[Resenha] Paixão ao Entardecer – Lisa Kleypas

Paixão ao Entardecer - Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança. Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles. Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga. A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio. Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio – mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles. De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é.
Romance Histórico | 272 Páginas | Cortesia Editora Arqueiro| Skoob | Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon| Classificação: 5/5
Ainda não consigo acreditar que a serie Os Hathaways chegou ao fim. Meu coração fica apertado em saber que não poderei mais me divertir e emocionar com essa grande, barulhenta, e amorosa família. Afinal, é doloroso se despedir de uma série tão boa quanto essa. Entretanto, me alegra que Paixão ao Entardecer tenha concluído a saga com chave de ouro. Amores impossíveis, traumas de guerra, personagens ariscos e inusitados, e uma paixão que – ao contrário do esperado – atinge a alma antes mesmo de conquistar o coração. Sem dúvida, eis um dos melhores livros escritos pela Lisa Kleypas.

Ao ler a carta angustiante e solitária do Capitão Phelan, Beatrix percebe o quanto esse homem, sufocado pelos campos de batalha e pela morte que espreita a guerra, precisa de palavras de conforto e esperança. E já que sua amiga, a quem a carta foi endereçada, se recusa a respondê-la, Bea resolve ela mesma escrever para ele, contudo sob o pseudônimo de sua colega. O resultado, como era de se esperar, não poderia ser mais devastador: após um longo período de correspondências Beatrix se apaixonou pelo homem por trás das cartas, enquanto ele alega amar o nome que assina as palavras que o motivam a sobreviver. As cartas são tudo o que eles têm, através delas eles despem suas almas, mas quando o destino os coloca frente a frente tais palavras perdem valor. Phelan ama a imagem de outra mulher, alguém com quem Beatrix nunca se assemelhará. 


Logo de inicio já adorei o livro por tratar de uma narrativa que começa através das cartas. Acho lindo quando os personagens se apaixonam pela essência e não pela beleza. Além disso, me comovi com a perspectiva de Phelan. Sua vida nas trincheiras e suas histórias de guerra são completamente emocionantes, contudo é o pós-guerra – as marcas deixadas que são invisíveis a olho nu – que abocanham o coração do leitor. É impossível não amar um personagem que sofreu e perdeu tanto, ainda mais quando ele revela um lado tão doloroso e sangrento das batalhas políticas.  Outro ponto positivo é a paixão descrita na obra, relacionamento que mostra como o amor verdadeiro é capaz de superar todas as diferenças, sejam elas sociais ou raciais. Tanto é que nesse livro a autora uniu duas pessoas completamente desiguais: Ele, impenetrável, discreto e idolatrado por seus compatriotas. Ela, deslocada socialmente (seja por sua família imprópria e educação incomum, ou por seu amor e cuidado dirigidos aos animais), e irritantemente independente para uma mulher do século XIX. Para a sociedade londrina eles não seriam um provável casal, entretanto, quem foi que disse que o amor leva isso em conta? 
Adorei ver o casal escrevendo cartas sentimentais e sinceras, mas amei ainda mais o embate que ocorre quanto eles se encontram pessoalmente. Eles vivem brigando e raramente concordam com algo. E enquanto isso o Phelan é irritantemente cego e teimoso para enxergar o que sente por Beatrix, questionando em alguns momentos o fato dela e de sua família não serem adequados para ele e seu estilo de vida. –Até parece! Nesses momentos fiquei com raiva do personagem e de sua rigidez com os costumes sociais da época, contudo me apaixonei por ele à medida que foi capaz de enxergar o mundo sob uma nova ótica, sob um ponto de vista que não se deixa influenciar pelas regras implícitas na sociedade britânica. Sendo assim, Phelan não demora para descobrir que é ao lado dos Hathaways que ele encontrará o que mais precisa. De fato, é completamente impossível resistir a eles! 


Superação, paixão, diversão e reflexão... Esse livro é, definitivamente, um banquete de emoções! Confesso que esperava que o final fosse mais minucioso com a explicação de alguns segredos, porém ainda assim amei cada detalhe da obra. E mais, Beatriz virou uma das minhas mocinhas literárias preferidas. Nem preciso salientar o quanto indico essa autora, essa série, e esse livro, certo? Simplesmente leiam e se deixem seduzir pelos Hathaways!
• Sobre a Série •

Paixão ao Entardecer é o quinto e último volume da saga Os Hathaways, série que narra a história de amor de cada um dos membros dessa espirituosa e inusitada família. A série é composta pelos livros: Desejo à meia-noite, Sedução ao Amanhecer, Tentação ao pôr do Sol, Manhã de Núpcias, e Paixão ao Entardecer.
Cada volume apresenta uma narrativa com início, meio, e fim, mas ainda assim é fundamental lê-los em ordem.
Beijos,

Participe Aqui

32 comentários:

  1. Oi Querida Pah ,tudo bem com você?

    Nossa essa historia me levou a delírios rs , o amor é maluco né? E quando ele descobrir que é Beatrix que escreve as cartas? uhuh, estou louca para ler essa parte , Concordo com você ,também adoro essas historias que começa com cartas ,e também quando os personagens não se dão bem ... e aquela historia de vai e vem rs, eu simplesmente sou enlouquecida por essas momentos quando tem no livro . Sinceramente estou encantadíssima com o livro , vou comprar ele sem dúvidas , Mas primeiro tenho que comprar os outros , porque não tenho nenhum :( , eu já gostei do livro desde do começo e quando soube que é o ultimo da serie , quase tive uma queda aqui de alegria kkk, porque todos os últimos livros de series sempre é melhores ( Eu acho ) , é mas emocionantes. e divertidos também ( Opinião ) . Bom Querida eu adorei sua resenha Achei bem legal e criativa , percebi uma coisa também ,temos gostos semelhantes rs , Mas é bom rs.

