rosie, vai aparecer pra mostrar isso pra ele! é uma ótima mensagem que o livro quer passar!
    Espero lê-lo em breve!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  25. Realmente, a cada resenha que leio, a minha vontade de ler esse livro só aumenta. Ainda mais depois de citar a música perfeita da P!nk.

    ResponderExcluir
  26. Um livro que tenho curiosidade pra ler, saber como o personagem vai lidando com essa obsessão pela perfeição, mas tenho medo de entediar com essa narrativa lenta e acabar desistindo.

    ResponderExcluir
  27. Legal o livro, eu li e gostei,bem divertido. Don e suas manias é muito engraçado. Devia virar filme.

    ResponderExcluir
  28. Louca pra ler esse livro, já li varias resenhas falando super bem dele, Minha curiosidade só aumenta.

    ResponderExcluir
  29. Fui na livraria e vi esse livro, li sinopse e achei interessante, mas como eu não tinha referência... Acabei por não comprar!!! Mas agora, depois da resenha vi q vale realmente a pena compra-lo. É legal ver q o livro é narrado do ponto de vista dele... Estou louca para conhecer a vida de Rose agora!
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  30. Achei essa sinopse deliciosa! Uma história de amor com duas pessoas diferentes e exatamente por isso a surpresa do amor, que sacode nossa vida e abre nosso coração para novas oportunidades. Rosie excêntrica e Don certinho deve fazer um par divertidíssimo e carismático.Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  31. Oii Pah!
    To com muita vontade de ler esse livro!
    Lendo a sinopse, parece ser um livro bem gostoso de ler. E também, como você disse, da para dar inúmeras risadas lendo. Fiquei mais curiosa ainda =D
    Vou adicionar ele à minha meta!

    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Adorei a resenha e fiquei super ansiosa para ler esse livro! =) Não conheço muito o gênero Lad Lit, creio que li apenas um até agora, o Charlotte Street. Achei super legal ter uma visão diferente de casos e desilusões amorosas. Essa história parece ser bem fofa por isso já está nos meus desejados ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  33. A resenha está muito boa como sempre, estou muito curiosa pra ler as aventuras e rir com o Don, está todo mundo elogiando muito o livro e achei a capa muito fofa, doida pra ler esse livro diferente.

    ResponderExcluir
  34. Cada resenha que eu leio desse livro mais eu fico querendo ler kkk
    Achei também a capa super fofinho
    Essa sinopse, book trailer e resenha me passou um ar de engraçado e lembrei muito do Sheldon (TBBT)
    E amo livros que os personagens são o oposto um do outro, causa algo tão legal, tão inspirador (não sei porque, mas causa xD)
    Queria ler esse livro já tem um tempo e agora, mais ainda!

    Beijos, Duda

    ResponderExcluir
  35. Oi Pah, adorei a resenha! Estou de olho nesse livro há um tempo já e só escuto coisas positivas. Achei a premissa muito interessante e me interessei também pelo fato de o Don ter uma espécie de altismo. Acho que isso acaba trazendo mais um fato legal para a história.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  36. As minhas expectativas com esse livro só crescem a cada resenha que eu leio, quero muuuito lê-lo!! Parabéns pela resenha Pah.

    ResponderExcluir
  37. Essas autoras e essa mania de me fazer suspirar enquanto espero o romance se tornar realidade na minha vida!

    Espero poder conferir com esse livro na mão \o/ se os opostos realmente se atraem!

    ResponderExcluir
  38. Todas as resenhas que leio falam maravilhas desse livro. Confesso que livros como esse que retratam portadores de deficiências em situações "normais" chamam minha atenção, pois sou cadeirante.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Sou daquelas que, antes de qualquer coisa, olha a capa! Um pecado, eu sei, mas faço mesmo, e foi isso que me chamou a atenção neste livro! Depois de ler a sua resenha, só me fez ter mais vontade ainda de poder tê-lo em mãos e DEVORÁ-LO! Fui em busca de vários comentários e descobri que muitos gostaram, então espero que eu goste também! (:

    ResponderExcluir
  40. Li algumas resenhas sobre esse livro muito positivas, que aumentaram a minha expectativa sobre a história,ainda não li um chick lit narrado por um personagem masculino, e estou bastante curiosa, e a capa é um show a parte muito linda.. Participando !!

    ResponderExcluir
  41. Quando vi sobre esse livro, achei a capa muito bonita, mas depois de ler a sinopse, não me agradou muito não, porém depois que li sua resenha, fiquei morrendo de vontade de lê-lo.

    ps: Conheci seu blog a pouco tempo, e já salvei nos meus favoritos, parabéns!

    ResponderExcluir
  42. Fiquei encantada com esse livro desde que vi na livraria, amei a capa e fiquei ainda mais ansiosa para lê-lo ao conferir a sinopse e os comentários positivos sobre ele. Adorei a sua resenha, realmente me deixou com mais vontade ainda de ler. Bjs e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  43. oi
    eu eu eu euue ue ue ue ue ue ue ueueu euue
    quuuuuuuuuueroooooo

    ResponderExcluir
  44. Já li tantas resenhas deste livro e isso só aumenta a minha vontade de ler. Os dois protagonistas parecem ser adoráveis, por serem incompatíveis, segundo o questionário do "Projeto Esposa". E me encantei principalmente pelo Don. Pela sinopse e pala resenha, ele é o tipo de cara extremamente inteligente, metódico e anti-social. Simplesmente a-m-o caras assim (ainda é professor de Genética, oh my feelings!) e meu instinto de periguete literária, já está me alertando de a probabilidade de me apaixonar por este personagem é MUITO grande hahahaha

    ResponderExcluir
  45. Todas as resenhas que li sobre a esse livro foram positivas até agora e sou apaixonada por essa capa! Acho que os personagens devem ser marcantes e trama super bem bolada, mesmo com narrativa lenta no inicia se eu pegar ele pra ler leio até o fim não desisto!

    ResponderExcluir
  46. Devo dizer: Don é exatamente o tipo de cara que odeio e amo. E isso me encanta completamente.
    Fiquei interessada pelo livro logo de cara, assim que vi a capa (Que é maravilhosaaaa), e depois de ler resenhas, estou louca por esse livro.

    ResponderExcluir
  47. Realmente a primeira coisa que chama a atenção é a capa,por ela já fiquei imaginando a história,e agora depois dessa resenha tenho certeza que quero ler esse livro.

    ResponderExcluir
  48. Cara, acho que "O Projeto Rosie" é exatamente o tipo de livro que irei gostar. Tem um cara como personagem central ja me chama atenção!

    ResponderExcluir
  49. eu amoooooo chick lits! e já li/vi várias resenhas sobre esse livro e a vontade de ler só aumenta! quero muito ver como o autor fez isso, e um homem escrevendo chick lit também, parece ser bem interessante haha sem contar a sinopse, que me atraiu bastante! beijos

    ResponderExcluir
  50. Que pena que o autor não aprofunda melhor o problema que o protagonista tem. A Síndrome de Asperger já há um ano é considerada apenas mais um nível de autismo e só isso já demonstra o quanto ela pode ser grave, ainda mais no que concerne à questão do convívio social. Teria sido mesmo muito bacana se o autor tivesse dado um enfoque maior a essa questão!

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Projeto-Rosie
    (para quem quiser ler no seu nook)

    boas leituras!

    ResponderExcluir