[Fuxicando Sobre Chick-Lits] Dúvidas Sobre o Desafio



"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.




Oi queridos!

Primeiramente, preciso dizer o quão feliz eu fiquei com a empolgação de todos vocês? ♥
Sério, vocês são uns lindos de marca maior!!

Bom, percebi no post do desafio e em várias conversas pelas redes sociais que algumas dúvidas estão pairando no ar.
Sendo assim, resolvi esclarecer algumas aqui porque as perguntas de alguns podem ser as mesmas de muitos. 


Primeiro: sobre as minhas postagens.
É certo que pode acontecer de nem todo mês eu ler um livro para o desafio e, portanto, nem todo mês farei um post sobre ele. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia... Todo mês eu incluirei um formulário para que vocês possam deixar o link de vocês, independentemente de eu ter lido um chick-lit ou não!
"Mas, Aione (ou Mi, depende de como vocês quiserem me chamar, atendo pelos dois nomes :P), quando você vai postar?"
Vamos fazer um combinado? Todo meu último post do mês eu deixo a caixa para vocês incluírem os links, ok? É provável, também, que em alguns meses eu atrase meu post e poste na semana seguinte ao que eu deveria (já fiz muito disso por aqui, mas sempre com a autorização e conhecimento prévio da minha chefinha Pah, deixemos isso claro!). Caso você esteja esperando por meu post em uma quinta-feira específica e ele não aparecer, não tenha dúvidas de que na semana seguinte ele estará por aqui :)
Só para lembrar: meus posts aqui são quinzenais, portanto, vocês me verão novamente aqui no dia 20/02!

Depois: sobre as classificações dos livros.
Vivo recebendo perguntas sobre se determinado livro é ou não um chick-lit, e confesso que nem sempre sei responder. Algumas obras são difíceis de serem classificadas, enquanto outras são consideradas por uns e não por outros. Um exemplo: Rachel Gibson é considerada uma autora de chick-lits, mas, quando li Loucamente Sua, não foi essa a sensação que tive. Entretanto, quem sou eu para dizer que não é quando outros dizem que sim?
Posso contar um segredo? Sempre que estou na dúvida se um livro é ou não um chick-lit, pergunto ao Senhor-Todo-Poderoso-Que-Tudo-Sabe - mais conhecido como Google -, e vejo como outros blogueiros, leitores e resenhistas de um modo geral o classificam. Se a maioria diz que é, é com a maioria que vou!
Lembrando: sempre gosto de ressaltar o humor como uma característica importante dos chick-lits, mas nem todo chick-lit chega a ser hilário. As vezes só é bem humorado! Outro detalhe importante é que, fora do Brasil, o termo "chick-lit" engloba a leitura voltada para o público feminino de um modo geral, então foge bastante dessa questão do humor. Só para vocês terem uma ideia, vejam a lista do Goodreads de chick-lits mais lidos. 
Mas, para não nos confundirmos ainda mais: vamos pensar nos chick-lits como comédias românticas, ok? 

Por fim: indicações de livros.
Como vocês me pediram, vou tentar fazer algumas indicações!
Dentre os itens do desafio, separei aqueles que possuem livros específicos - e não que variam de acordo com cada pessoa, como, por exemplo, o que comece com a inicial do nome - para exemplificar e facilitar na busca de vocês.
Mas não se prendam a eles! O universo literário é enorme, e o dos chick-lits vem ganhando cada vez mais espaço entre os leitores ;)


NACIONAL



 Maisaquiaqui aqui




TEEN CHICK-LIT





 LAD-LIT





 E os livros do Federico Moccia, Aione?
Esse é, infelizmente, um dos autores que ainda não li nenhuma obra, então não posso dar minha opinião. Vi que alguns consideram que sim, outros não. Quer considerá-lo? Vá em frente ;)


 SÉRIES







Observação: Na série das Irmãs Walsh, da Marian Keyes, os livros são independentes entre si, então podem ser lidos fora de ordem!


 MAIS CHICK-LITS
Esses aqui coloquei só para dar uma luz! Fiquem a vontade para encaixá-los no desafio que desejarem (caso se interessem por algum deles)










Ajudei?
Se vocês repararem, muitos dos que coloquei aqui se encaixam em mais de uma categoria, então usem a criatividade de vocês!
Eu poderia ter dado exemplos para outras categorias também - como,  por exemplo, as dos números de páginas, dos alimentos na capa, etc -, mas ai eu acabaria com parte do desafio, que consiste em você encontrar os livros.


Se você ainda não conferiu o vídeo explicando sobre o desafio, não deixe de assistir!



Espero ter ajudado! E, qualquer dúvida, não deixem de perguntar ;)

Excelentes leituras para vocês!

Beijos enormes a todos!