    - Um Abraço Pah pra você querida <3

    ResponderExcluir
  2. Vou ler sim, sem dúvidas! O que mais me deixou curiosa foi o fato da trama se passar em uma época totalmente diferente, mas ainda sim pela sua resenha pude perceber que a história é mais atual do que possamos imaginar. Gosto muito de narrativa por meio de cartas e essa me parece ser muito legal! A resenha está brilhante! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  3. e eu te digo: ainda bem que a série terminou! haaha
    agora sim posso comprar todos os livros começar a ler sem me preocupar com "quando o próximo livro será lançado?"
    acho que não teve nenhum das suas resenhas desta série que eu tenha lido e não me interessado. eu sempre lia e pensava, meu deus, preciso comprar logo...
    bem como todos os livros parecem ser ótimos ;'(
    este aqui não parece ser diferente
    agora vou ler! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Só li uma série histórica e pelas resenhas que tenho acompanhado sobre essa, fiquei muito curiosa para ler. Um fato que me chamou atenção e que despertou minha vontade de ler a obra, foi o fato das mocinhas serem mais independentes,adoro quando isso acontece.

    ótima resenha !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, já vi várias resenhas desse livro essa semana, todos falam bem da série e da escrita da autora e isso me deixa um tanto curioso, as capas são bem bonitas, e até me lembram as capas dos livros da Kiera por conta dos vestidos kkkkk Adorei a sua resenha.

    Beijos.

    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oieee
    Sobre essa série o que sempre me chamou atenção foram as capas belas, as resenhas vistas dessa série só são elogios, adoraria muito ler, mas a grana da curta rrs.
    Sobre o que você comentou sobre já começando adorar o livro que começa a narrativa através de carta, me fez lembrar do livro da Eloise (Os Bridgerton) q tbm começa assim, já me interessei mais ainda em ler a série, bem vamos ver se sobra uma graninha e der para comprar toda a série, adorei a resenha bjokas <3 .

    ResponderExcluir
  7. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante! afinal, quem não curte um bom romance histórico?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. aos pouquinhos este livro esta me conquistando, tenho lido uma opinião aqui outra acolá que tem me estimulado bastante! afinal, quem não curte um bom romance histórico?
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah,
    Terminar de ler sua resenha me fez querer começar a ler esta série agora mesmo. O enredo desse livro me lembrou de Para Sir Philips Com Amor, a troca de cartas, a imaginação de como seria o correspondente e a realidade de quem realmente eram fisicamente. Estou bem curiosa em conhecer a escrita da Lisa!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah, tudo bem?
    Todo mundo fala dessa série (e muito bem por sinal)! Sempre me interesso por livros que são super bem comentado nos blogs, mas infelizmente minha renda mensal me impossibilita de comprar todos de uma vez! :( kkkk mas com certeza, essa série esta na minha lista de aquisições do ano :)

    ResponderExcluir
  11. Essa resenha me
    deixou mais curiosa
    pra ler o livro.
    Achei tão legal a
    forma Beatrix e
    Christopher se
    conhecem e forma
    como acontece essa
    aproximação.

    Estou curiosa pra saber como vai ser quando ele descobrir quem realmente escrevia as cartas hahaha.

    ResponderExcluir
  12. Essa resenha me
    deixou mais curiosa
    pra ler o livro.
    Achei tão legal a
    forma Beatrix e
    Christopher se
    conhecem e forma
    como acontece essa
    aproximação.

    Estou curiosa pra saber como vai ser quando ele descobrir quem realmente escrevia as cartas hahaha.

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah...
    Curiosidade maxter para ler essa série. Eu nunca li nada de Lisa, e quero tirar a prova de porque todos falam tão bem.
    Adorei tudo que você falou, é muito gostoso terminar uma série que gostamos, com uma sensação boa.
    Desde ano não passa, ainda vou ler a série.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pah!
    Que resenha linda! Também sou apaixonada pela série, mas ainda não li esse último livro. Confesso que estou bem curiosa para conferir que mocinha a Beatrix se tornou ela sempre foi o membro mais inusitado da família. Espero me encantar pelo livro também! :)

    Beijos!

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  15. Só senti certo interesse pela série agora, quando chegou ao fim. haha Depois de ler tantas resenhas positivas sobre não só essa série, mas os romances históricos da Arqueiro em geral, que vou dar uma chance aos livros. :) Adoro romance entre personagens bem diferentes um do outro e amei a forma como ele vai se apaixonar por Beatrix, através de suas palavras.

