[Resenha Premiada] Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
Jovem Adulto || 320 Páginas || Cortesia Novo Conceito || Skoob || Compare & Compre || Classificação: 3,5/5
Inveja, falsidade, intrigas, bullying... Definitivamente o ensino médio não é um mar de rosas. Caracterizado pelas inseguranças e medos típicos da adolescência, o ensino médio é um período que define e molda o jovem, preparando-o para a sua vida adulta. Exatamente por isso, por não estarem totalmente prontos para enfrentar as dificuldades do mundo a fora, que os corações são mais suscetíveis a dor quando partidos, ou que as brincadeiras de mau gosto machucam e corrompem a alma, ou ainda que as mentiras acumuladas fazem surgir o sentimento de revanche. Kat, Lillia e Mary foram enganadas por quem um dia se passou por um amigo, alguém que esteve presentes nos momentos mais difíceis de suas vidas, que escutou seus segredos e compreendeu seus medos. Injustiçadas, magoadas e decididas, elas resolvem que não querem mais esperar pela justiça dos céus, elas mesmas querem fazer justiça, e para isso, nada melhor do que usar as mesmas armas que o amigo inimigo, certo?
Nós três somos um círculo. Estamos ligadas uma às outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora.

Alternando entre o ponto de vista dessas três jovens, de forma que cada uma delas narra um capítulo do livro, as autoras transportam o leitor para uma pequena e pacata ilha; um local alheio a globalização na tentativa de proporcionar aos seus moradores a segurança de viver longe do caos tecnológico das grandes cidades, fazendo com que as pessoas se aproximem o suficiente para ajudar e cuidar fuxicar e se intrometer na vida umas das outras.  Sendo assim, considerando o tamanho do local onde vivem, é lógico supor que as protagonistas dessa história são amigas ou que já se conhecem de longa data, certo? Não, completamente errado. Kat a estranha e esquentadinha, Mary a novata, e Lillia a popular, são diferentes como a água é do óleo, porém essas três jovens possuem um objetivo em comum: o de se vingar, e de fato não dizem que a necessidade faz o homem? Pois bem, elas querem justiça e não importa o que passou, o que as distanciou, ou quem elas realmente são no presente, o que importa é fazer com que eles e suas mentiras paguem pela dor que causaram.
Vai, confessa, a permissa desse livro é MUITO boa! Assim que comecei a lê-lo fui tomada por uma onda de adrenalina, eu precisava saber o porquê da vingança, queria desesperadamente descobrir quem as enganou e principalmente, queria aceitar a dor que motivou a necessidade de tal atitude. Não me entendam de forma errada, mas no meu interior eu sei que a vingança não leva a nada, então ao me envolver com a vida dessas jovens eu tive que compreender seus motivos para aceitar o desenrolar da história, como leitora eu não queria uma trama clichê que descrevesse sobre algumas jovens magoadas por briguinhas de popularidade que resolveram dar o troco em suas “amigas rivais”, PELO AMOR, eu queria drama, suspense, choque de realidade, e de certa forma temos um pouco de tudo isso nesse livro, mas nem por esse motivo deixamos de ler alguns clichês adolescentes – ora estamos falando de um jovem adulto, minha gente!
Eu li o livro em questão de horas exatamente por minha vontade de compreender os motivos das personagens principais, afinal elas estão se vingando de pessoas próximas a elas e como desconhecidos alheios ao que elas sofreram, nós precisamos comprar um lado para o qual torcer. Nesse ponto eu adorei o fato das autoras incentivarem a dúvida, delas fazerem com que em um momento estejamos gritando – Mas que VACA...Bate nela!, e em outros – Coitada, ela não tem culpa da bagunça que seus pais são, além disso também gostei da narrativa intercalada entre as três jovens, e principalmente da forma sinuosa como as autoras falam sobre problemas do cotidiano dos jovens, alertando sobre os riscos das drogas, do álcool, do bullying e de tantos outros problemas.
Mas então, se eu gostei de tanta coisa no livro, porque só dei 3,5 estrelas para ele? Pois bem, já ouviram falar no mostro da expectativa? Esse era um dos livros que eu mais estava ansiosa para ler nesse mês de setembro; eu esperava algo tão doloroso e misterioso dele, mas mesmo esses fatores marcando presença no livro (nota: até de uso de elementos antinaturais as autoras fazem [?]) de certa maneira não fui completamente convencida por elas. Em alguns pontos me pareceu uma narrativa fria, superficial, eu queria sentir o que essas jovens sentiram, e por mais que eu tenha me compadecido delas, não sofri realmente com suas histórias. Mesmo assim o livro é bom. Ele me chocou com algumas verdades e atingiu seu objetivo ao passar uma mensagem forte e extremamente realista. Assim, se você gosta de um livro com pitadas de suspense e intrigas juvenis, Olho por Olho é uma boa opção de leitura, só não crie muitas expectativas, certo?
Olho por Olho livro faz parte de uma trilogia composta pelos livros: Burn for Burn (Burn for Burn, #1),   Fire with Fire (Burn for Burn, #2) e Ashes to Ashes (Burn for Burn, #3), sendo que esse último será lançado nos EUA em 2014.
Para ler ao som de...
Para quem leu e gostou de...
Trechos Marcantes:
- Sim, sou silenciosa mas mortal – digo, em tom de chacota. – Como um pum! – emenda Kat.
Hoje falei para aquela garota no banheiro (...), que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. (...). Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.