Participe Aqui

39 comentários:

  1. Oi Aione!
    Têm muitos livros neste post que eu não sabia que eram chick lits, achei isso bem curioso :)
    Eu já li Perdida e gostei muito, foi um dos poucos livros nacionais que li.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk adorei o post Mi, já não tenho mais dúvidas, já que vc tão atenciosamente respondeu a todos, provavelmente no dia 22/02 já tenha lido algum ;)

    Segue o link da relação dos livros que irei participar:

    http://www.leituraseloucuras.com.br/2014/01/tag-desafio-fuxicando-sobre-chick-lit.html#more

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Sim, entendi tudo senhorita Chick-lit!
    Eu já completei mais de um item. O segundo foi o da inicial do nome "A lua de mel". x)

    Aliás, vou lá editar para incluir isso.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!

    Muito legal da sua parte fazer o esse post pra tirar as dúvidas da galera. Não vou participar do desafio, mas já anotei alguns dos livros que você indicou pra incluir na minha lista de futuras leituras.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só indicou coisa boa nessa lista, Mi!
    Eu já estou participando e pensando em qual livro lerei pro desafio neste mês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mi, de todos estes só li o Perdida e O Projeto Rosie e eles são os meus queridos queridíssimos (Me desculpem, sou uma pessoa exagerada quando se trata de elogios). Acabei de comprar o Procura-se um Marido, então vou incluí-lo à lista como parte do desafio, posso fazer assim?

    ResponderExcluir
  7. Mi, de todos estes só li o Perdida e O Projeto Rosie e eles são os meus queridos queridíssimos (Me desculpem, sou uma pessoa exagerada quando se trata de elogios). Acabei de comprar o Procura-se um Marido, então vou incluí-lo à lista como parte do desafio, posso fazer assim?

    ResponderExcluir
  8. Adoro chick-lits! É uma leitura leve e sempre dou risadas ou fico com um sorriso no rosto.
    Li Perdida e adorei! Já Férias não gostei muito...
    Por enquanto não li nenhum chick-lit, mas vou tentar ler em breve =) obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  9. acho q nao vou participar!!! estou super sem tempo. mas amei seus livros *-* tantos q quero tanto ler kkkk simplesmente ana, azar o seu, qual o seu numero ( ja vi o filme ), a serie toda Eu amo nova york e etc kkkkkk quero todos *----* peguei varios nomes de livros com capas lindas tbm :D obrigada

    ResponderExcluir
  10. Gente que tudo , quero todos , quero ler todos , prinicipalmente os nacionais . Ainda não completei nenhum ainda rsrs . E entendi tudo , se sinta a vontade , sei que que uma hora ira postar sobre algum :)

    ResponderExcluir
  11. Miiiii, sua linda, eu adoro os seus posts e de tanto você falar desse tal chick-lit eu li e AMEI. A minha escolha foi Azar o Seu e me apaixonei pela história e Simplesmente Ana que também é um dos meus livros favoritos (Alex ♥) mas confesso que não imaginava que se tratava de um chick-lit pra mim era mais como um estilo de fantasia, sei la kkkk.
    Adorei o post flor beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns livros desse q vc indicou e adorei a sugestão de outros que acabei de adicionar a minha lista de desejados. Adoro os livros da Meg e da Sophie Kinsella e preciso ler algum livro da Rachel Gibson. Infelizmente, por falta de tempo não estou participando do desefio.
    Mas boa sorte a todas!

    ResponderExcluir
  13. adorei o post. não estou participando do desafio, mas estou vendo bastante gente que está.
    estou tentando ler bastante livros deste gênero, porque desde que li o primeiro, me apaixonei e agora quero ler tudo...
    quando li Loucamente Sua também pensei que fosse um Chick lit, mas também senti que não é =/
    adorei as indicações que você deu, e já anotei um monte para comprar hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Amei o post.
    Adoro esse tipo de livro, pois me divirto muito lendo.
    Não li todos os que estão na lista, mas alguns ainda vou ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Ola Aione!
    Muito legal esse post para tirar as dúvidas.
    Adoro Chick lit e adorei essa sua lista tem alguns que ainda não conhecia e lá vão eles para minha listinha de compra (que só cresce..hehe)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. aiii adoro a capa dos Chick lit, são sempre tão cativantes...
    Só de olhar a capa da vontade de ler ler ler e ler rsrsrsrs só ta faltado tempo... rsrsrs beijos

    ResponderExcluir
  17. Como já declarei, só não vou participar do desafio porque chick-lit não faz meu gênero preferido e eu tô sem tempo pra me comprometer com algo assim. Mas a ideia é ótima, boa sorte e boas leituras para quem for participar!

    ResponderExcluir
  18. De vez enquanto eu gosto de ler um chick-lit mais isso é raro. Amo aquele toque de humor que muitos acompanha mais simplesmente não é tipo de leitura que gosto sabe? Já ouvi dizer que o projeto Rosie é bem legal, vou procurar ler esse mês.

    Ahhhh boa sorte pra quem vai participar do desfio.

    ResponderExcluir
  19. Dentre esses estou doida para quer qual o seu número? Mas no momento não posso participar de algo assim. Deixa para próxima

    ResponderExcluir
  20. Heey Aione !