    ResponderExcluir
  16. Aff, Pah! Ainda não li nada da série.
    Tenho q tomar vergonha na cara.
    Depois se der, dá uma passadinha lá no Novo Romanece. Estamos comemorando o primeiro aniversário com alguns sorteios.
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com,br

    ResponderExcluir
  17. Pah!
    Adoro quando uma série termina a contento e com chave de outro, embora não tenha lido nenhum dos livros da série, mas já está entre minha favoritas.
    Gosto da premissa das cartas porque o amor é pela essência da pessoa e não pela aparência e gostaria de acompanhar Beatrix e o Capitão em seu impasse pessoal ao se encontrarem e descobrirem a troca das pessoas que respondia as cartas... Bom demais!
    “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.”
    Feliz dia da mulher!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Ainda não li nenhum dos livros da série,porém já havia lido resenhas dos outros livros e desse também. Todos parecem ser muito bons! Me interesso muito por romances históricos, especialmente quando a protagonista tem um comportamento diferente do que era esperado para a época. A Beatrice e o Phelan parecem ser personagens muito bons!

    ResponderExcluir
  19. Ooi, tudo bem?
    Eu tenho o livro "Desejo à meia-noite", e até hoje não li kkk sinceramente não sei exatamente o motivo. Fiquei mais apaixonada ainda na saga, pela sua resenha, sei que se eu ler vou morrer de encantos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Pah!
    Quero muito poder acompanhar a saga dos Hathaways.
    Esse livro em particular gostei muito porque a paixão acontece pela essência da pessoa como chamo, já que é através das cartas entre Beatrix e o Capitão.
    Quero é saber como tudo ficará no final.
    Desejo uma semana cheinha de energia positiva!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Será que já havia comentado aqui?

    ResponderExcluir
  21. Oi Pah, tudo bem? É ótima a sensação de terminar uma série/trilogia não é?
    Eu estou em algumas também. Essa eu não conheço, nunca li nada dessa autora, todos os livros foram bons?
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  22. Todo mês meu pai me dá direito a escolher três livros, e você pode ter certeza, os três serão parte dessa série. A história me pareceu muito interessante, parece que você se entregou a leitura com sua alma, o que aconteceu com o Phelan e a Beatrix, eles se entregaram um ao outro com sua alma. Parece uma leitura que te prende do inicio ao fim, não sou muito chegada a histórias que retrata séculos atrás, mas essa acho que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  23. Ja oubi falar muito dessa serie mais nunca tive vontade de ler..
    esse livro parece incrrvel, a sinopse e otima, a resenha ficou muito boa e a cpa e linda, mas nao tenho vontade de lelo..

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah,
    Ainda não li nada dessa autora, já vi muitos comentários falando bem dessa série. Tenho vontade de ler, mas sempre passo algum livro na frente, mas quero ler logo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Minha amiga sempre me indicou essa série mas nunca consegui lê-la e nunca li nada dessa autora também fiquei interessada agora espero que eu pare de enrolar e mergulhe nessa série kkkk

    ResponderExcluir
  26. Oi Pah, tudo bem?
    Já ouvi falar muito da Lisa Kleypas, mas nunca li nada dela, inclusive minha amiga disse que é uma das séries mais bacanas que retrata a questão histórica, a propósito sou apaixonada em romances históricos♥.

    Beijos, =D

    ResponderExcluir
  27. Não vejo a hora de comprar esse livro e finalizar a série! :)

    Adorei todos os outros, não tem como amar livros históricos e não amar essa coleção. Mas estava especialmente ansiosa para o livro que teria a Beatrix como protagonista. Acho que ela sempre foi a minha personagem preferida :)

    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ai você tem toda a série, que tudo.
    Pena que meu dinheiro foi extraviado e nunca chegou até mim.

    ResponderExcluir
  29. Ai que capa linda, pirei aqui *uuuuuuuu*
    Eu adoro livros que narram a história por meio de cartas também, aww
    Eu já ouvi falar sobre a série, mas não tão detalhadamente. As capas são lindas e. mesmo eu não curtindo romance em si, adoro romance de época *contraditório, mas...* haha
    Kissus

    ResponderExcluir
  30. Eu amo as capa, acho uma mais linda que a outra .. Uma amiga minha devoradora de livros está lendo o segundo da trama .. Vejo e fico doida pra ler tbem , mas a correria não está deixando.. Mas já estão na fila tbém rsrsrs Amei a resenha, diga-se de passagem !

    ResponderExcluir
  31. Oi Pah!
    Anem! Não fiquei tão animada quanto aos outros livros, mas, estava doida para ler este desde que vi seu video Leituras de Fevereiro. A história parece ser muito boa, então vou começar a ler a saga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. eu vou dizer uma coisa eu não dava nada pela serie mas um belo dia resolvi dar uma chance... e comecei a ler o primeiro e confesso que me surpreendi amei todos os livros nao tenho um preferido.. mas sempre fui apaixonada por beatrix me indentifico com ela. eu super recomendo a serie e este livro ea resenha ta maravilhosa como sempre. bjs

    ResponderExcluir