Gostou do livro? Então que tal ganhar um Kit desse romance (vide imagem)?
Para concorrer você SÓ precisa:
·         Possuir endereço de entrega no Brasil;
·         Curtir o blog no Facebook;
·         Comentar no post da resenha do livro (algo sobre a resenha, não se esquecendo de deixar seu e-mail para contato e seu link do facebook).
Mas Pah, só isso? Isso mesmo, esse ato não tem o caráter de uma promoção, ele apenas visa premiar aqueles que comentarem na resenha. Nesse ponto vale lembrar que, o comentário vencedor vai ser ESCOLHIDO pela equipe do blog, então caprichem no comentário e boa sorte!
PS. Os comentários serão computados até o último dia do mês de setembro e o vencedor será avisado por e-mail.
Beijos,







Atualizado em 03/10/2013. Resultado:



38 comentários:

  1. também estou morrendo de curiosidade para ler este livro, e tomara que eu não quebre a cara quando começar a ler ;~~
    ele me lembra muito PLL, não sei porque hahahaha
    ainda nem comecei a ler o livro e já estou curiosa para saber o motivo todo da vingança *----*
    raymedatsch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah, :)

    Dizem que não há nada pior que a ira de uma mulher traída... imagina de três então! O.o' rs'

    Vou te dizer que não sabia o que pensar desse livro. Primeiro ouvi comentários ruins e outros nem tão ruins... mas lendo sua resenha agora acho que eu gostaria de tentar.

    Vou tentar seguir seu conselho e não ter muitas expectativas - porque também já cometi esse erro com livros eu eu realmente poderia ter gostado se não tivesse esperando a história da minha vida =P rs'

    Fiquei curiosa pra saber o porque, o que realmente aconteceu para uni-las. Mesmo também não sendo muito a favor de vingança, - quer dizer, em livros pode u.ú rsrs' - queria saber as razões e como você já meio indicou que não é uma coisa tão boba que vai me frustrar quando eu chegar ao fim (outra que já está 'por aqui' de vinganças contras inimigas, lideres de torcida... ¬¬') quero apostar nessa história :)

    dayaneletters@hotmail.com
    https://www.facebook.com/dayane.farias.16

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  3. Eu vi esse livro no estande da Novo Conceito , na Bienal , eu fiquei na quela , compro , não compro , compro , não compro . Acabei não comprando , porém eu estou com muita vontade de ler esse livro , e por isso com muita expectativa . Quando li a resenha fiquei meio que "Será que eu não estou com muita expectativa em cima do livro , e vou acabar me decepcionando :/ ? " Espero que não . Amei a escolha da música . Emfim o comentário ficou muito grande , hahaha .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar o e-mail , hahahah !
      aqui ó : nanda-vz@hotmail.com

      Excluir
  4. esse tútulo e perfeito
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Paola, você disse 2 coisas bem verdadeiras: a premissa do livro é ótima, mas quando vamos com muitas expectativas, temos a tendência a não gostar tanto!
    Quero ler esse livro, mas ele ainda não está entre as minhas prioridades...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, o livro parece ser muito bom e gostoso de ler... Estou ansiosa pela leitura.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Heey!

    Eu AMO essa musica! E o livro parece ótimo. Ensino médio realmente não é um mar de rosas, mas até que eu dei sorte!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah!
    Menina, que confesso que de cara este livro não chamou minha atenção, mas o título dele nos deixa um pouco curiosos, né?
    Adoreii sua resenha, e ao saber que você lia e lia para saber o por que da vingança isso me deixou com mega vontade de ler. Gosto de livros assim, que nos prendem e nos deixam curiosos.
    Bem,a primeira resenha que leio, e achei bem interessante o tema, já entrou para minha lista de leitura.

