Anúncios
janeiro 07, 2022

O QUE É UM LIVRO VIAJANTE?

Você já ouviu falar sobre “Livro Viajante”? Se não, fica aqui com a gente que preparamos uma matéria muito legal explicando um pouquinho desse projeto, como ele funciona e as diversas formas que ele pode ser feito. Tenho certeza que, após descobrir mais sobre isso, você vai querer reunir vários amigos leitores para fazer algo do tipo. Então, vamos lá!

Livro Viajante é um projeto onde você escolhe um livro, faz a leitura e coloca diversas anotações no exemplar. Isso pode ser feito com post its, com bilhetinhos, escritas na margem ou da forma que preferir. O importante é fazer as suas considerações nas partes da história que você mais gostar ou que chamaram mais atenção. Depois de ter feito isso, você vai embrulhar e enviar para outra pessoa. Ela vai fazer exatamente o mesmo que você e continuar passando o livro adiante. 

Você pode, tanto começar essa “viagem”, quanto entrar na fila de algum projeto que já esteja acontecendo. Em alguns casos, os leitores colocam um limite de pessoas por conta do espaço no próprio livros. São tantos comentários, tantas impressões que o título pode ficar lotado. Essa ação também permite que você possa ler livros emprestados, sem acumular tantos na sua estante.

O objetivo principal do Livro Viajante é compartilhar experiências, percepções e visões de mundo. Muitas vezes, nós fazemos a leitura de um livro, mas estamos fechados em realidade que nos permite fazer interpretações diferentes de outras realidades. Quando você recebe o livro com algumas anotações, mostrando o que acharam daquilo, é possível estender ainda mais os horizontes. 

Lembrando que, quando você participa de uma corrente de Livro Viajante, ao abrir uma página que consta impressões de outros leitores, deixa para ler depois. Primeiro você faz a sua leitura sem interferência, para ter a sua própria opinião, depois você procura saber o que acharam daquilo. Isso pode ser feito por capítulos ou da dinâmica que melhor funcionar.

Além de conhecer várias visões, é legal para conhecer várias pessoas. Esse projeto pode ser realizado com amigos, mas também pode ser realizado com leitores de outros lugares, outros estados e, até mesmo, de outros países. Descobrir quem tem o mesmo gosto literário que você e perceber que, mesmo assim, elas podem ter opiniões diferentes é muito incrível.

Ou seja, no final de tudo, o “Livro Viajante” mostra pra gente que a variedade de interpretações pode ser infinita. E mostra muito sobre relações pessoais também, o quanto uma frase ou uma situação pode atingir os leitores de maneira diferente. É uma experiência incrível que, com certeza, vale a pena ser vivida.

Então, deixa aqui nos comentários se vocês já participaram de alguma ação assim ou se já ouviram falar e tem muita curiosidade. Quem sabe a gente não seleciona alguns inscritos para fazer algo assim? Ia ser super legal, né?

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário