Anúncios
outubro 15, 2021

HOJE CHEGA “UM SALTO PARA O AMOR” À TODOS VOCÊS

Já falamos tanto de “Um Salto Para O Amor” em todas as redes do Livros e Fuxicos, então por aqui não seria diferente! Hoje essa história chega para todos vocês e, por aqui, indicamos ela de olhos mais do que fechados. A Aione (autora da obra) é incrível em tudo o que se propõe a escrever, então tenham a certeza de que esse livro não é diferente!

Por isso, como estávamos super ansiosas(os) por este momento, convidamos essa escritora maravilhosa para uma entrevista sobre USPOA (um apelido carinhoso para “Um Salto Para O Amor”). Ela contou um pouquinho sobre alguns processos do livro, sobre a história, os personagens e, até mesmo, a sensação de ter o seu primeiro romance publicada de maneira física. Quer saber tudo o que a Aione compartilhou com a gente? Então, continua aqui e acompanha até o final!

 

ENTREVISTA COM AIONE SIMÕES

Logo de início, perguntamos para a Aione sobre o momento em que recebeu a notícia de que seria publicada pela Editora Harlequin. Ela nos contou um pouco de como estava e qual foi a sensação ao receber essa notícia tão esperada.

“Estava trabalhando, em casa, sentada de frente para o computador, quando recebi uma notificação de chamada de vídeo no grupo com minhas agentes, Mari Dal Chico e Alba Milena. Como estávamos aguardando a resposta da editora, assim que vi a ligação eu sabia que seria isso. Quando atendi, eu estava inteira vermelha, do calor que me deu de expectativa — a ponto de elas terem percebido, comentado e começado a rir. No momento que elas deram a notícia, ri e chorei ao mesmo tempo, o que é a minha reação padrão hahaha. Minha mãe ouviu da cozinha e entrou correndo no quarto, me abraçando, beijando e pulando de alegria. Foi um momento lindo e bastante emocionante!”

 

Essa maravilhosa também nos contou um pouco do processo de criação de “Um Salto Para O Amor”. Ela dividiu conosco a partir de que situação surgiu a ideia de escrever essa história tão linda.

“A ideia surgiu em 2018. No começo daquele ano, eu havia começado a escrever um livro, mas ele não foi para frente — ainda pretendo continuar, em outro momento. Desde então, eu vinha pensando em uma nova história, mas não sabia sobre o quê falaria. Sendo sincera, não sei exatamente o que fez com que Um Salto Para o Amor surgisse, porque foi uma combinação de elementos — diferente de Escrito nas Estrelas?, que tive a ideia tomando banho logo depois de começar a estudar mapa astral com uma amiga. Mas, em 2018 passei por uma série de momentos delicados, um deles relacionados ao diagnóstico de um problema na coluna, o que significa que, por um tempo, não estive no melhor dos meus ânimos.

Muitas pessoas ao meu redor se preocupavam comigo, se preocupavam por me ver triste, mas a forma de como tentavam me animar não era a mais saudável para mim, porque era muito baseada em discursos como “é preciso superar”, “você não pode se abater”, “precisa ser forte” e afins. Minha visão sobre momentos de tristeza é diferente, então foi aumentando em mim a necessidade de falar sobre a dor e sobre a importância de se viver a dor para poder superá-la, de fato. Isso significa aceitar que nem sempre estaremos bem e que faz parte da vida ter momentos assim. A necessidade de falar sobre isso aliada a outras ideias pontuais que apareciam na minha cabeça culminou no surgimento do romance.”

 

E vocês acham que não teríamos nada sobre o processo da capa, não? A Aione nos contou como se deu o processo de criação dessa coisa linda! Será que tiveram muitas mudanças? E como era a ideia inicial?