    Beijos*
    vanessapereira04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Mas Pah, eu não tenho facebook.
    Não tem uma outra maneira de participar?
    Isso sempre acontece comigo... nunca participo por este motivo.




    Beijos


    Sara Oliveira.

    ResponderExcluir
  10. Mas Pah, eu não tenho facebook.
    Não tem uma outra maneira de participar?
    Isso sempre acontece comigo... nunca participo por este motivo.




    Beijos


    Sara Oliveira.

    ResponderExcluir
  11. Mas Pah, eu não tenho facebook.
    Não tem uma outra maneira de participar?
    Isso sempre acontece comigo... nunca participo por este motivo.




    Beijos


    Sara Oliveira.

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso desse livro. PRECISO!
    Eu amo PLL né, então eu tenho que ler esse livro.
    Repetindo : PRECISO.
    Adorei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler.
    thealmeida@live.com

    ResponderExcluir
  13. Confesso que sua resenha me desanimou um pouquinho, sabe? Também estou com uma expectativa GIGANTESCA com a leitura desse livro e me entristece saber que ele não é tãaaao assim.
    Vingança é um tema que me chama muito a atenção e curti saber do "toque adolescente" da estória. Costumo curtir alguns clichês hahaha
    Fico com o pé atrás, também, por estar lendo no momento um livro da Siobhan Vivian que não estou curtindo muito :/ Maaaaas, ainda assim, quero MUITO ler esse livro :D

    https://www.facebook.com/maariana.sb
    mariaana_baptista@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi flor
    Adorei a sinopse!
    A pouco tempo fiquei sabendo que este é o primeiro livro de uma série!!! :)
    Um livro que fala sobre vingança, histórias distintas de 3 garotas. Todas elas parecem ter um objetivo em comum, querem vingança, e elas querem que seus alvos sejam fadados à torturas piores do que elas anteriormente passaram. Parece algo infantil, mas não é.
    Me parece que os personagens são maravilhoso! E será fácil nos afeiçoar com eles.
    Acredito que Olho por Olho é surreal e tem um toque sobrenatural que faz toda a diferença para não torná-la comum como os demais romances.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o livro, e espero ansiosamente pelo próximo.. Li ele em dois dias... comparado ao tempo habitual que levo para ler um livro, li esse muito rápido, não consegui desgrudar dele. Diferente de você, eu não esperava muito do livro, quer dizer, até que esperava um pouquinho sim, mais me surpreendi de qualquer forma, e adorei.

    sua resenha ta ótima! bjos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  16. Eu já estava curiosa pra ler esse livro, agora depois da sua resenha fiquei maisss, adoroo esses livros que nos envolve e não conseguimos parar de ler, porque ficamos muito curiosa sobre o que vai acontecer e acabamos lendo tão rapidamente que nem percebemos... e pelo jeito da sua resenha ele é bem assim.... então é claro que vou participar da promo! #dedoscruzados
    email: ellen_maira@hotmail.com
    facebook: https://www.facebook.com/elenmga

    Pah esse bonequinho com agulhas que vem junto, tem a ver com a maneira que elas se vingam!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ellen, o bonequinho não tem ligação com a maneira que elas se vingam não. Até tem um ar "antinatural" na obra, mas não chega a tanto :)

      Excluir
  17. Eu já tinha lido "O verão que mudou a minha vida" da Jenny, e, como você disse, não fugiu do clichê! mas nada que incomodasse a leitura, to bem acostumada com esses detalhes de leitura YA haha e acho que é um dos meus gêneros literários preferidos. principalmente que se passa em época de colegial (acho que porque comecei a ler com os livros da Meg, e são bem nesse estilo)! Por isso to muuuito ansiosa pra ler! sinto uma pontadinha de espíritos vingativos de Blair Waldorf de Gossip Girl, e amo essa personagem haha também não acho que vingança seja um sentimento bom, muito pelo contrário! na vida real, por isso quero ler o livro, não faz mal haha
    beijos Pah!
    Julia Costa
    juju_costa11@hotmail.com
    facebook.com/juliamottacosta

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é realmente muito linda. E pelas resenhas que li o livro deve ser muito bom. Minha curiosidade pra ler só ta aumentando!

    kenia_s1@hotmail.com
    facebook.com/kenia.siqueira.75

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da sinopse do livro e fiquei muito curiosa para lê-lo. Sei como é isso de criar expectativas muito altas, por isso normalmente quero muito ler um livro evito ler muitas resenhas sobre ele por que com certeza irei acabar esperando mais do que vou receber. Apesar de a nota não ter sido alta deu para perceber que você gostou do livro e com certeza não diminuiu a minha vontade de ler, mas pelo menos agora sei que não devo esperar coisas muito mirabolantes.