    Eu não posso esconder o meu amor por chick-lits e pra muitos aposto que esse posts pra sanar dúvidas foi esclarecedor. Quantas dicas legais e indicações maravilhosas. O bolso chega ate doer pensando no aumento gradativo da wish list só em ver essas belezinhas todas juntas.
    Não estou participando do desafio, mas em 2014 pretendo sim aumentar o número de livros do gênero lidos *---*

    Beijos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Ótimas dicas Mi!
    Me ajudou! Não imaginava que PLL era chick lit! Mas ainda tem livros faltando para mim para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Nossa você deu muitas dicas de chick-lits hein, nem sei quais eu quero, alguns eu já li, outros estão na minha lista tem um tempinho, não gosto de fazer desafios, pois gosto de ler conforme minha vontade independentemente do gênero.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Aione do céu, nossa, você agora me deu uma tremenda de uma luz! Valeuuuu! Já comecei o desafio e já li meu 1º livro da lista \o/ Mal posso esperar para dar continuidade. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  24. Tantos livros que eu quero ler *o* É uma pena que eu não tenha muitos livros e nem muito dinheiro. Mas se der com certeza participarei do desafio!

    ResponderExcluir
  25. Só li a série fazendo meu filme até o volume 4 , e estou amando *-* Já li Pretty little liars também,(ou Maldosas , como eles traduziram o nome aqui para o Brasil) e sou viciada na série de tv *-*
    Ando gostando muito de livros desse gênero , são tão fofos e leves *-*
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  26. Achei muito esclarecedor o post, não tinha duvidas, mas gostei de saber mais!
    Quanto ás indicações, estava mesmo precisando. Ainda não li nada deste gênero e estes livros parecem ser muito bons! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  27. Pra mim, Sophie Kinsella é a rainha dos chick lits haha adoro os livros dela!
    To com Do seu lado e perdida aqui pra ler! vou tentar acompanhar o desafio! haha
    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Pra mim, Sophie Kinsella é a rainha dos chick lits haha adoro os livros dela!
    To com Do seu lado e perdida aqui pra ler! vou tentar acompanhar o desafio! haha
    beijos!

    ResponderExcluir
  29. Aione eu queria tanto participar do desafio! Mas apesar de gostar bastante do gênero quase não tenho chick lits em casa. Como esse ano eu estou fazendo o possível para economizar só estou entrando em desafios que eu tenha mais da metade dos livros ou que já estejam na minha lista de compras deste ano..
    Mesmo assim, é muito bacana você ter feito esse post explicativo.. eu peguei algumas dicas para ler futuramente haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  30. Como já disse no primeiro post, eu gosto muito de chick lit pois aumenta o meu bom humor e astral. Já li O Projeto Rosie é muito bom, estou muito ansioso pra ler a série Delírios de Consumo de Becky Bloom e Fazendo meu Filme.

    Bjs, mi.

    ResponderExcluir
  31. Entendido, senhorita!
    Como eu já devo ter comentado, gosto bastante de chick lit, tanto no que o âmbito nacional quanto no que o internacional considera como esse tipo de literatura. E esses livros que colocou no post me interessaram muito. Vou até pesquisar mais sobre uns.
    Beeeeijos!

    ResponderExcluir
  32. Mi graças a você e do desafio li minha primeira chick lit e adorei, comecei com a série A mediadora da Meg Cabot e estou viciada. Não estou seguindo certinho o desafio mais estou adicionando algumas indicações na lista pra futuramente ler. Me arrependo de não ter começado antes a ler chick lit é tão gostoso e leve.
    Obrigado pelo incentivo.
    beijoss ;)

    ResponderExcluir
  33. Perfeito todos esses Chick-Lits já li a maioria e simplesmente perfeitinho demais!!!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Fazendo meu filme entra nessa classificação?! Essa é nova pra mim, mas adorei esse post tudo bem explicadinho!


    xx

    ResponderExcluir
  35. Adoro esse desafio pois amo chick lits!!
    Não irei participar mas acompanharei todos os posts!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. É mega dificil classificar os livros... eu sou péssima para definir em uma categoria... E para mim, chick-lit tem que ter humor, pode não ser hilário, mas tem que ter humor!!
    Boa sorte para quem vai participar do desafio, eu não posso porque já estou em um das Crônicas de Nárnia e estou enrolando para começar rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  37. Adorei esse papo de chick-lit! Tenho que confessar que ainda tenho dúvidas sobre o que é ou não um chick-lit também kkk
    Tem alguns livros que você citou que eu tenho na minha estante mas até agora não dei uma oportunidade, mas darei em breve.

    ResponderExcluir
  38. Oi Aione!
    Adorei o desafio e as dicas!
    Vou tentar participar :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Amo o gênero, Sophie Kinsela e mMrian keyes são minhas preferidas, mas incluiria no teen a Bruna Vieira, blogueira que escreve muito bem!
    https://livrosdodesafio.wordpress.com/

    ResponderExcluir