“Uma das coisas que mais me deixa feliz e segura de estar com a editora certa é como tudo no processo editorial fluiu bem, inclusive a criação da capa. Em uma de nossas reuniões, a editora quis ouvir minhas ideias, saber tipos de capas que me agradavam e se eu havia pensado em algo para Um Salto Para o Amor. Falei que havia pensado na reprodução da cena de Dirty Dancing, filme favorito da protagonista, e na conexão que ela tem com o livro, e a editora gostou da ideia.

Depois, passei algumas informações mais detalhadas sobre os personagens — características físicas e da personalidade — além do cenário que gostaria de ver representado, e a editora juntou tudo isso em um briefing mais detalhado, que foi enviado para a capista, Renata Nolasco. Quando ela enviou a ilustração e um primeiro modelo de capa, comecei (de novo rsrs) a chorar. Foi muito impactante e me passou exatamente a sensação que eu queria! Quase não foram feitos ajustes, só pedimos para alterar um ou outro detalhe. Então, a capa final foi basicamente a primeira apresentada.”

 

Será que algum personagem do livro teve inspiração de alguém da vida real? A Aione nos tirou essa dúvida e falou sobre como ela se baseia em outras coisas reais.

“Nenhum dos personagens que já escrevi são diretamente inspirados em alguém, mas sempre há um elemento ou outro que são inspirados em acontecimentos reais. Por exemplo, a Lily tem um encontro amoroso desastroso no começo do livro, e ele foi baseado em um encontro ruim que eu tive.”

 

Na pergunta passada, ela nos contou que não se inspira diretamente em alguém para escrever os seus personagens. Mas será que eles podem ter algo em comum com a própria Aione? Pensando nisso, perguntamos se a Lily tem algo de parecido com ela (deveria ter porque ambas são maravilhosas, né?).

“Hahaha obrigada pelo carinho ♥ A Lily é sim incrível, mas é minha personagem mais diferente de mim. Embora ela carregue muitas inseguranças, ela tem uma confiança em se portar, em se posicionar, que eu mesma não tenho (ou luto muito para conseguir ter). Mas nossa maior diferença está em como lidamos com as emoções. Enquanto sou muito honesta com as minhas e me permito sentir seja lá o que for, a Lily tem a tendência de reprimir.

De nossas semelhanças, transferi para ela a falta de gosto para cozinhar e a mente suja afiada, sempre pronta para pensar besteira haha. E o amor por Dirty Dancing, é óbvio!”

 

Há 4 semanas, a Aione participou de uma live super legal no canal do Livros e Fuxicos e por lá percebemos o grande carinho que ela tem pela Frida, a loja de roupas da Lily. Por isso, perguntamos como surgiu a ideia para o nome e se tem relação com a nossa amada Frida Khalo.

“A referência é a Frida Kahlo, sim! Na história, a Lily e a mãe são apaixonadas pela artista, e Frida foi a escolha de Lily para homenageá-la. Frida Kahlo foi uma mulher PCD, bissexual, artista que se aliou ao Partido Comunista Mexicano, que tentou suicídio diversas vezes ao longo da vida. Todos esses elementos influenciaram sua arte, que explorava questões de identidade, gênero, classe e raça, questões essas que são importantes para Lily e seus pais. Então, simbolicamente, Frida Kahlo representa muito dos valores da própria Lily, representa aquilo pelo qual a Lily também luta.”

 

Ela também já nos adiantou que no livro tem diversos trechos musicais que inicial os capítulos e tem uma playlist disponibilizada no Spotify! Então, é claro que a gente quis saber como foi o processo de criação dessa playlist e se ela teve alguma inspiração para montá-la.

“A playlist é composta tanto pelas músicas que abrem os capítulos quanto por aquelas que apenas são citadas na história. De modo geral, são canções do meu próprio repertório, músicas que também gosto. As epígrafes dos capítulos estão conectadas ao conteúdo de cada um, então procurei músicas com letras (ou trechos) que tivessem a ver com o enredo.”

 

E assim, chegamos no nosso mocinho tão querido e esperado por todos! Perguntamos para a Aione se tem alguma coisa que ainda não falou do Marcos, mas gostaria que os leitores soubessem.