    gisa_oliveira07@hotmail.com
    www.facebook.com/giselle.deoliveira.14

    ResponderExcluir
  20. Fiquei super curiosa. Parece ser o tipo de livro que eu gosto e acho a capa bem bonita. Depois desta resenha fiquei a morrer de vontade de ler, infelizmente não posso participar do sorteio por morar em Portugal :3
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Oiii, parabéns pelo blog, o conheci recentemente e já salvei nos favoritos pra acompanhar! hahaha
    Eu já tinha visto sobre esse livro no skoob, mas nunca tinha me interessado, ai li a sua resenha e fiquei curiosa pra lê-lo, tirando que a capa já deixa aquele "mistério" que dá vontade saber mais sobre a história.
    Então, ahaha, escolham-me :p
    ingridgentil@hotmail.com
    https://www.facebook.com/ingridgentil14

    ResponderExcluir
  22. Pah, adorei a resenha e a promoção! Achei ótimo você incentivar quem realmente lê as resenhas e participa do blog. Quanto ao livro, acho incrível como o universo escolar é propício para história mirabolantes, cheias de drama e reviravoltas. Eu, infelizmente, já passei pelos dois lados da moeda. Tanto já sofri muito por bullying e preconceito, quanto depois, quando cresci e fiquei mais popularzinha, também virei "má" e tentei me vingar de muitas pessoas. Ainda bem que a gente amadurece. Quanto ao livro em específico, uma pena você ter sentido falta de algo mais. Talvez seja realmente algo com as autoras. Eu pelo menos já li um livro da Siobhan e achei fraquíssimo, inconsistente e mega superficial. Estava apostando mais nesse, que pena que não é tudo aquilo. De qualquer forma vou torcer para ganhar o sorteio e tirar minhas próprias conclusões.

    mcandeloro@gmail.com
    https://www.facebook.com/mirelle.candeloro

    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  23. Oii Pah!
    Quando eu li a sinopse desse livro me lembrei do filme "Todas Contra John" kkkkkk
    Você tem razão, o livro tem uma premissa muito boa! Já deixa a gente com aquela curiosidade (vingança?? Porque elas querem vingança? Será que vai dar certo? PrecisoLerAgora!)
    É muito ruim quando um livro não alcança nossas expectativas né? Chato quando isso acontece. Mas, esse livro tem um tema forte, eu acho que é inevitável, até natural, criar expectativas =)
    Esses livros juvenis tendem a serem cheios de clichês (com exceções é claro). Tem autores que lida com o clichê com maestria, tornando o livro muito bom! Outros não conseguem tanto...
    Eu nunca li nada dessas autoras, mas já vi críticas positivas sobre os livros delas (e outras negativas). Então é só lendo para saber o que eu vou achar né? hahaha

    Adorei a resenha!
    Beijos :*
    karinabarizon@hotmail.com
    https://www.facebook.com/karina.barizon

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Bom, então de uma coisa estou salva depois de ler a resenha: do monstro da expectativa.
    Confesso que quando li a sinopse e vi vários blogs mostrando o livro logo que receberam da editora que eu fiquei super empolgada de saber mais sobre ele (vamos combinar, o brinde foi MARA e contribuiu).
    Ainda quero lê-lo, obvio, mas é sempre bom diminuir a expectativa, vai que por esse motivo me conquista.

    Quero ganhar essa promoção!!! (Ainda bem que o brinde vem junto) haha

    Email: taaatahhh@gmail.com
    Facebook: facebook.com/thaysarocha

    ResponderExcluir
  26. Eu também estou muito curiosa com este livro também, ouço falarem tão bem dele...
    Amei sua resenha Pah, sinceramente amo suas resenhas, você parece tão verdadeira quanto as emoções que sentiu durante a leitura, e conta o enredo da leitura sem da muito spoiler.
    Biabarros.b.b.b@gmail.com
    https://www.facebook.com/bia.barros.733?fref=ts