“Que ele é maravilhoso e que vai conquistar corações — ops, acho que eu já tinha dito isso!

Brincadeiras à parte, acho que, como tudo nesse livro, Marcos é um mocinho mais amadurecido do que meus outros. Óbvio que ele não tem uma personalidade aprofundada na história como a de Lily, porque ela é a protagonista. Mas acredito que ele tenha mais nuances do que o Cadu, por exemplo, que desenvolvi focando totalmente em suas qualidades, para ser o mocinho ideal. Marcos tem mais cara de alguém real — ainda que ele continue sendo incrível. Difícil encontrar um desses por aí haha!”

 

Então, pela visão da própria autora, queríamos saber o que todos podem esperar de USPOA.

“Uma leitura leve e divertida, mas com momentos emocionantes. Espero, de coração, que as mensagens nele presente possam tocar e trazer conforto!”

 

Por último, mas não menos importante (não mesmo), a Aione compartilhou um pouco sobre a história que ela já está escrevendo. “Um Salto Para O Amor” tá lançando hoje, mas a gente já tá querendo mais haha

“Acho que ainda é cedo para falar sobre a história, mas, mais do que as outras que já escrevi, o que a tem norteado é o amor. Comecei a escrevê-la nos primeiros meses de pandemia e, num momento tão difícil, senti que precisava falar de amor, das coisas que amo. Isso vai aparecer de diferentes formas na história!”

 

Infelizmente, nossa entrevista com a Aione chegou ao fim! Por aqui, a gente se controla pra não fazer 30 perguntas, porque é sempre muito bom conversar com ela. Mais uma vez gostaríamos de agradecer por estar aqui conosco! O velho clichê de “O aniversário é seu, mas o presente é nosso” é real. Amamos muito!

Deixamos aqui os nossos enormes parabéns por tudo! Pelo aniversário, pelo livro, pelos conteúdos de qualidade e pela grande influência positiva que você exerce na vida de todos que te acompanham. O orgulho só aumenta todos os dias!

Então, é isso, pessoal! Espero que tenham gostado. Vão lá comprar “Um Salto Para O Amor” e deixem muitas felicitações para a Aione. Ela merece o mundo inteirinho!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Gabriel
    28 outubro, 2021

    Gostei bastante desse testo e achei ele muito bem feito

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      06 novembro, 2021

      Muito obrigada, Gabriel ♥

  • Aione Simões
    19 outubro, 2021

    Que post mais especial! Obrigada, equipe L&F, por mais esse espaço e pelo carinho comigo ♥

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      21 outubro, 2021

      Você é incrível, Aione! Nós que sempre agradecemos por tudo ♥

  • Lais
    16 outubro, 2021

    Ameiiii….
    Super ansiosa para ler USPOA!!! Certeza que vou amar s2
    Aione sua linda… parabéns de novo. Obrigada por existir e ser essa pessoa maravilhosa, é um clichê mesmo, mas vou repetir, é você que faz o aniversário e nós que ganhamos o presente!
    Que sua luz se propague, e suas mensagens toque os corações!
    Tudo de vida, amor, felicidade, sucesso, paz, saúde pra ti…
    E que venha mais livros para tocar o nosso coração!
    Obrigada equipe Livros e Fuxicos por essa entrevista maravilhosa!

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      17 outubro, 2021

      Que linda! Obrigada pelo carinho de sempre, Lais. E a Aione merece demais ♥

    • Aione Simões
      19 outubro, 2021

      Sua linda ♥ Obrigada por tudo, Lais!

  • Bárbara Goés
    16 outubro, 2021

    Eu amei a entrevista e estou ansiosa pra ler esse livro, tenho certeza que irei favoritar.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      17 outubro, 2021

      Espero que você ame essa história, Bárbara ♥

    • Aione Simões
      19 outubro, 2021

      Na torcida pra você gostar, sua querida ♥