    ResponderExcluir
  27. Primeiramente vou dizer que estou muito louca pra ler esse livro. Sério, acho que vou ter o mesmo problema que você com relação a expectativa. Simplesmente quero muito ler esse livro, principalmente por causa do tema, é muito instigante e a sinopse já te deixa muuuito curiosa.
    Esse é um tema muito bom pra livro, série, filme, etc. Afinal, quem não gosta de uma boa vingança? De brigas, armações, revanche? Quem nunca quis dar o troco em alguém por algo que sofreu? Quem nunca guardou rancor de uma pessoa? Por outro lado, é meio complicado falar de um assunto assim porque muita gente fala que certas coisas (revanches) não são justificáveis. Bem, eu acho que se você não passou pelo que a pessoa passou não deve julgar, nesse caso, os personagens né, rs.
    É claro que vingança nunca leva a nada, mas não há nada melhor que o sentimento de satisfação de ver alguém que te machucou se ferrar , como o próprio nome já diz, Olho por Olho.
    Quanto a narração, eu gosto deste tipo, que alterna entre os personagens, porque assim você pode ver o que tá na cabeça de cada um, quais os motivos pessoais deles, o que eles escondem dos outros personagens, é bem legal assim, voc~e pode ver vários pontos de vista.
    Pelo que você descreveu parece que também aborda temas bem atuais e realistas como a questão do bullying, álcool, etc. Retrata bem a realidade de alguns jovens..
    Enfim, eu estou com muitas expectativas sobre esse livro (o que talvez não seja uma coisa boa, mas.. ) e espero amaar, porque eu adoro um mistério e mal posso esperar pra saber o que fizeram pra essas meninas estarem com tanta "sede de sangue" haha.
    Amei a sua resenha, você falou muito bem do livro sem dar spoiler (embora eu não tenha nenhum problema com isso - amo spoiler, haha), e só me deixou mais curiosa, rs. Deu pra entender bem o que você sentiu e pensou ao ler o livro, pena que não foi como você esperava :/ Acontece muito isso quando a gente cria muita expectativa né? Espero gostar quando eu ler, to cada vez mais curiosa pra saber os mistérios desse livro, haha.
    Beijos
    lah.bdst@hotmail.com
    https://www.facebook.com/larissa.gaigher

    ResponderExcluir
  28. Já estou sentindo o quão cheio de intrigas é esse livro!
    O ensino médio realmente não é fácil, mas esse negocio todo de vingança me chamou atenção. Fiquei curiosa para saber o porque de tudo.
    Não conhecia o livro, então agora quero lê-lo.

    rossanakey@hotmail.com
    https://www.facebook.com/rossana.moraes.7

    ResponderExcluir
  29. Estava com vontade de ler o livro apenas pela capa, achei bonita e de capas com pessoas na frente. Após ler sua resenha essa vontade aumentou, assim como você estou desesperada para descobrir quem as enganou, o motivo da vingança e tudo mais o que envolve o enredo do livro.
    O fato de eu não ter livros voltadas a esse tema de vingança, com suspense e que nos curiosas para saber o porque de tantas coisas me fez desejar cada vez mais o livro.
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre e a sua me despertou um interesse enorme. Amei a resenha, parabéns pelo modo como se expressou, pois você soube passar muito bem o que precisava para chamar a atenção.

    Beijos :D

    renata_rn@ms.com
    https://www.facebook.com/renata.pacheco2

    ResponderExcluir
  30. Esse livro realmente chama a atenção em todos os aspectos. A capa é linda e intrigante, a sinopse então nem se fala. Quando vi o kit que vem junto pensei "Meu Deus" kkk vem até bonequinho de vodu (medo!). Achei a trama diferente apesar de me lembrar um pouco de Pretty Little Liars. Graças a Deus nunca conheci pessoas assim, vingativas e sinceramente espero nunca me deparar com alguma delas :S

    Bjs
    @tibiux
    tibiux@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu queia muito ler esse livro antes mesmo de ler qualquer resenha pelo titulo, mas agora que li apesar de não ser para criar expectativa quero saber pra quem vai ser direcionado essa vingança toda; eu sempre quis me vingar de certas pessoas que me fizeram alguma coisa mas meu coração não deixou cada um vai responder pelos seus atos.

    ResponderExcluir
  32. A sua resenha me fez pensar em alguns pontos enraçados, por exemplo, porque toda essa premissa de vingança e na hora não é tudo que esperamos? Acho isso uma baita sacanagem!
    Então, apesar do livro não preencher todos os requisitos necessários pra ser ótimo, eu ainda o desejo e quero muito ler.
    Quem sabe mais pra frente eu leia ou ganhe ele aqui. rs

    Participando!
    Adorei a promoção!
    clicandolivros@hotmail.com
    Luciana Miranda

    ResponderExcluir
  33. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores

    ResponderExcluir
  34. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando o interesse dos leitores

    https://www.facebook.com/andressa.ferreira.75685

    sinistro1976@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. E como vai se chamar o terceiro livro em Português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Editora ainda não revelou o título :(

      Excluir